8 dicas para aliviar a infecção urinária rapidamente

Atualizado em dezembro 2023
Evidência científica

Algumas dicas para aliviar a infecção urinária rapidamente incluem tomar suco de cranberry ou beber chá de uva-ursina, porque diminuem a adesão das bactérias no trato urinário ajudando a combater essa infecção.

Além disso, para aliviar a infecção urinária é importante também beber bastante água, já que essa bebida aumenta o volume de urina, ajudando a eliminar as bactérias nocivas que causam essa infecção.

Essas dicas ajudam a prevenir e aliviar os sintomas da infecção urinária. No entanto, para combater essa infecção, é fundamental seguir também o tratamento indicado pelo urologista, que pode incluir o uso de antibióticos e analgésicos. Veja como é o tratamento da infecção urinária.

Imagem ilustrativa número 1

8 dicas para aliviar infecção urinária

Algumas dicas que ajudam a aliviar a infecção urinária rapidamente são:

1. Beber bastante água

Durante a infecção urinária é recomendado beber bastante água durante o dia, porque essa bebida aumenta o volume de urina, ajudando na eliminação das bactérias causadoras dessa infecção. Saiba a quantidade de água indicada para cada pessoa.

2. Tomar suco de cranberry

O suco de cranberry pode ajudar a aliviar a infecção urinária por ser rico em proantocianidinas, catequinas e ácido málico, que são compostos bioativos com ação antibacteriana e antioxidante que impedem o desenvolvimento de bactérias nocivas na bexiga. Conheça outros sucos indicados para infecção urinária.

3. Não segurar o xixi

Não segurar o xixi ajuda a aliviar a infecção urinária, porque evita o acúmulo de urina na bexiga, impedindo, assim, o crescimento e multiplicação de bactérias nocivas no trato urinário.

Assim, é recomendado ir ao banheiro sempre que sentir vontade. Da mesma forma que é recomendado sempre fazer xixi após relações sexuais para ajudar a eliminar qualquer bactéria nociva.

4. Tomar chá de uva-ursina

O chá de uva-ursina tem ótimas quantidades de arbutina e hidroquinona, que são compostos bioativos com ação antimicrobiana, ajudando a combater as bactérias responsáveis pela infecção urinária. Conheça outros chás indicados para infecção urinária.

Além disso, os taninos e flavonoides presentes nessa erva também possuem ação diurética, promovendo o aumento do volume de urina e facilitando, assim, a eliminação das bactérias pelo xixi.

5. Usar probióticos

Os probióticos podem ajudar a tratar e prevenir infecções urinárias, porque eles mantêm o trato urinário saudável, impedindo a adesão e o crescimento de bactérias nocivas na bexiga.

Os probióticos são encontrados em alguns alimentos como iogurte, kefir e kombucha, ou na forma de suplementos em cápsulas ou sachês. Veja como tomar os probióticos.

6. Comer alimentos diuréticos

Comer alimentos diuréticos, como melancia, pepino, salsa, água de coco e pera, é excelente para aumentar o volume de urina, ajudando a eliminar as bactérias causadoras da infecção urinária. Confira uma lista de alimentos diuréticos.

7. Fazer compressas com água quente

Fazer compressas com água quente é uma ótima opção para relaxar os músculos da barriga ou das costas, aliviando a dor ou o desconforto causado pela infecção urinária.

Para isso, basta colocar uma bolsa de água morna na parte inferior do abdômen ou das costas, colocando uma roupa, ou um pano, entre a bolsa e a pele, e deixar por 15 minutos. Além disso, pode-se também tomar banhos quentes para ajudar a relaxar os músculos e aliviar as dores.

8. Evitar alimentos irritantes

Os alimentos irritantes podem estimular a bexiga aumentando os sintomas de infecção urinária. Por isso, é aconselhado evitar alimentos como bebidas alcoólicas, café, chá verde, chocolate e bebidas com cafeína. Saiba como deve ser a dieta na infecção urinária.

Quando ir ao médico

É recomendado ir ao urologista ou clínico geral sempre que apresentar sintomas que podem indicar infecção urinária, como dor e ardência ao urinar, necessidade de urinar várias vezes ao dia ou sensação de pressão na bexiga, por exemplo.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Urologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Durante a consulta, o médico vai avaliar os sintomas e sinais apresentados pela pessoa e também indicar a realização de alguns exames como EAS, urocultura e antibiograma para indicar o tratamento adequado, que normalmente inclui o uso de analgésicos e antibióticos, como nitrofurantoína, cefalexina ou ciprofloxacino.