Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar a Biotina para o cabelo crescer mais rápido

A biotina é uma vitamina essencial do complexo B, também conhecida com vitamina B7 ou H, que desempenham diversas funções no organismo, ajudando a manter a saúde da pele, cabelo e do sistema nervoso. Para combater a queda de cabelo e fazer com que cresça mais rápido, é recomendado ingerir 5 a 10 mg de biotina por dia.

A quantidade recomendada de biotina pode ser obtida através da ingestão de alimentos ricos nessa vitamina, como avelãs, amêndoas e amendoim, por exemplo, ou por meio da ingestão de suplemento de biotina, devendo o seu consumo ser orientado por um médico ou nutricionista.

Essa vitamina também ajuda a diminuir a caspa, fortalecer as unhas, melhorar a circulação sanguínea e favorecer a absorção intestinal de outras vitaminas do complexo B. Confira mais sobre as propriedades da biotina

Como usar a Biotina para o cabelo crescer mais rápido

Benefícios para o cabelo

Alguns estudos demonstram que a biotina ajuda no metabolismo de nutrientes e favorece a produção de queratina, uma importante proteína que forma parte do cabelo, pele e unhas. Além disso, acredita-se que ajuda a manter a pele e o couro cabeludo hidratado, promove o crescimento de fios mais fortes e resistentes, repara a sua espessura e previne a queda, além de garantir uma aparência mais bonita e jovem aos cabelos.

No entanto, ainda não é claro como a biotina atua sobre o cabelo e pele, sendo necessária a realização de mais estudos científicos para comprovar como essa vitamina atua no organismo.

Quando a queda de cabelo acontece devido à genética, como ocorre na alopecia androgênica, os efeitos da biotina aparentemente são mais limitados. Além da biotina, é recomendado adotar alguns hábitos que ajudam a fortalecer os fios, como evitar o uso de gorros e chapéus e evitar o cigarro. Confira mais dicas para fazer para o cabelo crescer mais rápido.

Como tomar o suplemento de biotina

A recomendação diária de biotina é de 30 a 100 mcg para adultos e de 25 a 30 mcg para crianças entre 4 e 10 anos, podendo ser obtido por meio da ingestão de alimentos ricos nessa vitamina ou através de um suplemento nutricional.

1. Suplemento

Não existe uma dose recomendada de biotina, por isso é recomendada a sua ingestão conforme as orientações do médico ou do nutricionista, já que a quantidade de biotina pode variar de acordo com a marca do suplemento. No entanto, a única dose que foi experimentada por via oral em humanos para fortalecer as unhas e cabelos foi de 2,5 mg por dia durante 6 meses.

Além do suplemento de biotina, também existem shampoos que contém essa vitamina e apesar de não serem cientificamente comprovados que ajudem  fortalecer o cabelo, acredita-se que seu uso diário poderia fortalecer as fibras e favorecer o seu crescimento.

2. Alimentos com biotina

Consumir diariamente alimentos ricos em biotina como amendoim, avelã, farelo de trigo, noz picada, ovo cozido, pão integral, amêndoa, entre outros, também pode ajudar a combater a queda de cabelo e fazer o cabelo crescer mais rápido.

Assista o vídeo seguinte e veja mais alimentos que ajudam o cabelo a crescer:

ALIMENTOS QUE FAZEM O CABELO CRESCER | Tati Comenta #25

35 mil visualizações

Bibliografia >

  • COZZOLINO Silvia. Biodisponibilidade de nutrientes. 4º. Brasil: Manole Ltda, 2012. 527-533.
  • EXAMINE.COM. Biotin. Disponível em: <https://examine.com/supplements/biotin/>. Acesso em 17 Set 2019
  • ABLON Glynis. A Double-blind, Placebo-controlled Study Evaluating the Efficacy of an Oral Supplement in Women with Self-perceived Thinning Hair. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology. 5. 11; 28-34, 2012
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem