Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como evitar os cabelos brancos

Atualizado em Julho 2019

Os cabelos brancos, também conhecido por canície, resultam do envelhecimento capilar, que é potencializado por fatores externos, como exposição excessiva ao sol, má alimentação, uso de cigarro, ingestão de álcool em excesso e exposição à poluição do ar, que são fatores que podem ser evitados. No entanto, os fatores internos associados ao avançar da idade, também contribuem para a alteração da cor dos fios, mas são fatores considerados naturais, que não podem ser evitados.

Geralmente, os cabelos brancos começam a surgir por volta dos 30 anos de idade, altura em que começa a ocorrer a despigmentação dos fios, que vão ficando brancos, devido à perda progressiva da atividade do melanócitos, que são células produtoras de melanina, um pigmento que dá a cor natural ao cabelo. No entanto, doenças autoimunes como o hipertireoidismo, hipotireoidismo e anemia perniciosa, bem como fatores hereditários, podem levar ao aparecimento de cabelos brancos em idades mais precoces. 

Ainda não existem estudos que comprovem que os cabelos brancos podem ser totalmente evitados, no entanto, acredita-se que algumas dicas podem ajudar.

Como evitar os cabelos brancos

Formas de retardar os fios brancos

Algumas dicas que podem ajudar a retardar o surgimento de cabelos brancos, incluem:

  • Relaxar e evitar ambientes ou situações muito estressantes, porque o estresse crônico contribui para o envelhecimento precoce do cabelo;
  • Proteger o cabelo do sol, porque os raios UV aumentam o estresse oxidativo;
  • Evitar o uso de cigarro, pois fumar acelera o processo de envelhecimento;
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina B12, como salmão, frango, peru, leite, queijo, ovos, ostra e fígado porque melhoram a irrigação do bulbo capilar. Veja mais alimentos ricos em vitamina B12.

Estas medidas podem ajudar a retardar o aparecimento de cabelos brancos, porque reduzem o estresse oxidativo, que é um dos responsáveis pelo surgimento de cabelos brancos, uma vez que a formação dos radicais livres interage com a tirosina, que é necessária para produzir melanina, desestabilizando-a, o que leva à diminuição de sua atividade.

Estas estratégias apenas retardam o aparecimento de cabelos brancos, não evitam que eles apareçam, pois o aparecimento dos cabelos brancos acontece naturalmente com o avanço da idade e ainda não existe nenhuma solução que resolva totalmente o problema.

Estratégias para cobrir os cabelos brancos

Pintar o cabelo ou fazer madeixas são formas de cobrir os cabelos brancos, mas também não são consideradas medidas definitivas. A tintura de Henna Surya também é uma boa opção, pois este produto natural altera a cor do cabelo sem mudar a estrutura dos fios.

Saiba quais as tintas naturais que podem ser usadas para pintar o cabelo em casa.


Bibliografia

  • CARMO, Everton Crivoi . Desenvolvimento e mecanismo de ação da canície e queda capilar. Revista de Iniciação Científica, Saúde e Bem-estar. 6. 5; 2017
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem