Fecundação: o que é e como acontece

A fecundação é o momento em que o espermatozoide consegue penetrar no óvulo, o que acontece durante o período fértil da mulher. Após fecundação do óvulo, há formação do zigoto, que irá se desenvolver e formar o embrião e, posteriormente, o feto.

A fecundação ocorre nas trompas de Falópio, também chamadas de tubas uterinas, e o ovo ou zigoto começa a dividir enquanto se movimenta até chegar ao útero. Ao chegar no útero, é implantado na parede uterina, processo conhecido como nidação, que acontece cerca de 6 a 7 dias após a fecundação.

Fecundação: o que é e como acontece

Como acontece a fecundação

Para que a fecundação seja possível, é necessário que a mulher esteja em período fértil, isso porque é durante esse período que há liberação de óvulo pelos ovários. Insira os seus dados na calculadora a seguir para saber quando é a próxima ovulação:

Erro
help
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

O óvulo liberado pelo ovário segue pelas tubas uterinas, onde permanece viável por até 24 horas. O óvulo emite sinais químicos capazes de atrair os espermatozoides com o objetivo de haver fecundação. Assim, ao ser atraído pelo óvulo, o espermatozoide atravessa a camada externa do óvulo e a torna impermeável, impedindo que outros espermatozoides também cheguem e fecundem o óvulo.

Em seguida, ocorre a fusão das membranas plasmáticas do óvulo e do espermatozoide, de forma que acontece a liberação do material genético do espermatozoide, descondensação e dispersão da cromatina para que seja possível formar o zigoto. Ao longo da tuba uterina, acontece o processo de diferenciação celular, para que chegue no útero o blastocisto, que é implantando, processo chamado de nidação, dando início à gravidez. Veja como saber se houve fecundação e nidação.

Como saber se houve fecundação

Os sinais e sintomas de fecundação são muito sutis e, na maioria das vezes, não é notado pela mulher. No entanto, em alguns casos, a mulher pode sentir uma cólica leve e um pequeno sangramento cor de rosa, sendo nesse caso também indicativo de nidação, ou seja, de que o óvulo fecundado foi implantado na parede do útero, dando início ao desenvolvimento embrionário.

Na maior parte dos casos, a mulher só percebe os sintomas de gravidez duas semanas após a nidação. Veja mais detalhes sobre como saber se aconteceu a fecundação.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MAIA, George D. Embriologia Humana. São Paulo: Atheneu, 2008. 44; 48; 54.
  • AMERICAN PREGNANCY ASSOCIATION. Pregnancy Symptoms – Early Signs of Pregnancy. 2019. Disponível em: <https://americanpregnancy.org/getting-pregnant/early-pregnancy-symptoms/>. Acesso em 03 Dez 2019
  • NATIONAL HEALTH SERVICE. Signs and symptoms of pregnancy. 2017. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/pregnancy-and-baby/signs-and-symptoms-pregnancy/>. Acesso em 03 Dez 2019
  • CLEVELAND CLINIC. Pregnancy: Ovulation, Conception & Getting Pregnant. 2019. Disponível em: <https://my.clevelandclinic.org/health/articles/11585-pregnancy-ovulation-conception--getting-pregnant>. Acesso em 03 Dez 2019
  • FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA. Manual de Assistência Pré-natal. 2014. Disponível em: <https://www.febrasgo.org.br/images/arquivos/manuais/Manuais_Novos/Manual_Pre_natal_25SET.pdf>. Acesso em 03 Dez 2019
Mais sobre este assunto: