Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer coco do jeito certo

Para fazer coco do jeito certo, deve-se sentar no vaso sanitário com os joelhos acima da linha do quadril, pois isto relaxa o músculo puborretal, facilitando a passagem das fezes pelo intestino.

Por isso, esta posição é ideal para quem sofre com prisão de ventre, que é caracterizada por fezes ressecadas, duras e difíceis de serem eliminadas. A prisão de ventre pode causar inchaço, dor abdominal e hemorroidas, e normalmente é causada por uma alimentação pobre em fibras e água, e pela falta de atividade física.

Confira alguns alimentos que devem ser adicionados na dieta para combater o intestino preso.

Qual a posição correta

A posição correta para fazer coco é sentar no vaso sanitário com o joelhos elevados, acima da linha do quadril, como se estivesse sentado de cócaras no chão. Ficar nesta posição permite relaxar o músculo puborretal e liberar a passagem do intestino, facilitando a saída das fezes.

Como fazer coco do jeito certo

Como ficar nesta posição

Para conseguir ficar nesta posição no banheiro, pode-se utilizar um apoio para os pés como um banquinho pequeno, uma caixa de sapatos, um balde ou um cesto virado ao contrário.

O vídeo a seguir mostra em detalhes como é a posição adequada para facilitar a passagem das fezes:

Porque a posição é importante para fazer coco

A posição para fazer coco é importante porque pode facilitar ou dificultar a passagem das fezes. Ao ficar sentado no vaso sanitário como se estivesse numa cadeira, com os joelhos na mesma altura do quadril, o músculo puborretal prende o intestino e impede a passagem das fezes, como mostrado na figura a seguir.

Como fazer coco do jeito certo

O mesmo não acontece quando se faz coco na posição de cocaras, pois o músculo fica mais relaxado e libera o intestino, permitindo a passagem das fezes.

Mais truques para acabar com o intestino preso

A melhor hora para treinar o intestino para evacuar é após alguma refeição pois todo o tubo gastrointestinal é estimulado favorecendo a movimentação das fezes para ser expulsa, evitando assim o ressecamento do bolo fecal que não fere o anus e é fácil de ser eliminado.

Outra dica para acabar com o incomodo da prisão de ventre, que pode inclusive dificultar o emagrecimento, é ir ao banheiro sempre que der vontade e não ficar segurando as fezes por muito tempo. Por outro lado não se deve fazer força quando não se tem vontade, pode provocar hemorroidas.

Alimentação para curar a prisão de ventre

Pequenas mudanças nos hábitos alimentares ajudam a curar a prisão de ventre, como:

  • Beber 2 litros de água por dia, pois a água hidrata as fezes, o que facilita sua passagem ao longo do intestino;
  • Comer frutas e legumes com casca e bagaço, sempre que possível, pois isso aumenta o consumo de fibras;
  • Adicionar sementes como linhaça e chia em sucos e iogurtes;
  • Comer alimentos integrais, como pão, arroz, macarrão e farinha;
  • Comer iogurtes com probióticos, que são bactérias que melhoram a saúde intestinal;
  • Comer 2 nozes no café da manhã.

Além da alimentação, também é fundamental praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana, pois o exercício deixa o intestino mais ativo e ajuda no combate à prisão de ventre.

Veja a receita do chá de ameixa para prisão de ventre.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...