Ciprofibrato: para que serve e como tomar

Atualizado em abril 2024

Ciprofibrato é um remédio indicado para baixar o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, quando não se consegue regular seus níveis no sangue apenas com alterações na alimentação e exercícios físicos.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos contendo ciprofibrato 100 mg, como genérico ou com os nomes comerciais Oroxadin, Cibrato, Lipless ou Ravuma, por exemplo.

O ciprofibrato deve ser usado com indicação do cardiologista, pelo tempo de tratamento recomendado pelo médico e com a realização de exames regulares que avaliam os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Veja os principais exames para colesterol.

Homem tomando comprimido de ciprofibrato

Para que serve

O ciprofibrato é indicado para o tratamento de:

  • Triglicerídeos altos grave;
  • Colesterol ruim (LDL) alto;
  • Hiperlipidemia mista.

Esse remédio pode ser indicado pelo médico quando as alterações na dieta e a prática de exercícios físicos não foram suficientes para baixar o colesterol e/ou triglicerídeos, ou quando a pessoa não tolera ou tem contraindicações para o uso de estatinas.

Leia também: Estatinas: o que são, para que servem, tipos e efeitos colaterais tuasaude.com/estatinas

Como funciona

O ciprofibrato age estimulando a atividade da lipoproteína lipase, aumentando o metabolismo das gorduras, o que ajuda a baixar o colesterol alto, LDL e VLDL, e os triglicerídeos, além de aumentar o colesterol bom (HDL). Veja outros remédios para baixar o colesterol.

Como tomar

O comprimido de ciprofibrato 100 mg deve ser tomado por via oral, com um copo de água, de preferência à noite, ou conforme orientação do cardiologista.

A dose normalmente recomendada para adultos é de 1 comprimido de ciprofibrato 100 mg, 1 vez por dia.

O uso do ciprofibrato deve ser feito com uma dieta para baixar o colesterol, além da prática de exercícios físicos, conforme recomendação médica.

Leia também: Dieta para colesterol alto: alimentos permitidos e a evitar tuasaude.com/dieta-para-baixar-colesterol

Para pessoas com insuficiência renal moderada, o médico pode recomendar tomar 1 comprimido de 100 mg de ciprofibrato em dias alternados.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do ciprofibrato são náuseas, vômitos, diarreia, má digestão, dor abdominal, tontura, vertigem, sonolência, dor de cabeça, queda de cabelo, dor muscular ou cansaço.

Além disso, também podem ocorrer reações na pele, como coceira, urticária, eczema ou rash cutâneo. Saiba identificar os sintomas de rash cutâneo.

O ciprofibrato também pode causar disfunção erétil, inflamação nos músculos ou nos pulmões, fibrose pulmonar ou rabdomiólise, por exemplo.

Ciprofibrato faz urinar muito?

O ciprofibrato não faz urinar sendo recomendado consultar o médico novamente para avaliar o tratamento e identificar a causa desse sintoma.

Além disso, esse remédio não altera a cor da urina e caso surja urina escura, é recomendado ir ao hospital pois pode ser indicativo de lesões musculares, como a rabdomiólise, por exemplo. Confira os principais sintomas da rabdomiólise.

Quem não deve usar

O ciprofibrato não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham insuficiência renal grave ou insuficiência hepática severa.

Esse remédio também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao ciprofibrato ou qualquer outro componente dos comprimidos.

Por ter lactose na composição dos comprimidos, o ciprofibrato não deve ser usado por pessoas que tenham deficiência de lactase, galactosemia ou síndrome de má absorção de glicose e galactose.

O ciprofibrato não deve ser usado junto com outros remédios da mesma classe de fibratos, como fenofibrato, bezafibrato, clofibrato ou genfibrozila, por exemplo.

Vídeos relacionados