Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o corrimento branco antes da menstruação e o que fazer

Antes da menstruação, a mulher pode notar a presença de um corrimento branco, grosso e sem odor, o que é considerado normal e acontece devido às alterações hormonais típicas do ciclo menstrual. Esse corrimento tem como função garantir a lubrificação da mulher, além de fornecer informações sobre o período do ciclo em que a mulher se encontra, sendo interessante a sua observação principalmente para quem deseja engravidar.

No entanto, quando o corrimento branco antes da menstruação está acompanhado por outros sinais e sintomas, como mau cheiro, desconforto, coceira ou sensação de queimação, é importante consultar o ginecologista para que sejam feitos exames e possa ser identificada a causa da alteração, já que pode ser indicativo de infecção por fungo ou bactéria e que necessita de tratamento específico.

O que é o corrimento branco antes da menstruação e o que fazer

1. Ciclo menstrual

O corrimento branco é normalmente parte do ciclo menstrual normal da mulher e acontece devido às alterações hormonais, principalmente devido ao aumento da produção de progesterona pelo corpo lúteo, e é constituído principalmente por leucócitos. À medida que a quantidade de progesterona aumenta no sangue, há liberação do corrimento branco antes da menstruação.

O que fazer: Como é algo normal e não está associado a nenhum sinal ou sintoma, não é necessário tratamento. No entanto, algumas mulheres que desejam engravidar podem ter mais atenção à textura do corrimento e do muco cervical para saber se está próxima de ovular, o que é conhecido como método da ovulação de Billings. Entenda como funciona e como fazer o método da ovulação de Billings.

2. Vaginose bacteriana

A vaginose bacteriana corresponde à desregulação da microbiota da vagina, havendo a proliferação de bactérias que estão naturalmente presentes na região e levando ao aparecimento de sinais e sintomas. A principal bactéria relacionada com a vaginose é a Gardnerella vaginalis, que além de causar o corrimento branco antes da menstruação, também pode causar coceira e ardência da região genital, além do corrimento ter mau cheiro. Saiba reconhecer os sintomas de vaginose.

O que fazer: O tratamento para vaginose bacteriana é normalmente feito com o uso de antibiótico, como o Metronidazol, que deve ser usado conforme a indicação do ginecologista. É importante que a vaginose bacteriana seja identificada e tratada de acordo com as orientações médicas para evitar que a bactéria permaneça se proliferando e resulte em complicações, como a doença inflamatória pélvica.

3. Candidíase

A candidíase é uma infecção causada por fungos naturalmente presentes na região genital da mulher, estando principalmente relacionada com o desenvolvido de fungos do gênero Candida, principalmente da espécie Candida albicans. Nesse caso, além do corrimento branco, é comum a mulher apresentar outros sintomas, como coceira, ardor e vermelhidão da região íntima. Veja como identificar os sintomas de Candida.

O que fazer: Para eliminar o excesso de fungos e aliviar os sintomas, pode ser recomendado pelo ginecologista o uso de remédios antifúngicos, como o Fluconazol e o Miconazol, que podem ser em forma de comprimido, pomadas ou cremes vaginais, e que devem ser usados de acordo com a recomendação médica.

4. Colpite

O corrimento branco antes da menstruação também pode ser sinal de colpite, que é uma inflamação da vagina e do colo do útero causada por bactérias, fungos e protozoários. Além do corrimento, a mulher também pode sentir odor desagradável e que piora após a relação sexual, inchaço da região genital e pequenos pontos brancos ou vermelhos na mucosa vaginal e no colo do útero que são identificadas a partir da avaliação do ginecologista.

O que fazer: É importante ir ao ginecologista para que seja feita a avaliação, diagnóstico e tratamento, que nesses casos é feito com uso de antimicrobianos em forma de creme, pomadas ou comprimidos.

5. Gravidez

Em alguns casos, o corrimento branco antes da menstruação pode ser também indicativo de gravidez, sendo nesses casos mais espesso que o corrimento branco que ocorre normalmente.

O que fazer: É importante ter atenção ao surgimento de outros sinais e sintomas de gravidez, como tonturas, dor de cabeça, atraso na menstruação e cólicas, por exemplo. Nesses casos, é recomendado fazer o teste de gravidez e consultar o ginecologista para que seja comprovada a gravidez. Saiba reconhecer os primeiros sintomas de gravidez.

Veja mais sobre o corrimento branco e o que pode ser as outras cores de corrimento no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem