Como fazer óleo de coco em casa

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
novembro 2021

O óleo de coco serve para emagrecer, regular o colesterol, diabetes, melhorar o sistema cardíaco e até a imunidade. Para fazer o óleo de coco virgem em casa, que apesar de mais trabalhoso é mais barato e de alta qualidade, basta seguir a receita:

Ingredientes

  • 3 copos de água de coco
  • 2 cocos de casca marrom cortados em pedacinhos

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. A seguir, coe a mistura e coloque a parte líquida numa garrafa, em ambiente escuro, por 48 horas. Após este período deixe a garrafa em ambiente fresco, sem luz ou sol, a uma temperatura média de 25ºC por mais 6 horas.

Depois deste tempo a garrafa deve ser colocada na geladeira, em pé, por mais 3 horas. O óleo de coco irá solidificar e, para retirá-lo, deve cortar a garrafa plástica na linha onde houve a separação da água com o óleo, aproveitando somente o óleo, que deve ser transferido para um outro recipiente com tampa.

O óleo de coco estará pronto para ser utilizado quando ficar líquido, numa temperatura acima de 27ºC. Não precisa ser guardado na geladeira e tem um prazo de validade de 2 anos.

Para que o óleo de coco caseiro  funcione e mantenha suas propriedades medicinais, cada passo descrito acima deve ser rigorosamente seguido.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em novembro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em novembro de 2021.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.