O que você precisa saber?

Saiba qual é o Colesterol Bom

O colesterol bom é o HDL, ele deve ser encontrado no sangue com valores iguais ou superiores a 60 mg/dl para garantir uma boa saúde. O colesterol bom (HDL) é considerado baixo quando é menor que 40 mg/dl para homens e menor que 50 mg/dl para mulheres e apesar de ser determinado geneticamente, é possível aumentar ou diminuir o seu valor através de hábitos como alimentação e exercícios.

Ter o nível de colesterol bom baixo é tão ruim quanto ter os níveis de colesterol mau alto, pois assim há um aumento considerável nas chances de desenvolver doenças cardíacas como, por exemplo, o infarto. Por isso, sempre que o exame de sangue indicar que o colesterol bom está baixo, deve-se adequar a alimentação consumindo mais alimentos fonte de gorduras boas para aumentar o colesterol bom. Não existe um valor máximo para o HDL, e quanto mais alto, melhor.

Saiba qual é o Colesterol Bom

Como aumentar o colesterol bom

Quem tiver os valores do colesterol bom baixo deve seguir uma dieta pobre em açúcares e em gorduras, e fazer atividade física, dentro dos seus limites. Para aumentar os níveis de HDL no organismo recomenda-se o consumo de alimentos como:

  • Azeite de oliva; óleos vegetais como canola, girassol, milho ou gergelim;
  • Amêndoas; abacate; amendoim;
  • Ervilhas; queijo tofu; farinha de soja e leite de soja.

Estes alimentos são boas fontes de gorduras boas, que ajudam na manutenção da saúde mas não basta se preocupar somente em aumentar o HDL, também é preciso diminuir o LDL e por isso não deve comer alimentos ricos em gorduras ruins como salgadinhos, frituras, refrigerantes e fast food. Além disso, para queimar a gordura em excesso e diminuir o colesterol LDL também é preciso fazer exercícios regularmente.

A atividade física deve ser, preferencialmente, realizada na academia de ginástica ou numa clínica de fisioterapia porque pessoas com colesterol alto precisam ser orientadas de forma muito próxima para diminuir o risco de acidentes cardiovasculares durante a atividade física. Por isso, se a pessoa quiser começar a caminhar deve sempre levar uma companhia e não andar nos horários mais quentes do dia, em locais com muita poluição e nem por mais de 30 minutos. O ideal é começar aos poucos para que o corpo possa se adaptar. 

Saiba tudo sobre o colesterol no vídeo a seguir:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...