Dermaplaning: o que é, para que serve e benefícios

Atualizado em junho 2023

O dermaplaning é um tratamento de pele em que o médico utiliza uma lâmina semelhante ao bisturi para raspar as camadas superiores da pele, removendo a células mortas e os pelos do rosto e pescoço, indicado para o rejuvenescimento facial.

Esse tipo de tratamento tem muitos benefícios uma vez que promove a proliferação celular, reduz linhas e rugas de expressão e diminui a cicatriz de acne, deixando a pele mais firme, macia e saudável.

O dermaplaning um procedimento simples, feito pelo dermatologista ou cirurgião plástico, no consultório, sendo necessário alguns cuidados após sua realização, como evitar a exposição ao sol, usar protetor solar diariamente e aplicar hidratantes indicados pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O dermaplaning é indicado para o rejuvenescimento facial, uma vez que remove as camadas superficiais da pele, deixando o rosto com aspecto mais jovem, saudável, macio e brilhante. No entanto, esse tratamento não interrompe o processo de envelhecimento natural da pele.

Além disso, o dermaplaning pode ser feito para remover os pelos vellus ou cabelo velino, que é uma camada de pelos finos e claros na pele, chamado popularmente como "penugem de pêssego".

Se deseja fazer o dermaplaning, agende uma consulta com um dermatologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Benefícios do dermaplaning

 Os principais benefícios do dermaplaning são:

  • Minimizar cicatrizes de acne;
  • Desobstruir os poros;
  • Melhorar a textura da pele;
  • Minimizar rugas finas e linhas de expressão;
  • Promover a proliferação de células da pele;
  • Restaurar o brilho, a luminosidade e a maciez da pele;
  • Reduzir manchas na pele e os danos na pele causados pelo sol;
  • Evitar a obstrução de glândulas sebáceas, no caso de ceratose actínica;
  • Remover os pelos do rosto que podem reter impurezas e oleosidade.

Além disso, o dermaplaning também ajuda a aumentar a penetração de produtos dermatológicos e cosméticos na pele, melhorando sua hidratação.

Como se preparar

Para se preparar para o dermaplaning é recomendado não tomar sol ou expor a pele ao sol por pelo menos 1 semana antes do procedimento, e evitar fazer depilação e fumar, pois podem interferir no resultado. No dia do procedimento não se deve usar maquiagem.

Além disso, é importante informar ao médico se apresenta algum problema de saúde e todos os remédios que se utiliza com frequência, pois pode ser recomendado interromper o uso de produtos na pele, como retinóis, ácido glicólico ou ácido salicílico, alguns dias antes do procedimento

É importante também esclarecer com o médico todas as dúvidas sobre o dermaplaning, a recuperação, as expectativas e os resultados esperados.

Como é feito

O dermaplaning é feito pelo dermatologista ou cirurgião plástico no consultório utilizando uma lâmina estéril semelhante a um bisturi, chamado dermátomo, e não causa dor e por isso não é necessária a utilização de anestésicos. 

Para fazer o dermaplaning, o médico deve seguir alguns passos, como:

  1. Limpar profundamente a pele, com ácido glicólico, para remover impurezas ou oleosidade;
  2. Aplicar ácido salicílico na pele, para promover uma esfoliação;
  3. Passar um óleo ou creme na pele, para que o dermátomo deslize mais facilmente;
  4. Passar a lâmina estéril na pele, em um ângulo de 45 graus, em movimentos de baixo para cima;
  5. Aplicar uma máscara hidratante na pele, como Aloe vera, para acalmar a pele, no final do procedimento;
  6. Aplicar protetor solar com FPS 50.

O dermaplaning geralmente dura entre 30 a 60 minutos, e se for necessário repetir o procedimento, o intervalo entre as sessões deve ser de pelo menos 21 dias, pois é o tempo necessário para a renovação celular.

O dermaplaning pode se feito em casa?

O dermaplaning pode ser feito em casa utilizando kits com lâminas para o procedimento.

No entanto, não é recomendado fazer esse tipo de tratamento em casa pois pode aumentar o risco de complicações, além de não ter resultados tão satisfatórios como quando feito pelo médico.

Desta forma, é recomendado que o tratamento com o dermaplaning seja feito por um dermatologista ou cirurgião plástico experientes nesse tipo de procedimento.

Como fica o rosto depois do dermaplaning?

Depois do dermaplaning, o rosto pode ficar um pouco vermelho e inchado por cerca de uma semana, uma vez que foi removida a camada superficial da pele, chamada estrato córneo, que é uma barreira de proteção natural. 

Essa remoção do estrato córneo, estimula as células da pele a produzir colágeno, o que ajuda a deixar a pele mais firme e suave e com aspecto mais rejuvenescido.

Os resultados do dermaplaning podem surgir após uma semana após o procedimento, o que varia de acordo com as características da pele, sendo importante seguir as recomendações do médico após o tratamento para evitar complicações.

Cuidados após o dermaplaning

Após o dermaplaning, alguns cuidados são importantes, como:

  • Evitar a exposição ao sol por 3 a 7 dias;
  • Manter a pele hidratada, usando o hidratante ou sérum indicado pelo médico;
  • Aplicar protetor solar FPS 50 diariamente, inclusive em dias nublados;
  • Não esfoliar, esfregar ou puxar a pele por 1 semana;
  • Lavar a pele com sabonete suave ou gel de limpeza calmante;
  • Evitar exercícios físicos por pelo menos 2 dias;
  • Evitar utilizar piscinas por pelo menos 1 semana.

Além disso, é recomendado não usar produtos no rosto contendo ácido salicílico ou glicólico, por pelo menos 1 semana, e beber bastante água para manter o corpo e a pele hidratados.

Possíveis riscos do dermaplaning

O dermaplaning é considerado seguro apresentando poucos riscos quando feito por um dermatologista ou cirurgião plástico experientes nesse tipo de tratamento.

No entanto, podem ocorrer algumas complicações, como pequenos cortes na pele pela lâmina, cicatrizes ou queloides, descoloração da pele ou infecções.

Quem não deve fazer

O dermaplaning não deve ser feito na pele que tenha:

  • Acne ativa;
  • Psoríase;
  • Eczema;
  • Queimaduras;
  • Dermatite de contato;
  • Herpes labial ativa.

No caso de histórico de herpes labial, mesmo que não esteja na fase ativa, deve-se informar ao médico antes de programar o dermaplaning, pois pode ser necessário o uso de antivirais para evitar a reativação da herpes.

Vídeos relacionados