Uma ótima forma natural de desentupir o nariz consiste em fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico a 0,9%. Para isso, pode-se utilizar um aparelho específico para isso, que pode ser comprado na farmácia, ou utilizar seringa sem agulha.
Esta técnica consiste em injetar soro no interior da narina e, depois, por força da gravidade, deixar que o soro saia pela outra narina, promovendo uma limpeza do catarro e aliviando a dor e o desconforto.
A técnica de lavagem nasal é excelente para eliminar as secreções das vias aéreas superiores no caso de uma gripe, mas também é uma boa forma de manter o nariz devidamente limpo, sendo útil para quem sofre de alergias respiratórias, rinite ou sinusite, por exemplo.
Para que serve
A lavagem nasal é indicada para:
- Sinusite ou rinossinusite;
- Rinite alérgica;
- Gripes ou resfriados;
- COVID-19.
A lavagem nasal ajuda a aliviar a sensação de nariz entupido ou obstruído, pois facilita a eliminação do excesso de catarro.
Além disso, a lavagem nasal remove substâncias inflamatórias, alergênicas ou bactérias ou vírus da mucosa nasal ou seios nasais.
Passo a passo da lavagem nasal com soro
Para lavar o nariz com soro deve-se seguir o passo a passo:
- Encher a seringa sem agulha com cerca de 5 a 10 mL de soro fisiológico 0,9% ou com uma solução salina caseira;
- Durante o procedimento deve-se abrir a boca e respirar também pela boca;
- Inclinar o corpo para frente e a cabeça ligeiramente para o lado;
- Posicionar a seringa na entrada de uma narina e pressionar até que o soro saia pela outra narina. Se for preciso deve-se ajustar o posicionamento da cabeça até que o soro entre por uma e saia pela outra narina.
É recomendado fazer essa limpeza de 3 a 4 vezes em cada narina, dependendo da necessidade. Além disso, pode-se encher a seringa com mais quantidade de soro, já que será eliminado pela outra narina.
Para finalizar a lavagem nasal, deve-se assoar o nariz após o procedimento, para retirar o máximo de secreção possível. Se a pessoa encontrar alguma dificuldade em realizar esse procedimento de pé, pode tentar fazê-lo deitado.
Em alternativa ao uso da seringa e do soro fisiológico, a lavagem nasal pode ser realizada com um pequeno dispositivo desenvolvido apenas para essa finalidade, chamado "irrigador nasal", que pode ser comprado em farmácias ou pela internet.
Veja, neste vídeo, o passo a passo para fazer a lavagem:
3 tratamentos caseiros para curar a SINUSITE mais rápido
05:50 | 1.556.537 visualizaçõesPode fazer lavagem nasal com água?
A lavagem nasal pode ser feita com água filtrada, destilada, fervida ou esterilizada.
No entanto, é aconselhado não fazer somente com água pura, mas misturar bicarbonato de sódio ou sal, para preparar uma solução salina caseira.
Para fazer a solução salina caseira, pode-se adicionar 1 colher (de sopa) de sal em um copo de água ou 1 colher (de chá) de sal marinho e um apitada de bicarbonato de sódio em 500 mL de água.
Como fazer a lavagem nasal no bebê
Para fazer a técnica corretamente, deve-se colocar o bebê com mais de 2 anos no colo, de frente para o espelho e segurar sua cabeça para que ele não vire e se machuque.
Para iniciar a limpeza, deve-se colocar a seringa com cerca de 3 mL de soro fisiológico na narina do bebê e pressionar a seringa de forma rápida, para que o jato de soro entre numa narina e saia naturalmente pelo outra.
Quando a criança já está acostumada com a lavagem nasal não há necessidade de segurá-la, colocando apenas a seringa em sua narina e pressionado a seguir.
Veja mais dicas para desentupir o nariz do bebê.
Outras dicas para desentupir o nariz
Outras dicas para desentupir o nariz incluem:
- Usar um umidificador ou vaporizador em cada cômodo da casa;
- Beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia, pois a água ajuda a diluir o muco;
- Colocar um travesseiro debaixo do colchão para manter a cabeça elevada e facilitar a respiração;
- Usar compressas quentes no rosto para aliviar o desconforto e abrir os seios nasais.
Além disso, pode-se também tomar chás mornos com propriedades descongestionantes, como o chá de gengibre e alho ou o chá de hortelã-pimenta, para ajudar a desentupir o nariz de forma natural. Confira as melhores formas naturais de desentupir o nariz.
Os remédios para desentupir o nariz só devem ser utilizados com orientação e prescrição médica. Veja os principais remédios para desentupir nariz.
Possíveis efeitos colaterais
A lavagem nasal é considerada segura quando feita corretamente, no entanto, algumas pessoas podem sentir desconforto ou sensação de ardor na mucosa do nariz, que são passageiros.
Embora seja raro, a lavagem nasal também pode causar sensação de ouvido cheio ou sangramento nasal.
Quem não deve fazer
A lavagem nasal não é indicada para pessoas com otite, aumento da pressão nos ouvidos ou obstrução completa da narina.
Além disso, a lavagem nasal não é indicada para pessoas que tenham feito cirurgia recente nos ouvidos ou para sinusite ou traumas faciais não completamente cicatrizados.
Bebês com menos de 2 anos não devem fazer a lavagem nasal, mas podem ser utilizadas soluções salinas ou gotinhas de soro fisiológico nas narinas do bebê.
Leia também: Bebê com nariz entupido: o que fazer (e principais causas) tuasaude.com/como-desentupir-o-nariz-do-bebe