Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como escolher meu Coletor Menstrual

Os coletores menstruais são uma excelente alternativa aos absorventes e as suas principais vantagens incluem o fato de durar cerca de 10 anos, sendo mais higiênico e confortável, além de também ser mais barato e amigo do ambiente. Algumas marcas de confiança no Brasil são Inciclo, Lady Cup, Fleurity e Me Luna, por exemplo.

Geralmente eles são feitos de silicone medicinal ou TPE, um tipo de borracha usada na produção de materiais cirúrgicos, o que os torna hipoalergênicos e muito maleáveis. O seu formato é semelhante a um pequeno copo de café e para usar, ele deve ser inserido no canal vaginal. Veja o passo de como deve colocar e retirar o copo menstrual em Saiba como Colocar e como Limpar o Coletor Menstrual.

Como escolher meu Coletor Menstrual

Principais vantagens 

As principais vantagens que os coletores menstruais apresentam são:  

  • Não causa assaduras, alergias ou irritações porque é feito de silicone medicinal;
  • Mantém a umidade natural da vagina, e por isso é mais fácil de entrar e sair do que o absorvente interno;
  • Não permite nenhum cheiro porque o sangue não entra em contato com o ar e por isso não oxida, tal como acontece com os absorventes comuns;
  • É confortável e cômodo de usar;
  • Dura de 10 a 12 anos, sendo muito mais econômico à longo prazo;
  • Pode ser usado para estar na piscina, na praia, ou fazer exercícios, sem vazamentos e constrangimentos;
  • Só precisa ser trocado a cada 8 a 12 horas;
  • Não gera lixo que não pode ser reciclado, como é o caso dos outros absorventes. 

Os coletores menstruais foram criados em 1930 mas só eram usados por pessoas com classe econômica elevadas, mas em 2016 eles se tornam mais populares e hoje fazem sucesso entre as mulheres.

3 passos para saber qual tamanho comprar

Existem coletores menstruais de diferentes tamanhos e consistências, que devem ser escolhidos conforme as necessidades de cada mulher. Os copos menstruais devem ser comprados tendo em conta os seguintes fatores: 

1. Altura do colo do útero

  • Para colo do útero baixo: preferir coletor mais curto
  • Para colo do útero alto: preferir coletor mais comprido.

Para saber o seu comprimento, no banho após lavar bem as mãos e a região íntima, deve inserir o dedo no canal vaginal, até tocar numa estrutura arredondada que será o seu colo do útero. Este teste deve ser feito de preferência durante o período menstrual, pois dependendo da mulher a sua posição pode mudar ligeiramente. 

Se o seu colo for baixo, não vai ser preciso inserir muito o dedo na vagina para o conseguir tocar. Por outro lado, se o seu colo for alto, será bem difícil de alcançar, pois ele estará localizado bem no fundo da vagina. 

2. Intensidade do fluxo menstrual

Este parâmetro ajuda a decidir a largura e consequentemente, a capacidade do coletor.

  • Para fluxo menstrual intenso: preferir coletor mais largo e maior;
  • Para fluxo menstrual médio: preferir coletor de tamanho médio
  • Para menstrual fluxo fraco: pode usar coletor menor, mais curto. 

Para avaliar como o seu fluxo é, leve em consideração também de quanto, em quanto tempo precisa trocar o absorvente que usa normalmente. Se trocar a cada 2 ou 3 horas o fluxo é intenso, porém se aguentar mais tempo, tem um fluxo normal. Se não precisar trocar antes de 4 ou 6 horas, é sinal que tem um fluxo fraco.

Como escolher meu Coletor Menstrual

3. Outros fatores

Além dos pontos anteriores, também é importante considerar outros fatores como a força dos músculos pélvicos, se tem bexiga mais sensível, se pratica atividades físicas que fortaleçam os músculos pélvicos como Yoga ou Pilates, por exemplo, se é virgem ou se já teve filhos.

A análise conjunta de todos estes fatores irão ajudar a decidir o diâmetro e maleabilidade do coletor, ajudando a mulher a entender se necessita de coletores mais maleáveis, mais firmes, maiores ou menores.

Onde comprar o coletor menstrual

Eles podem ser comprados em lojas on-line ou farmácias, e podem ser comprados de diferentes marcas como Inciclo, Lady Cup, Me Luna, Holy Cup ou Lunett. O preço dos variam entre 60 e 80 reais. Cada marca apresenta os seus modelos e propriedades diferentes, ficando a sua escolha ao critério da mulher.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...