Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Cistectomia e quando é feita

A cistectomia é um tipo de procedimento cirúrgico realizado em caso de câncer de bexiga invasivo e, dependendo da gravidade e extensão do câncer, pode ser necessária a remoção de parte ou da bexiga toda, além de outras estruturas próximas, como próstata e glândulas seminais, no caso dos homens, e útero, ovário e parte da vagina, no caso das mulheres.

Essa cirurgia é feita sob anestesia geral e pode ser feito por meio de um corte do abdômen ou vários cortes pequenos por onde passa um aparelho que possui uma microcâmera em sua extremidade.

O que é Cistectomia e quando é feita

Quando é indicada

A cistectomia é o tipo de tratamento mais indicado em caso de câncer de bexiga que se encontra no estágio 2, que é quando o tumor atinge a camada muscular da bexiga, ou 3, que é quando ultrapassa a camada muscular da bexiga e atinge os tecidos ao seu redor.

Assim, de acordo com a extensão e gravidade do câncer de bexiga, o médico pode optar por dois tipos de cistectomia:

  • Cistectomia parcial ou segmentar, que é normalmente indicado em câncer de bexiga que encontra no estágio 2, em que o tumor atinge a camada muscular da bexiga e está bem localizado. Assim, o médico pode optar por retirar apenas o tumor ou a parte da bexiga que contém o tumor, sem que haja a necessidade de remover totalmente a bexiga;
  • Cistectomia radical, que é indicada no caso de câncer de bexiga de estágio 3, ou seja, quando o tumor também atinge os tecidos próximos à bexiga. Dessa forma, o médico indica, além da remoção da bexiga, a remoção da próstata e das glândulas seminais, no caso dos homens, e do útero e parede da vagina, no caso das mulheres. Além disso dependendo da extensão do câncer, pode ser necessário, também, remover das mulheres os ovários, tubas uterina e o útero, por exemplo.

Apesar da maioria das mulheres submetidas a esse tipo de cirurgia já estarem na menopausa, muitas podem ainda ter vida sexual ativa, sendo esse fator levado em consideração no momento da cirurgia. Além disso, os homens em idade reprodutiva também devem ter em mente a consequência da cirurgia, uma vez que na cistectomia radical a próstata e as glândulas seminais podem ser retiradas, interferindo na produção e armazenamento do sêmen.

Como é feita

A cistectomia é feita sob anestesia geral por meio de um corte no abdômen ou por meio de vários cortes pequenos, sendo utilizado um aparelho que contém uma microcâmera em sua extremidade para visualizar a pelve internamente, sendo essa técnica denominada cistectomia laparoscópica. Entenda como é feita a cirurgia por laparoscopia.

O médico normalmente recomenda que o uso de medicamentos que possam interferir na coagulação sanguínea seja suspensa e que o paciente fique de jejum de pelo menos 8 horas antes da cirurgia. Após a cirurgia, é recomendado que a pessoa permaneça cerca de 30 dias repouso, evitando esforços.

No caso da cistectomia parcial, não é necessária cirurgia para reconstrução da bexiga, no entanto a bexiga pode não ser capaz de conter muita urina, o que pode fazer com que a pessoa sinta vontade de ir ao banheiro muitas vezes ao dia. No entanto, no caso da cistectomia radical, é necessária cirurgia para construção de um novo caminho para a armazenamento e eliminação da urina, bem como para reconstrução do canal vaginal, no caso das mulheres.

Após a cirurgia, é normal que seja indicada a realização de sessões de quimioterapia ou radioterapia para evitar a proliferação de novas células tumorais. Além disso, é normal que seja notado sangue na urina, infecções recorrentes do trato urinário e incontinência urinária, por exemplo. Conheça outras opções de tratamento para o câncer de bexiga.


Bibliografia

  • DIAS, José S. Urologia Fundamental na prática clínica. LIDEL, 2010. 35-36.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem