Como usar a Biotina para o cabelo crescer mais rápido

Revisão médica: Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
setembro 2022

A biotina é uma vitamina essencial do complexo B, também conhecida com vitamina B7 ou H, que desempenham diversas funções no organismo, ajudando a manter a saúde da pele, cabelo e do sistema nervoso. Para combater a queda de cabelo e fazer com que cresça mais rápido, é recomendado ingerir 30 mcg de biotina por dia, podendo essa dose variar de acordo com as necessidades nutricionais, e deve ser orientada pelo médico ou nutricionista.

A quantidade recomendada de biotina pode ser obtida através da ingestão de alimentos ricos nessa vitamina, como avelãs, amêndoas e amendoim, por exemplo, ou por meio da ingestão de suplemento de biotina, devendo o seu consumo ser orientado por um médico ou nutricionista.

Essa vitamina também ajuda a diminuir a caspa, fortalecer as unhas, melhorar a circulação sanguínea e favorecer a absorção intestinal de outras vitaminas do complexo B. Confira mais sobre as propriedades da biotina

Benefícios para o cabelo

Alguns estudos demonstram que a biotina ajuda no metabolismo de nutrientes e favorece a produção de queratina, uma importante proteína que forma parte do cabelo, pele e unhas. Além disso, acredita-se que ajuda a manter a pele e o couro cabeludo hidratado, promove o crescimento de fios mais fortes e resistentes, repara a sua espessura e previne a queda, além de garantir uma aparência mais bonita e jovem aos cabelos.

No entanto, ainda não é claro como a biotina atua sobre o cabelo e pele, sendo necessária a realização de mais estudos científicos para comprovar como essa vitamina atua no organismo.

Quando a queda de cabelo acontece devido à genética, como ocorre na alopecia androgênica, os efeitos da biotina aparentemente são mais limitados. Além da biotina, é recomendado adotar alguns hábitos que ajudam a fortalecer os fios, como evitar o uso de gorros e chapéus e evitar o cigarro. Confira mais dicas para fazer para o cabelo crescer mais rápido.

Como tomar o suplemento de biotina

A recomendação diária de biotina é de 30 a 100 mcg para adultos e de 12 a 20 mcg para crianças entre 4 e 13 anos, podendo ser obtido por meio da ingestão de alimentos ricos nessa vitamina ou através de um suplemento nutricional.

1. Suplemento

Não existe uma dose recomendada de biotina, por isso é recomendada a sua ingestão conforme as orientações do médico ou do nutricionista, já que a quantidade de biotina pode variar de acordo com a marca do suplemento. Geralmente, esses suplementos contêm uma dose de 30 a 45 mcg de biotina, para ser tomada 1 vez ao dia.

No entanto, a única dose que foi experimentada por via oral em humanos para fortalecer as unhas e cabelos em pessoas com deficiência de biotina foi de 2,5 mg por dia durante 6 meses, podendo chegar até 5 mg, que é uma dose muito superior à dose diária recomendada. Por isso, seu uso deve orientado pelo médico ou nutricionista após avaliação criteriosa, que pode indicar a melhor dose de forma individualizada.

Além do suplemento de biotina, também existem shampoos que contém essa vitamina e apesar de não serem cientificamente comprovados que ajudem  fortalecer o cabelo, acredita-se que seu uso diário poderia fortalecer as fibras e favorecer o seu crescimento.

2. Alimentos com biotina

Consumir diariamente alimentos ricos em biotina como amendoim, avelã, farelo de trigo, noz picada, ovo cozido, pão integral, amêndoa, entre outros, também pode ajudar a combater a queda de cabelo e fazer o cabelo crescer mais rápido.

Assista o vídeo seguinte e veja mais alimentos que ajudam o cabelo a crescer:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em setembro de 2022. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana - Dermatologista, em setembro de 2016.

Bibliografia

  • TRUEB, R. M. Serum Biotin Levels in Women Complaining of Hair Loss. Int J Trichology. 8. 2; 73–77, 2016
  • NIH - NATIONAL INSTITUTE OF HEALTH. Biotin. 2022. Disponível em: <https://ods.od.nih.gov/factsheets/Biotin-HealthProfessional/>. Acesso em 16 set 2022
Mostrar bibliografia completa
  • ABLON Glynis. A Double-blind, Placebo-controlled Study Evaluating the Efficacy of an Oral Supplement in Women with Self-perceived Thinning Hair. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology. 5. 11; 28-34, 2012
  • EXAMINE.COM. Biotin. Disponível em: <https://examine.com/supplements/biotin/>. Acesso em 17 set 2019
  • COZZOLINO Silvia. Biodisponibilidade de nutrientes. 4º. Brasil: Manole Ltda, 2012. 527-533.
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.

Tuasaude no Youtube

  • ALIMENTOS QUE FAZEM O CABELO CRESCER | Tati Comenta #25

    03:14 | 85506 visualizações