Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

8 formas de ajudar seu filho a vencer a timidez

É normal as crianças ficarem mais tímidas quando estão diante de situações novas e, principalmente, quando estão com pessoas que elas não conhecem. Apesar disso, nem toda criança tímida será um adulto tímido.

O que os pais podem fazer para ajudar o filho a vencer a timidez é adotar algumas estratégias simples que podem alcançar bons resultados, tais como:

1. Reconhecer o ambiente

Levar a criança para conhecer a escola que vai frequentar antes do início das aulas pode ajudar a diminuir a ansiedade, fazendo com que a criança se sinta mais confiante e tenha coragem de falar com os amiguinhos. Uma boa ideia é matricular a criança na mesma escola de alguém que ela goste, como um vizinho ou parente, por exemplo.

2. Conversar olhando nos olhos

8 formas de ajudar seu filho a vencer a timidez

Olhos nos olhos transparecem confiança e quando os pais conversam com os filhos sempre olhando nos olhos as crianças tendem a repetir este comportamento com os outros.

3. Ter paciência

Não é só porque a criança é tímida, que ela será um adulto tímido, o que tem-se observado ao longo dos anos é que as crianças tímidas, quando chegam na fase da adolescência e juventude, tendem a se soltar mais.

4. Não ficar dizendo que a criança é tímida na frente dela

Quando os pais tem esta atitude a criança pode pensar que há algo de errado com ela e então se retrair ainda mais.

5. Reforço positivo

8 formas de ajudar seu filho a vencer a timidez

Sempre que a criança se soltar mais e se mostrar menos tímida, valorize seu esforço e dê um sorriso, um abraço ou então diga algo como 'muito bem'.

6. Não expor a criança a situações que ela não gosta

 Ao forçar a criança a ter que dançar na escola, por exemplo, pode aumentar a ansiedade que ela sente e ela pode até mesmo começar a chorar por ter vergonha e por estar se sentindo ameaçada.

7. Evitar ficar mexendo ou implicando sempre com ela

Situações como esta podem deixar a criança com raiva e sempre que esta situação se repetir a criança ficará cada vez mais introvertida.

8. Evitar falar pela criança

Os pais devem evitar responder pelas crianças porque com este comportamento elas não são estimuladas a vencer seus medos e aflições e a ganharem coragem para falar.

A timidez não deve ser vista como um defeito, no entanto, quando ela começa a prejudicar a vida da criança ou do adolescente, uma consulta com um psicólogo pode ser útil porque este profissional tem o conhecimento de técnicas específicas que podem ajudar a superar esta dificuldade, melhorando sua qualidade de vida.

Alguns indícios de que talvez seja hora de procurar um psicólogo são quando a criança fica constantemente sozinha ou não tem amigos e se mostra sempre muito triste. Uma boa conversa descontraída poderá ajudar a esclarecer se a criança realmente precisa de ajuda profissional ou se ela está somente atravessando uma fase onde está mais reservada.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...