Como aliviar o estresse: 8 dicas simples

Artigo de opinião

Algumas dicas simples para aliviar o estresse são praticar atividades físicas, fazer uma respiração diafragmática, usar calmantes naturais, meditar e fazer psicoterapia, por exemplo.

Estas medidas podem ajudar a diminuir o estresse, porque promovem o relaxamento, melhoram o humor e o bem-estar geral, além de ajudarem a pessoa a lidar melhor com suas emoções e sentimentos,

O estresse é uma resposta física e emocional do corpo a situações desafiadoras, podendo causar sintomas como dor de cabeça, mudança no apetite, irritação e aumento dos batimentos do coração.

Leia também: Estresse: o que é, sintomas, tipos, causas e como aliviar tuasaude.com/estresse
Imagem ilustrativa número 2

Algumas dicas que podem ajudar a aliviar e estresse são:

1. Praticar atividades físicas

Praticar pelo menos 30 minutos diariamente de atividades físicas é uma boa forma de aliviar o estresse.

Isso é possível, porque as atividades físicas ajudam na produção de endorfinas, substâncias naturalmente relaxantes e analgésicas que podem melhorar o humor e o bem-estar.

Leia também: 7 exercícios para ansiedade (e como fazer) tuasaude.com/exercicios-para-ansiedade

Qualquer exercício físico é válido, desde que se consiga praticar com frequência, podendo incluir caminhada, corrida, bicicleta, dança, natação e musculação, por exemplo.

2. Fazer respiração diafragmática

Fazer a respiração diafragmática, também conhecida como respiração abdominal ou respiração profunda, ajuda a aliviar os sintomas de estresse, ansiedade ou crises de pânico.

Nessa técnica, a respiração é feita com o diafragma, permitindo expandir mais os pulmões, o que ativa os nervos parassimpáticos que agem sobre o sistema cardiovascular, pulmonar e gastrointestinal, e no cérebro.

A respiração diafragmática pode ser feita com a pessoa sentada ou deitada, e dura entre 5 a 10 minutos, 2 vezes por dia nas crises de ansiedade, ataque de pânico ou estresse. Saiba como fazer a respiração diafragmática.

3. Usar calmantes naturais

Calmantes naturais, como valeriana, lavanda, passiflora e camomila, são boas opções para ajudar a aliviar o estresse.

Estes remédios naturais têm ação sedativa que acalmam a mente e favorecem o sono, e podem ser usados na forma de chás, cápsulas ou óleos essenciais.

Leia também: 7 calmantes naturais (para ansiedade, insônia e nervosismo) tuasaude.com/calmante-natural

4. Meditar

Uma boa forma de aliviar o estresse é meditar, pois esta prática ajuda a mente para um estado de calma e relaxamento por meio da postura e da focalização da atenção.

Para meditar, é aconselhado ficar num ambiente calmo e silencioso, sentar em uma cadeira confortável ou deitar. Em seguida, fechar os olhos e fazer uma inspiração profunda pelo nariz, enchendo a barriga de ar, e expirar de forma profunda, lenta e suave.

Pode-se meditar diariamente entre 5 e 20 minutos, entre 1 ou 2 vezes ao dia. Saiba os benefícios da meditação e como meditar.

5. Fazer psicoterapia

Fazer psicoterapia, como terapia cognitiva comportamental, psicanálise e terapia dialética comportamental, com o psicólogo ou psiquiatra, é uma boa forma de aliviar o estresse.

Durante a sessão de psicoterapia, o profissional indica algumas estratégias para melhorar o autoconhecimento da pessoa, ajudando-a a lidar com suas emoções e sentimentos de forma positiva.

6. Descansar

O cansaço físico e mental é uma das causas do estresse e da ansiedade. Por isso, ter tempo para descansar é uma grande ajuda para aliviar o estresse.

Assim, aproveitar os fins de semana para relaxar um pouco e descansar pode ajudar. Mas se isso não for suficiente, pode ser preciso tirar alguns dias de férias num local onde seja possível descansar tranquilamente.

Também pode ser útil andar alguns minutos descalço na grama ou na areia da praia, pois isso alivia a tensão e atua com um tipo de massagem nos pés.

7. Fazer massagens relaxantes

Fazer massagens relaxantes também podem aliviar o estresse, por ajudar a combater a tensão muscular, diminuindo possíveis dores nas costas e de cabeça, e cansaço.

Leia também: 10 benefícios da massagem relaxante para a saúde tuasaude.com/beneficios-da-massagem

8. Ter uma dieta saudável

Outra maneira de aliviar o estresse, é ter uma dieta saudável, priorizando a ingestão de alimentos ricos em magnésio, ômega-3, fibras, probióticos e triptofano, como banana, nozes, sardinha e chocolate negro, por exemplo.

Isso porque esses nutrientes ajudam a regular a flora intestinal e atuam na produção do neurotransmissor serotonina, promovendo o relaxamento e o bem-estar e auxiliando no controle do estresse.

Vídeos relacionados

Como os ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO podem melhorar sua saúde e bem-estar!

16:18 | 2.397 visualizações

5 alimentos poderosos para reduzir a ANSIEDADE

12:04 | 119.832 visualizações

Calmantes naturais: Melhores plantas para Ansiedade

08:07 | 222.246 visualizações