Cirurgia para nódulo da mama: como é feita, riscos e recuperação

Atualizado em janeiro 2023

A cirurgia para retirar um nódulo da mama é conhecida como nodulectomia e, geralmente, é um procedimento relativamente simples e rápido, que é feito através de um pequeno corte na mama junto do nódulo.

A cirurgia demora aproximadamente 1 hora, mas a duração pode variar de acordo com a complexidade de cada caso, assim como o número de nódulos a remover. Pode ser feita sob anestesia local, mas quando a lesão é muito volumosa ou quando se pretende retirar mais de um nódulo, a cirurgia é feita sob anestesia geral.

Muitas vezes, este tipo de cirurgia é feito em vez da mastectomia, já que conserva uma maior quantidade de tecidos do seio, mantendo o aspeto geral da mama. Porém, só pode ser feito em nódulos de pequeno tamanho, já que maiores têm maiores chances de deixar células cancerígenas que podem acabar causando câncer. Entenda melhor quando e como é feita a mastectomia.

Imagem ilustrativa número 1

Como se preparar para a cirurgia

Antes da cirurgia é muito importante fazer uma consulta com o cirurgião e o anestesista para saber quais os cuidados que se deve ter antes do procedimento. Assim, e embora os cuidados pré-cirurgia variem de acordo com cada pessoa e seu histórico, é comum que incluam:

  • Fazer jejum por 8 a 12 horas, tanto de comida, como bebidas;
  • Interromper o uso de alguns medicamentos, especialmente aspirina e outros remédios que afetem a coagulação;

Durante a consulta com o cirurgião também é muito importante referir algumas questões interessantes, como alergias a medicamentos ou remédios que se utiliza frequentemente.

Exames antes da cirurgia

Alguns dias antes da cirurgia, o médico também deverá pedir um raio X ou uma mamografia, para avaliar a posição e tamanho do nódulo, de forma a facilitar a cirurgia.

Como é a recuperação

A recuperação após a cirurgia pode variar de acordo com o grau de complexidade da cirurgia, mas é comum que a mulher fique 1 a 2 dias recuperando no hospital antes de regressar a casa, especialmente devido ao efeito da anestesia.

Alguns cuidados que se deve ter são:

  • Cuidar da drenagem: durante o internamento no hospital, o médico pode manter um dreno retirando líquido na mama, que ajuda a evitar o desenvolvimento de um seroma. Esse dreno é retirando antes da alta, no entanto em alguns casos o médico pode manter até a primeira consulta pós-cirurgia;
  • Tomar os medicamentos analgésicos indicados pelo médico, caso seja necessário: o médico pode indicar em alguns casos o uso de medicamentos analgésicos administrados diretamente na veia no hospital, ou em comprimidos em casa, já que é possível que a pessoa sinta dor no local em que foi feita a cirurgia;
  • Usar sutiã pós-cirúrgico: durante esse período também é aconselhado o uso contínuo de um sutiã que ofereça contenção e sustentação adequadas;
  • Permanecer em repouso, evitando esforços e levantar os braços por cerca de 7 dias;
  • Ficar atento a possíveis sinais de infecção, como vermelhidão, dor intensa, inchaço ou liberação de pus pelo local da incisão. Caso isso aconteça, deve-se informar o médico ou ir ao hospital;
  • Fazer exercícios para os braços após a cirurgia, após liberação e recomendação do médico, pois assim é possível evitar a rigidez do braço e do ombro do lado em que foi feita a cirurgia;
  • Cobrir a área da cirurgia no momento do banho, principalmente nos primeiros dias após a cirurgia.

De forma geral, o médico retira os curativos 1 a 2 semanas após a cirurgia durante a consulta de controle.

Possíveis riscos

A cirurgia para retirada do nódulo da mama é bastante segura, no entanto, como qualquer outra cirurgia, pode trazer algumas complicações como dor, hemorragia, infecção, surgimento de cicatrizes ou alteração da sensibilidade da mama, como dormência.