O principal sintoma da apendicite é a dor abdominal que tem início no centro do abdômen ou umbigo e que migra para o lado direito com o passar das horas, podendo também vir acompanhada de falta de apetite, vômitos e febre por volta de 38ºC. É importante que o médico seja consultado para que os sintomas sejam avaliados e seja indicada a realização de alguns exames para confirmar o diagnóstico.
A confirmação do diagnóstico é feita pelo médico, com a avaliação física pela palpação do abdômen, e realização de exames como hemograma e ultrassom, que conseguem detectar os sinais de inflamação típicos da apendicite.

Sinais e sintomas
Se acha que pode estar com uma apendicite, assinale os sintomas para saber quais as suas chances:
Na presença dos sintomas de apendicite, é importante ir ao pronto-socorro o mais rápido possível para que o diagnóstico seja confirmado e possam ser prevenidas complicações, como por exemplo a perfuração, que faz com que a dor abdominal seja mais intensa e espalhe-se por todo o abdômen, além disso, a febre pode se tornar mais elevada e ser acompanhada de aumento dos batimentos cardíacos. Veja como identificar os sintomas de apendicite.
Como confirmar se é apendicite
O diagnóstico da apendicite é feito pelo médico por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e realização de exame físico, que inclui a palpação do abdômen para detecção de alterações sugestivas da inflamação.
Além disso, o médico indica a realização de alguns exames para descartar outras causas de dor no lado direito do abdômen e confirmar a apendicite, como exames laboratoriais, como hemograma e exame de urina, e exames de imagem, como raio-X de abdômen, tomografia computadorizada e ultrassonografia, que é normalmente realizada em crianças.
Os sintomas de apendicite podem variar de pessoa para pessoa, além de que a dor do lado direito do abdômen poder ter diversas outras causas e, por isso, pode ser difícil confirmar o diagnóstico em alguns casos. De qualquer forma, é importante que a pessoa vá ao pronto-socorro caso tenha sintomas de apendicite. Conheça outras causas de dor abdominal e quando pode ser grave.
Como é o tratamento
O tratamento para a apendicite consiste na realização de cirurgia para remoção do apêndice, chamada de apendicectomia, para evitar o rompimento do órgão. Essa cirurgia pode demorar cerca de 60 minutos e pode ser feita por laparoscopia ou cirurgia convencional. Entenda como é feita a cirurgia para apendicite.
Pode ser indicado também o uso de antibióticos antes e após o procedimento para evitar infecção generalizada, que pode ocorrer no caso de rompimento do apêndice.