Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais formas de tratamento para dislexia

O tratamento para dislexia é feito com a prática de estratégias de aprendizagem que estimulam a leitura, a escrita e a visão e, para isto, é necessário o apoio de toda uma equipe, que contém pedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo e o médico neurologista.

Apesar de não haver cura para dislexia, é possível alcançar bons resultados com o tratamento correto, já que ele é adaptado para as necessidades de cada pessoa, que poderá progredir gradualmente a capacidade de leitura e escrita. 

A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem caracterizada acompanhada por dificuldades na escrita, na fala e na capacidade de soletrar. Geralmente, é diagnosticada na infância, embora também possa ser diagnosticado em adultos. Saiba quais são os sintomas e como confirmar se é dislexia.

Principais formas de tratamento para dislexia

Opções de tratamento

O tratamento para dislexia envolve um equipe multidisciplinar, que podem atuar nas necessidades da criança ou do adulto afetado. As opções de tratamento incluem: 

1. Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo é um profissional muito importante para o tratamento da dislexia, sendo aquele que estabelece estratégias para facilitar a leitura e diminui a dificuldade em associar os sons da fala à escrita correspondentes. O tratamento é adaptado de modo que exista uma evolução dos conteúdos mais básicos até os mais difíceis e o treinamento deve ser constante, para manter e reforçar o que foi aprendido.

2. Adaptações no aprendizado escolar

Cabe ao professor e à escola o papel muito importante de amenizar o distúrbio de aprendizagem e incluir a criança incluir na sala de aula, trabalhando com formas de ajudar a independência e autonomia, através de estratégias como dar instruções orais e escritas, explicar claramente as atividades que serão realizadas, além de estimular atividades em grupo e fora da sala de aula, por exemplo. 

Desta forma, a criança se sentirá menos excluída e conseguirá encontrar estratégias mais facilmente para as suas dificuldades. 

Principais formas de tratamento para dislexia

3. Psicoterapia

O tratamento psicológico na dislexia é muito importante, pois é comum que o disléxico tenha baixa autoestima e tenha dificuldade nos relacionamentos interpessoais devido a sua dificuldade de aprendizagem.

As sessões de psicoterapia podem ser indicadas 1 vez por semana por tempo indeterminado e podem auxiliar o indivíduo a relacionar-se de forma saudável e satisfatória.

4. Tratamento com remédios

O tratamento medicamentos na dislexia só é indicado quando há outras doenças envolvidas, como transtorno de atenção e hiperatividade, em que pode ser utilizado o Metilfenidato ou quando há alterações comportamentais, podendo-se utilizar antidepressivos ou antipsicóticos, por exemplo, pois não existe nenhum medicamento específico que possa curar a dislexia, nem mesmo uma terapia exclusiva que seja indicada para todos os disléxicos.

Nestes casos, os pacientes com dislexia devem ser acompanhados pelo psiquiatra ou neurologista, que poderão indicar o uso de remédios, caso necessário. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...