Como fazer óleo de coco em casa

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
novembro 2021

O óleo de coco serve para emagrecer, regular o colesterol, diabetes, melhorar o sistema cardíaco e até a imunidade. Para fazer o óleo de coco virgem em casa, que apesar de mais trabalhoso é mais barato e de alta qualidade, basta seguir a receita:

Ingredientes

  • 3 copos de água de coco
  • 2 cocos de casca marrom cortados em pedacinhos

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. A seguir, coe a mistura e coloque a parte líquida numa garrafa, em ambiente escuro, por 48 horas. Após este período deixe a garrafa em ambiente fresco, sem luz ou sol, a uma temperatura média de 25ºC por mais 6 horas.

Depois deste tempo a garrafa deve ser colocada na geladeira, em pé, por mais 3 horas. O óleo de coco irá solidificar e, para retirá-lo, deve cortar a garrafa plástica na linha onde houve a separação da água com o óleo, aproveitando somente o óleo, que deve ser transferido para um outro recipiente com tampa.

O óleo de coco estará pronto para ser utilizado quando ficar líquido, numa temperatura acima de 27ºC. Não precisa ser guardado na geladeira e tem um prazo de validade de 2 anos.

Para que o óleo de coco caseiro  funcione e mantenha suas propriedades medicinais, cada passo descrito acima deve ser rigorosamente seguido.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em novembro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em novembro de 2021.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.