Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais sintomas da Oniomania (Consumismo Compulsivo) e como é o tratamento

A oniomania, também chamada de consumismo compulsivo, é um transtorno psicológico muito comum que revela carências e dificuldade nos relacionamentos interpessoais. Pessoas que compram muitas coisas, que muitas vezes são desnecessárias, podem sofrer de problemas emocionais mais graves e devem procurar alguma forma de tratamento.

Esse problema afeta mais as mulheres que os homens e tende a aparecer por volta dos 18 anos de idade. Se não for tratado, pode causar problemas financeiros e trazer grandes prejuízos. Geralmente, estas pessoas saem para comprar coisas quando elas sentem-se sozinhas ou decepcionadas com algo. A satisfação boa de comprar algo novo logo desaparece e então é preciso comprar outra coisa, tornando um ciclo vicioso.

O tratamento mais indicado para o consumismo é a psicoterapia, que irá procurar a raiz do problema e, então, a pessoa deixará aos poucos de comprar coisas por impulso.

Principais sintomas da Oniomania (Consumismo Compulsivo) e como é o tratamento

Sintomas de Oniomania

O principal sintoma de oniomania é a compra de forma impulsiva e, na maioria das vezes, de bens supérfluos. Além disso, outros sintomas que podem indicar esse transtorno são:

  • Comprar itens repetidos;
  • Esconder as compras da família e amigos;
  • Mentir em relação às compras;
  • Recorrer a empréstimos bancários ou na família para compras;
  • Descontrole financeiro;
  • Fazer compras com o objetivo de lidar com as angústias, tristezas e preocupações;
  • Sentimento de culpa após compras, mas que não impede de comprar novamente.

Muitas pessoas que são consumistas compulsivas compram na tentativa de terem sensação de prazer e bem-estar e, dessa forma, consideram as compras como um remédio para as tristezas e frustrações. Por conta disso, a oniomania pode passar muitas vezes despercebidas, só sendo notada quando a pessoa possui enormes problemas financeiros.

Como tratar

O tratamento da oniomania é feito por meio de sessões de terapia, em que o psicólogo busca entender e fazer a pessoa entender a razão pela qual consome de forma excessiva. Além disso, o profissional busca estratégias durante as sessões que estimulem a mudança no comportamento da pessoa.

A terapia em grupo também costuma funcionar e ter bons resultados, pois durante a dinâmica as pessoas que compartilham do mesmo transtorno conseguem expor suas inseguranças, ansiedades e sensações que as compras podem trazer, o que pode tornar mais fácil o processo de aceitação do transtorno e resolução da oniomania.

Em algumas situações, pode ser recomendado que a pessoa também consulte um psiquiatra, principalmente se for identificado que além do consumismo compulsivo, há depressão ou ansiedade, por exemplo. Dessa forma, o psiquiatra pode indicar o uso de medicamentos antidepressivos ou estabilizadores do humor.


Bibliografia

  • USP. Compra compulsiva é problema de saúde – e tem tratamento. Link: <www5.usp.br>. Acesso em 04 Jun 2019
  • BRANDTNER, Maríndia. Terapia Cognitivo-Comportamental para Compras Compulsivas: Um Estudo de Caso Sistemático. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Vol 32. 1 ed; 181-188, 2016
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem