Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como saber se é apendicite: sintomas e diagnóstico

O principal sintoma da apendicite é a dor abdominal que tem início no centro do abdômen ou umbigo e que migra para o lado direito com o passar das horas, podendo também vir acompanhada de falta de apetite, vômitos e febre por volta de 38ºC. É importante que o médico seja consultado para que os sintomas sejam avaliados e seja indicada a realização de alguns exames para confirmar o diagnóstico.

A confirmação do diagnóstico é feita pelo médico, com a avaliação física pela palpação do abdômen, e realização de exames como hemograma e ultrassom, que conseguem detectar os sinais de inflamação típicos da apendicite.

Como saber se é apendicite: sintomas e diagnóstico

Sinais e sintomas

Se acha que pode estar com uma apendicite, assinale os sintomas para saber quais as suas chances:

  1. 1. Dor ou desconforto abdominal
  2. 2. Dor intensa no lado inferior direito da barriga
  3. 3. Náuseas ou vômitos
  4. 4. Perda de apetite
  5. 5. Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º)
  6. 6. Mal estar geral
  7. 7. Prisão de ventre ou diarreia
  8. 8. Barriga inchada ou excesso de gases
Imagem que indica que o site está carregando

Na presença dos sintomas de apendicite, é importante ir ao pronto-socorro o mais rápido possível para que o diagnóstico seja confirmado e possam ser prevenidas complicações, como por exemplo a perfuração, que faz com que a dor abdominal seja mais intensa e espalhe-se por todo o abdômen, além disso, a febre pode se tornar mais elevada e ser acompanhada de aumento dos batimentos cardíacos. Veja como identificar os sintomas de apendicite.

Como confirmar se é apendicite

O diagnóstico da apendicite é feito pelo médico por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e realização de exame físico, que inclui a palpação do abdômen para detecção de alterações sugestivas da inflamação.

Além disso, o médico indica a realização de alguns exames para descartar outras causas de dor no lado direito do abdômen e confirmar a apendicite, como exames laboratoriais, como hemograma e exame de urina, e exames de imagem, como raio-X de abdômen, tomografia computadorizada e ultrassonografia, que é normalmente realizada em crianças.

Os sintomas de apendicite podem variar de pessoa para pessoa, além de que a dor do lado direito do abdômen poder ter diversas outras causas e, por isso, pode ser difícil confirmar o diagnóstico em alguns casos. De qualquer forma, é importante que a pessoa vá ao pronto-socorro caso tenha sintomas de apendicite. Conheça outras causas de dor abdominal e quando pode ser grave.

Como é o tratamento

O tratamento para a apendicite consiste na realização de cirurgia para remoção do apêndice, chamada de apendicectomia, para evitar o rompimento do órgão. Essa cirurgia pode demorar cerca de 60 minutos e pode ser feita por laparoscopia ou cirurgia convencional. Entenda como é feita a cirurgia para apendicite.

Pode ser indicado também o uso de antibióticos antes e após o procedimento para evitar infecção generalizada, que pode ocorrer no caso de rompimento do apêndice.

Bibliografia >

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Apendicite. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2900-apendicite>. Acesso em 18 Fev 2020
  • MATOS, Breno. et al.. Apendicite aguda. Rev Med Minas Gerais 2011; 21(2 Supl 4): S1-S113.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem