Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como saber se estou bem de saúde

Para saber se está bem de saúde é importante consultar o médico de forma regular para que se possam ser solicitados e realizados exames que indicam como está a saúde, como por exemplo a medição da pressão arterial, concentração de açúcar no sangue e realização de exame de urina.

Quando os exames encontram-se alterados, pode ser indicativo de problemas de saúde como hipertensão, diabetes, insuficiência cardíaca ou obesidade, por exemplo e, nestes casos, é importante que os resultados seja avaliados pelo médico para que se possa ser feito o diagnóstico correto e iniciado o tratamento adequado.

Desta forma, para saber se está bem de saúde é necessário avaliar os seguintes parâmetros:

1. Peso ideal

Como saber se estou bem de saúde

O IMC ou Índice de Massa Corporal relaciona o peso e altura da pessoa e avalia se está dentro do peso ideal, abaixo do seu peso ideal, com excesso de peso ou obeso, sendo possível também avaliar o risco do desenvolvimento de de algumas doenças. A melhor forma de estar com o IMC adequado para altura e peso é através da prática de atividade física regular e alimentação saudável e equilibrada.

Veja se está dentro do peso ideal, colocando seus dados a seguir:

Erro
help
anos
Erro
help
m
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

2. Frequência Cardíaca

Como saber se estou bem de saúde

A frequência cardíaca indica se o coração está funcionando corretamente e é também um bom indicador do condicionamento físico da pessoa, sendo que uma frequência cardíaca normal varia entre 60 a 100 batimentos por minuto.

A frequência cardíaca está alta quando o coração bate mais de 100 vezes por minuto, podendo ser causada por insuficiência cardíaca ou hipertensão e está baixa quando há menos de 60 batimentos cardíacos por minuto. Saiba como medir a frequência cardíaca corretamente.

3. Açúcar no sangue

Como saber se estou bem de saúde

A avaliação da quantidade de açúcar no sangue, chamada de glicemia, também é um bom indicador do estado de saúde da pessoa, pois quando está elevada pode ser indicativo de diabetes, que é uma doença crônica que pode levar a sérias complicações quando não tratada, como cegueira, pé diabético ou problemas renais, por exemplo.

Os valores de referência da glicemia são:

  • Glicemia normal: inferior a 110 mg/dl em jejum e inferior a 200 mg/dl a qualquer hora do dia;
  • Glicemia baixa ou hipoglicemia: inferior a 70 mg/dl a qualquer hora do dia;
  • Glicemia elevada ou hiperglicemia: entre 110 e 125 mg/dl em jejum;
  • Diabetes: igual ou superior a 126 mg/dl em jejum e igual ou superior a 200 mg/dl a qualquer hora do dia.

Se a glicemia estiver elevada, a pessoa pode ter pré-diabetes ou diabetes e, por isso, deve marcar uma consulta com um endocrinologista o mais rapidamente possível. Veja como medir a glicemia.

4. Pressão arterial

Como saber se estou bem de saúde

A pressão arterial é um bom indicador de problemas de saúde, pois quando a pressão está alta pode indicar hipertensão, mau funcionamento dos rins ou insuficiência cardíaca, e quando está baixa pode indicar desidratação ou hipoglicemia.

O valor normal da pressão arterial é entre 91 x 61 mmHg e 139 x 89 mmHg. Valores acima ou abaixo dos valores normais devem ser avaliados pelo médico:

  • Pressão arterial alta: superior a 140 x 90 mmHg;
  • Pressão arterial baixa: inferior a 90 x 60 mmHg.

Veja como medir a pressão corretamente:

Como medir a pressão arterial

254 mil visualizações

5. Circunferência da cintura e do quadril

Como saber se estou bem de saúde

A relação cintura-quadril permite avaliar a quantidade de gordura abdominal acumulada e o risco de desenvolver doenças como hipertensão, diabetes tipo 2, obesidade e AVC, além de poder informar o risco da pessoa sofrer um infarto.

Avaliando apenas a circunferência da cintura, o ideal para as mulheres é que tenha até 80 cm e nos homens até 94 cm.

Veja se corre o risco de desenvolver essas doenças, colocando seus dados a seguir:

Erro
help
cm
Erro
help
cm
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

6. Exame de urina

Como saber se estou bem de saúde

O exame de urina permite que sejam avaliados aspectos físicos, como cor, cheiro e aspecto do xixi, além de aspectos químicos e microscópicos, como a presença de microrganismos e sangue, por exemplo. Assim, alterações no exame de urina podem indicar problemas nos rins, infecção urinária, desidratação e problemas no fígado, exemplo. Quando a cor e o cheiro da urina estão alterados deve-se consultar o médico imediatamente.

Saiba o que pode alterar a cor da urina.

7. Exame de fezes

Como saber se estou bem de saúde

A cor, o cheiro e a consistência das fezes também são bons indicadores do estado de saúde, pois podem indicar problemas de alimentação ou outras doenças como prisão de ventre, úlcera gástrica ou hepatite, por exemplo.

As fezes normais devem ser acastanhadas, moldadas e com cheiro não muito forte, por isso qualquer alteração nas fezes deve ser tratada de acordo com a sua causa. Saiba o que pode alterar a cor das fezes.

8. Exame de vista

Como saber se estou bem de saúde

A visão é outro parâmetro que deve ser avaliado, pois alguns problemas de vista como miopia, astigmatismo ou hipermetropia podem comprometer a visão e causar sintomas como dor de cabeça frequente, dificuldade em enxergar ou olhos vermelhos, por exemplo.

No exame de vista o oftalmologista normalmente pede para que a pessoa diga todas as letras que consegue enxergar, sendo a vista considerada normal quando a pessoa consegue dizer todas ou quase todas. Entenda como é feito o exame de vista.

9. Exames Ginecológicos

Como saber se estou bem de saúde

Os exames ginecológicos são importantes para ajudar a identificar desde cedo alterações no colo do útero da mulher, que podem levar ao aparecimento do câncer do útero. O exame mais comum é o exame do papanicolau que ajuda não só a detectar o câncer do colo do útero, como também ajuda a identificar inflamações ginecológicas, verrugas, alterações no colo do útero e doenças sexualmente transmissíveis.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem