Beta HCG qualitativo: para que serve, como é feito (e resultados)

Atualizado em setembro 2023

O beta hCG qualitativo é um exame que detecta a presença de gonadotrofina coriônica humana (hCG) no sangue. Esse hormônio só é produzido pelo corpo da mulher durante a gravidez, por isso, quando o resultado do beta hCG qualitativo é positivo, significa que existe uma possibilidade quase certa (99%) de a mulher estar grávida.

Normalmente, o beta hCG qualitativo é usado pelo ginecologista para confirmar o resultado positivo do teste de farmácia, permitindo comprovar o diagnóstico de gravidez. Veja mais sobre o teste de gravidez de farmácia, quando fazer e resultados.

Além do beta hCG qualitativo, existe ainda o exame de beta hCG quantitativo, que mede a quantidade do hormônio no sangue e que é usado para identificar a idade gestacional da mulher e perceber se é uma gravidez de gêmeos, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O exame beta hCG qualitativo serve para confirmar ou descartar a possibilidade de gravidez, já que tem uma taxa de precisão de 99%.

Este exame normalmente é recomendado pelo ginecologista para confirmar o resultado do teste de gravidez de farmácia.

Como é feito o exame

O exame beta hCG qualitativo é muito simples de fazer, sendo necessário apenas retirar uma amostra de sangue, que depois será analisada em laboratório. Não é necessário qualquer tipo de jejum ou preparo para realizar o exame.

Resultados do beta hCG qualitativo

Existem 2 resultados possíveis para o teste de beta hCG qualitativo:

  • Positivo: significa que foi identificado o hormônio no sangue e a mulher está gravida;
  • Negativo: significa que não foi identificado o hormônio no sangue e a mulher não está grávida.

Embora o resultado positivo seja quase sempre indicação de que a mulher está grávida, também existem alguns casos raros em que a mulher não está realmente grávida. Isso acontece principalmente devido a gravidez ectópica, aborto espontâneo ou algum tipo de câncer no sistema reprodutor. Dessa forma, caso a mulher tenha um resultado positivo, mas não suspeite de gravidez, é muito importante consultar o ginecologista.

Já no caso de resultado negativo, é muito raro que seja um falso negativo. No entanto, se a mulher apresentar sintomas clássicos de gravidez ou se tiver tido comportamentos de risco, é recomendado repetir o exame após 1 semana.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Diferença entre beta hCG qualitativo e quantitativo

Embora tenham nomes semelhantes, os exames de beta hCG qualitativo e quantitativo são diferentes e apresentam resultados diferentes. No caso do beta hCG qualitativo, o resultado será positivo ou negativo, já que apenas indica se existe a presença ou não do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) no sangue.

Já no caso do beta hCG quantitativo, além da presença do hormônio, o exame também mede a quantidade. Nesse caso, o resultado é oferecido em forma de número, que representa a quantidade do hormônio no sangue. A partir dessa quantidade, o ginecologista consegue identificar a fase da gravidez em que a mulher está e até perceber se a gravidez pode ser de gêmeos. Entenda melhor o que é o beta hCG quantitativo, quando fazer e como entender o resultado.

O que fazer em caso de resultado positivo

No caso de resultado positivo no exame de beta hCG qualitativo é importante marcar consulta com um obstetra, para iniciar o pré-natal. O pré-natal é o acompanhamento de saúde indicado para todas as gestantes e que tem como objetivo avaliar a saúde da mulher e do bebê durante todas as fases da gravidez, através da realização regular de consultas e exames. Saiba mais sobre o pré-natal, quando deve ser começado e que exames são feitos.