Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como preparar Chá

Para preparar chás corretamente, aproveitando ao máximo seu sabor e propriedades, é importante:

  • Colocar a água para ferver numa panela de inox e apagar o fogo quando as primeiras bolinhas de ar começarem a subir;
  • Adicionar as folhas, flores ou raízes da planta medicinal nesta água e deixar descansar devidamente tapado por 3 a 5 minutos. Após este tempo de espera é preciso coar para que o chá não fique amargo.

Qualquer chá, idealmente, deve ser ingerido ainda morno, logo após ficar pronto. Isso evita que o ar destrua os componentes ativos, embora, de forma geral, as propriedades do chá permaneçam preservadas até 24h após a preparação.

É muito importante que os recipientes para colocar o chá sejam bem escolhidos, por isso, dê preferência a garrafas em vidro, garrafa térmica ou mesmo o aço inox. O plástico ou alumínio nunca deverão ser utilizados, pois o material da embalagem pode interagir e inativar os componentes ativos presentes no chá. Confira vários chás para problemas comuns de saúde na categoria Remédios caseiros.

Como preparar Chá

Chá para emagrecer

O chá de hibisco com canela é uma ótima opção de chá para emagrecer, pois ajuda a desinchar o corpo aumentando a eliminação de líquidos, acelera o metabolismo, favorece a queima de gordura e auxilia a digestão. 

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de hibisco seco;
  • 1 colher de sopa de cavalinha seca;
  • 1 pau de canela.

Modo de preparo

Para preparar o chá de hibisco com canela basta colocar o hibisco, a cavalinha e a canela em 1L de água fervente. Após 10 minutos, deve-se coar e já está pronto para consumir. Veja outros chás caseiros para emagrecer e perder a barriga.

Chá para gripe e resfriado

Uma opção de chá para gripe e resfriado é o chá de laranja com mel, pois é rico em vitamina C, melhorando o sistema imune. Veja outros chás caseiros com laranja para gripe.

Ingredientes

  • 2 laranjas;
  • 1 limão;
  • 2 colheres de mel;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar as cascas da laranja e do limão para ferver por mais ou menos 15 minutos. Em seguida, espremer as frutas no chá das cascas e deixe ferver por mais 10 minutos. Depois deve-se coar, acrescentar o mel e consumir.

Chá para acalmar

Para acalmar e reduzir a sensação de ansiedade, pode-se consumir o chá de folhas de maracujá.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de maracujá;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Para fazer o chá basta colocar as folhas na xícara com água fervente e fechá-la por cerca de 10 minutos. Depois basta coar e consumir. Saiba mais sobre chá e aromaterapia para acalmar.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...