Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê - 1 a 3 semanas de gestação

O primeiro dia da gravidez é considerado o primeiro dia da última menstruação porque a maior parte das mulheres não consegue saber com certeza quando foi o seu dia mais fértil, e também não é possível saber em que dia exato ocorreu a fecundação já que o espermatozoide pode sobreviver até 7 dias dentro do corpo da mulher.

A partir do momento da concepção, o corpo da mulher inicia um processo de inúmeras transformações, sendo que a mais importante dos primeiros dias é o engrossamento do revestimento do útero, chamado endométrio, para garantir que o bebê tem um local seguro para se desenvolver.

Momento da concepção
Momento da concepção
Embrião com 3 semanas
Embrião com 3 semanas

Desenvolvimento fetal nas primeiras 3 semanas

Após a concepção, o embrião em desenvolvimento envia uma mensagem à hipófise da sua existência, através do hormônio Beta HCG, reprimindo a próxima menstruação e mantendo os níveis de progesterona elevados durante toda a gestação.

Uma vez que ainda não existe placenta, o embrião comporta-se de forma independente da mãe, no entanto, ele já é dependente do corpo da mãe para receber o abrigo necessário para o seu desenvolvimento. A placenta normalmente desenvolve-se por volta das 12 semanas de gestação, quando as necessidades do bebê se tornam mais exigentes, necessitando de maior quantidade de sangue, oxigênio e nutrientes.

Saiba mais sobre como acontece a concepção e o que acontece no corpo da mulher.

Qual o tamanho do bebê 

O embrião ainda é muito pequeno, pesando apenas 1g, sendo menor que a cabeça de um alfinete.

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Primeiros sinais de gravidez

Nas 3 primeiras semanas de gestação o corpo da mulher começa a se adaptar para gerar um bebê. Após a entrada do espermatozoide no óvulo, momento chamado de concepção, as células do pai e da mãe juntam-se formando um novo emaranhado de células, que dentro de cerca de 280 dias, irá se transformar num bebê.

Nestas semanas, o corpo da mulher já está produzindo vários tipos de hormônios importantes para a gravidez, principalmente beta HCG, um hormônio que impede uma próxima ovulação e a expulsão do embrião, parando o ciclo menstrual da mulher durante a gestação. 

Nestas primeiras semanas raramente a mulher perceber os sintomas de gravidez, mas as mais atentas podem sentir-se mais inchada e sensível, ficando mais emotiva. Outros sintomas são: Corrimento vaginal cor-de-rosa, Cólica, Seios sensíveis, Cansaço,Tonturas, Sono e dor de cabeça e Pele oleosa. Confira os 10 primeiros sintomas de gravidez e quando fazer o teste de gravidez

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Mais sobre este assunto:
Carregando
...