Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar as manchas claras nas costas e no tronco

As manchas claras provocadas pela hipomelanose podem ser atenuadas com o uso de pomadas à base de antibióticos, hidratação frequente ou, até com o uso de fototerapia no consultório do dermatologista. No entanto, a hipomelanose não tem cura e, por isso, as formas de tratamento devem ser utilizadas sempre que as manchas aparecem.

A hipomelanose é um problema de pele que causa o surgimento de pequenas manchas brancas, entre 1 a 5 mm, que surgem principalmente no tronco, mas que podem se espalhar até ao pescoço e região superior dos braços e pernas. Estas manchas são mais evidentes durante o verão devido à exposição solar e podem se agrupar, formando grandes áreas de manchas claras, especialmente nas costas.

Fotos de hipomelanose

Manchas de hipomelanose nas costasManchas de hipomelanose nas costas
Manchas de hipomelanose no braçoManchas de hipomelanose no braço

Tratamento para hipomelanose

O tratamento para hipomelanose deve ser sempre orientado por um dermatologista e geralmente é feito com:

  • Cremes com antibióticos, com Peróxido de benzoíla ou Clindamicina: devem ser prescritas por um dermatologista e ajudam a eliminar bactérias que podem estar intensificando o surgimento das manchas, atenuando a descoloração;
  • Cremes hidratantes: além de manterem a pele bem hidratada, são importantes para aliviar a irritação da pele e ajudam a aumentar a absorção dos antibióticos das pomadas;
  • Fototerapia: é um tipo de tratamento feito no consultório do dermatologista e que usa raios ultravioleta concentrados para atenuar a descoloração das manchas.

Além disso, para evitar o surgimento das manchas de hipomelanose ou para acelerar o tratamento, é importante evitar a exposição solar excessiva e utilizar diariamente protetor solar com fator superior a 30, uma vez que os raios solares agravam a descoloração da pele, na maioria dos casos.

O que causa hipomelanose

Embora não exista uma causa específica para a hipomelanose, na maioria dos casos é possível identificar a existência de Propionibacterium acnes, uma bactéria responsável pelo surgimento de acne e que pode ser eliminada com o uso de antibióticos tópicos. No entanto, o problema pode voltar a surgir mesmo após eliminar a bactéria.

Além disso, a exposição à luz solar também influencia o aumento das manchas claras de hipomelanose, sendo, assim, um problema de pele mais comum em famílias de regiões tropicais em que a exposição ao sol é maior e a pele é mais escura.

Se esse não é o seu tipo de mancha, veja como identificar e tratar outros tipos:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...