7 sintomas de crise de ansiedade (e o que fazer)

Os principais sintomas de crise de ansiedade incluem palpitações ou dor no peito, dificuldade para respirar, sensação de desmaio, náuseas, tremores, além da sensação de pânico e medo de perder o controle.

A crise de ansiedade acontece quando o acúmulo de estresse e medo se tornam intensos. Geralmente ocorre devido a situações estressantes, traumáticas ou fobias.

Leia também: Crise de ansiedade: sintomas, causas e o que fazer tuasaude.com/crise-de-ansiedade

Para ajudar a controlar os sintomas de crise de ansiedade é indicado respirar profundamente e relaxar o corpo. Além disso, é recomendado consultar um psiquiatra que pode orientar terapia e exercícios e, em alguns casos, uso de medicação.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de crise de ansiedade

A crise de ansiedade costuma ser acompanhada por sintomas intensos, como: 

1. Palpitações ou dor no peito

Sentir palpitações ou dor no peito é algo comum durante uma crise de ansiedade, e esses sintomas podem ser tão intensos que muitas vezes se parecem com um infarto.

Isso acontece porque o corpo entra em estado de alerta, como se estivesse diante de uma ameaça real, fazendo o coração acelerar como resposta ao estresse.

Leia também: Infarto ou ansiedade: principais diferenças (e o que fazer) tuasaude.com/infarto-ou-ansiedade

2. Dificuldade para respirar

A dificuldade para respirar é um dos sintomas durante uma crise de ansiedade, podendo causar uma sensação de falta de ar, sufocamento ou uma respiração rápida e superficial, conhecida como hiperventilação.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

3. Sensação de desmaio

Durante uma crise de ansiedade a pessoa pode sentir tontura, vertigem ou uma sensação de desfalecimento, como se estivesse prestes a perder a consciência.

Esse sintoma pode ser facilmente interpretado como sinais de um desmaio real, um ataque cardíaco ou outra condição grave, o que aumenta o medo, e acaba intensificando o sintoma, criando um ciclo difícil de interromper.

Leia também: 23 sintomas de ansiedade: físicos e psicológicos (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-ansiedade

4. Náuseas e/ou desconforto no estômago

Náuseas e/ou desconforto no estômago são sintomas que fazem parte de uma crise de ansiedade, já que o organismo entra em modo de alerta e, nesse processo, diminui funções como a digestão, o que pode causar enjoos ou náuseas.

5. Tremores

Durante a crise de ansiedade, é comum que a pessoa apresente tremores no corpo. Nessa situação, o organismo se prepara para fugir ou lutar, o que faz os músculos ficarem mais ativos, provocando tremores. 

6. Sensação de pânico

A sensação de pânico é um dos sintomas mais marcantes de uma crise de ansiedade. Trata-se de um medo muito forte que aparece de forma repentina, e costuma atingir o pico em 10 minutos e, em geral, não dura mais de meia hora.

Além disso, a sensação de pânico pode atrapalhar o dia a dia da pessoa, como trabalho, estudos e relacionamentos, pela sensação de incapacidade de reação.

Leia também: Síndrome do pânico: o que é, sintomas, causas e tratamento (com teste online) tuasaude.com/sindrome-do-panico

7. Medo de perder o controle

O medo de perder o controle é um sintoma que surge na crise de ansiedade, especialmente durante a sensação de pânico. Nesse momento, a pessoa pode ter a sensação de que algo muito grave vai acontecer, levando ao descontrole emocional.

Além do medo de perder o controle, há também sintomas físicos intensos, o que torna a crise de ansiedade ainda mais desconfortável e difícil de lidar.

Teste online de sintomas

Para entender se pode estar enfrentando uma crise de ansiedade, marque abaixo os sintomas que tem percebido:

  1. 1. Sentiu-se nervoso, ansioso ou no limite?
  2. 2. Sentiu que ficava cansado facilmente?
  3. 3. Teve dificuldade em adormecer ou permanecer a dormir?
  4. 4. Teve dificuldade em parar de se sentir preocupado?
  5. 5. Teve dificuldade em relaxar?
  6. 6. Sentiu-se tão preocupado que foi difícil ficar parado?
  7. 7. Sentiu-se facilmente irritável ou chateado?
  8. 8. Sentiu medo como se algo muito mau fosse acontecer?

Este teste é apenas uma ferramenta de orientação inicial e não deve ser considerado um diagnóstico. Portanto, não substitui a consulta com o psiquiatra ou clínico geral.

Sintomas de crise de ansiedade e pânico

A crise de ansiedade costuma envolver sintomas físicos e emocionais como tensão, medo, pensamentos acelerados e dores no estômago ou náuseas.

O ataque de pânico, por outro lado, é uma explosão súbita de medo intenso. Portanto, durante uma crise de ansiedade prolongada, o nível de tensão e medo pode aumentar tanto que acaba desencadeando um ataque de pânico.

Sintomas de crise de ansiedade e depressão

A crise de ansiedade e a depressão são diferentes, mas podem aparecer juntas. Durante uma crise de ansiedade a pessoa costuma sentir um medo intenso, muitas vezes sem motivo aparente.

Já os sintomas da depressão incluem tristeza prolongada, sensação de vazio e cansaço excessivo. Conheça outros sintomas da depressão.

No entanto, estar ansioso o tempo todo pode levar à depressão, e a depressão também pode provocar crises de ansiedade. 

O que fazer na crise de ansiedade

Para controlar os sintomas de crise de ansiedade é recomendado:

  • Respirar profundamente, inspirando pelo nariz contando até 4 e expirando pela boca contando até 6;
  • Relaxar o corpo, soltando partes do corpo aos poucos, começando pelos pés e subindo até o rosto;
  • Utilizar frases de enfrentamento, como estou no controle, mesmo que pareça difícil no momento;
  • Liberar as emoções, através de uma conversa com alguém de confiança, ouvindo uma música relaxante ou caminhando, se possível;
  • Utilizar medicação SOS, como sedativos, no caso de estar em tratamento orientado pelo médico.

Além disso, é recomendado consultar um psiquiatra para identificar a causa da crise de ansiedade e orientar o melhor tratamento, como terapia, exercícios e técnicas de respiração.

Em caso de crise de ansiedade pela primeira vez, ou na falta de certeza do que está sentindo, é importante procurar o pronto-socorro para descartar outros problemas, como um ataque cardíaco.

Vídeos relacionados

Como os ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO podem melhorar sua saúde e bem-estar!

16:18 | 2.397 visualizações

Ansiedade ou infarto: como diferenciar os sintomas

04:34 | 192.992 visualizações

Sobre Viver: Saúde Mental Feminina em uma conversa honesta #SetembroAmarelo

45:26 | 7.520 visualizações