Corrimento branco antes da menstruação: causas (e o que fazer)

novembro 2022

Ter corrimento branco antes da menstruação é normal e relativamente comum, não sendo sinal de algum problema de saúde.

Na maior parte dos casos, o corrimento antes da menstruação acontece devido às alterações hormonais típicas do ciclo menstrual. Esse corrimento tem como função garantir a lubrificação íntima, além de indicar quando a mulher se encontra no seu fértil mais fértil.

Porém, quando o corrimento branco antes da menstruação está acompanhado por outros sinais, como mau cheiro, desconforto, coceira ou sensação de queimação, pode indicar a presença de algum tipo de infecção, que precisa de tratamento. Dessa forma, qualquer alteração no corrimento antes da menstruação deve ser avaliada por um ginecologista.

Causas de corrimento branco antes da menstruação

As principais causas do corrimento branco antes da menstruação são:

1. Ciclo menstrual normal

O corrimento branco é normalmente parte do ciclo menstrual normal da mulher e acontece devido às alterações hormonais, principalmente devido ao aumento da produção de progesterona pelo corpo lúteo, e é constituído principalmente por leucócitos. À medida que a quantidade de progesterona aumenta no sangue, há liberação do corrimento branco antes da menstruação.

O que fazer: Como é algo normal e não está associado a nenhum sinal ou sintoma, não é necessário tratamento. No entanto, algumas mulheres que desejam engravidar podem ter mais atenção à textura do corrimento e do muco cervical para saber se está próxima de ovular, o que é conhecido como método da ovulação de Billings. Entenda como funciona e como fazer o método da ovulação de Billings.

2. Vaginose bacteriana

A vaginose bacteriana corresponde à desregulação da microbiota da vagina, havendo a proliferação de bactérias que estão naturalmente presentes na região e levando ao aparecimento de sinais e sintomas. A principal bactéria relacionada com a vaginose é a Gardnerella vaginalis, que além de causar o corrimento branco antes da menstruação, também pode causar coceira e ardência da região genital, além do corrimento ter mau cheiro. Saiba reconhecer os sintomas de vaginose.

O que fazer: O tratamento para vaginose bacteriana é normalmente feito com o uso de antibiótico, como o Metronidazol, que deve ser usado conforme a indicação do ginecologista. É importante que a vaginose bacteriana seja identificada e tratada de acordo com as orientações médicas para evitar que a bactéria permaneça se proliferando e resulte em complicações, como a doença inflamatória pélvica.

3. Candidíase

A candidíase é uma infecção causada por fungos naturalmente presentes na região genital da mulher, estando principalmente relacionada com o desenvolvido de fungos do gênero Candida, principalmente da espécie Candida albicans. Nesse caso, além do corrimento branco, é comum a mulher apresentar outros sintomas, como coceira, ardor e vermelhidão da região íntima. Veja como identificar os sintomas de Candida.

O que fazer: Para eliminar o excesso de fungos e aliviar os sintomas, pode ser recomendado pelo ginecologista o uso de remédios antifúngicos, como o Fluconazol e o Miconazol, que podem ser em forma de comprimido, pomadas ou cremes vaginais, e que devem ser usados de acordo com a recomendação médica.

4. Colpite

O corrimento branco antes da menstruação também pode ser sinal de colpite, que é uma inflamação da vagina e do colo do útero causada por bactérias, fungos e protozoários. Além do corrimento, a mulher também pode sentir odor desagradável e que piora após a relação sexual, inchaço da região genital e pequenos pontos brancos ou vermelhos na mucosa vaginal e no colo do útero que são identificadas a partir da avaliação do ginecologista.

O que fazer: É importante ir ao ginecologista para que seja feita a avaliação, diagnóstico e tratamento, que nesses casos é feito com uso de antimicrobianos em forma de creme, pomadas ou comprimidos.

5. Gravidez

Em alguns casos, o corrimento branco antes da menstruação pode ser também indicativo de gravidez, sendo nesses casos mais espesso que o corrimento branco que ocorre normalmente.

O que fazer: É importante ter atenção ao surgimento de outros sinais e sintomas de gravidez, como tonturas, dor de cabeça, atraso na menstruação e cólicas, por exemplo. Nesses casos, é recomendado fazer o teste de gravidez e consultar o ginecologista para que seja comprovada a gravidez. Saiba reconhecer os primeiros sintomas de gravidez.

Veja mais sobre o corrimento branco e o que pode ser as outras cores de corrimento no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em novembro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em setembro de 2020.
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • CORRIMENTO: o que significa cada cor?

    06:44 | 1641859 visualizações
  • Como CURAR NATURALMENTE a candidíase

    06:24 | 1962531 visualizações