Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como saber se é Dislexia

Para identificar a dislexia é preciso observar algumas características comuns desta condição, como a criança hesitar para falar certas palavras e certos erros ao identificar as letras e números, e também na leitura e na escrita. 

As crianças disléxicas em idade pré-escolar, até os 6 anos de idade, podem apresentar como características a demora para falar, podem apresentar problemas de articulação das palavras e dificuldades para lembrar os nomes das letras, dos números e das cores. É comum também a dificuldade para combinar os sons e rimar palavras. 

Como saber se é Dislexia

Substituições comuns de palavras e letras na Dislexia

Muitas crianças com dislexia confundem letras e palavras com outras semelhantes, sendo comum ocorrer inversão de letras durante a escrita, como por exemplo escrever 'me' no lugar de 'em' ou 'd' no lugar de 'b'. No quadro a seguir indicamos mais exemplos: 

trocar o 'f' por 't' trocar o 'w' por 'm' trocar o 'som' por 'mos' 
trocar o 'd' por 'b' trocar o 'v' por 'f' trocar o 'me' por 'em'
trocar o 'm' por 'n' trocar o 'sol' por 'los' trocar o 'n' por 'u'

Outro fator que deve ser levado em consideração, é que a dislexia tem uma componente familiar, por isso a suspeita aumenta quando um dos pais ou avós já foi diagnosticado com dislexia anteriormente. 

Como confirmar a dislexia 

A melhor forma de fechar o diagnóstico da dislexia é fazendo testes específicos com o psicólogo, de acordo com a idade da criança, adolescente ou adulto.

Os professores da escola poderão desconfiar que a criança é disléxica pelos erros que ela apresenta na identificação das letras e números e quando começa a ler e a escrever na 1ª série do ensino fundamental. Nesse caso, ela deve conversar com os pais sobre essa possibilidade e sugerir uma conversa com um psicólogo ou psicopedagogo para que sejam realizados os testes.

Até o final da 1ª série, é comum que todas as crianças ainda não saibam ler e escrever e é normal confundirem as letras, por isso, o diagnóstico geralmente é fechado, quando a criança já está na 2ª série, por volta dos 8 anos de idade, porque a partir dessa fase, os erros de leitura e escrita deverão ser muito menores, o que não acontece na criança com dislexia. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Carregando
...