Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cirurgia para retirar nódulo da mama: como é feita, riscos e recuperação

A cirurgia para retirar um nódulo da mama é conhecida como nodulectomia e, geralmente, é um procedimento relativamente simples e rápido, que é feito através de um pequeno corte na mama junto do nódulo.

Normalmente, a cirurgia demora aproximadamente 1 hora, mas a duração pode variar de acordo com a complexidade de cada caso, assim como o número de nódulos a remover. A cirurgia de mama para retirada de nódulo pode ser feita sob anestesia local, mas quando a lesão é muito volumosa ou quando se pretende retirar mais de um nódulo, a cirurgia é feita sob anestesia geral.

Muitas vezes, este tipo de cirurgia é feito em vez da mastectomia, já que conserva uma maior quantidade de tecidos do seio, mantendo o aspeto geral da mama. Porém, só pode ser feito em nódulos de pequeno tamanho, já que maiores têm maiores chances de deixar células cancerígenas que podem acabar causando câncer. Para evitar isso, no caso de um nódulo grande, o médico pode também aconselhar fazer quimio ou radioterapia depois da cirurgia.

Entenda melhor quando e como é feita a mastectomia.

Cirurgia para retirar nódulo da mama: como é feita, riscos e recuperação

Como se preparar para a cirurgia

Antes da cirurgia é muito importante fazer uma consulta com o cirurgião e o anestesista para saber quais os cuidados que se deve ter antes do procedimento. Assim, e embora os cuidados pré-cirurgia variem de acordo com cada pessoa e seu histórico, é comum que incluam:

  • Fazer jejum por 8 a 12 horas, tanto de comida, como bebidas;
  • Interromper o uso de alguns medicamentos, especialmente aspirina e outros remédios que afetem a coagulação;

Durante a consulta com o cirurgião também é muito importante referir algumas questões interessantes, como alergias a medicamentos ou remédios que se utiliza frequentemente.

Além destes cuidados, alguns dias antes da cirurgia, o médico também deverá pedir um raio X ou uma mamografia, para avaliar a posição e tamanho do nódulo, de forma a facilitar a cirurgia.

Como é a recuperação

A recuperação após a cirurgia pode variar de acordo com o grau de complexidade da cirurgia, mas é comum que a mulher fique 1 a 2 dias recuperando no hospital antes de regressar a casa, especialmente devido ao efeito da anestesia. Durante o internamento no hospital, o médico pode manter um dreno retirando líquido na mama, que ajuda a evitar o desenvolvimento de um seroma. Esse dreno é retirando antes da alta.

Nos primeiros dias é também frequente sentir alguma dor no local da cirurgia e, por isso, o médico receita remédios analgésicos que serão feitos diretamente na veia no hospital, ou em comprimidos em casa. Neste período, também é aconselhado o uso contínuo de um sutiã que ofereça contensão e sustentação adequadas.

Para garantir uma recuperação mais rápida é ainda importante manter repouso, evitar esforços exagerados e não erguer os braços acima dos ombros durante 7 dias. Deve-se ainda ficar atenta a possíveis sinais de infecção, como vermelhidão, dor intensa, inchaço ou liberação de pus pelo local da incisão. Caso isso aconteça, deve-se informar o médico ou ir ao hospital.

Possíveis riscos

A cirurgia para retirada do nódulo da mama é bastante segura, no entanto, como qualquer outra cirurgia, pode trazer algumas complicações como dor, hemorragia, infecção, surgimento de cicatrizes ou alteração da sensibilidade da mama, como dormência.


Bibliografia

  • MEDICAL NEWS TODAY. What to expect during a breast lump removal. Link: <www.medicalnewstoday.com>. Acesso em 30 Ago 2019
  • NHS. Removal of breast lump Information leaflet. 2017. Link: <mft.nhs.uk>. Acesso em 30 Ago 2019
  • HEALTHLINE. Breast Lump Removal (Lumpectomy). Link: <www.healthline.com>. Acesso em 30 Ago 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem