A cianose é uma condição caracterizada pela coloração azulada da pele, unhas ou boca, sendo normalmente um sintoma de doenças que podem interferir na oxigenação e circulação do sangue, como a insuficiência cardíaca congestiva (ICC) ou a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Como a alteração da oxigenação do sangue pode ser considerada uma alteração grave, é importante que a sua causa seja identificada e o tratamento adequado seja iniciado, pois assim é possível evitar complicações.

Tipos de cianose
A cianose pode ser classificada de acordo com a velocidade, fluxo da circulação do sangue e quantidade de sangue oxigenado que chegam aos órgãos em:
- Periférica, que acontece quando a velocidade da circulação é diminuída, não havendo circulação suficiente de sangue oxigenado para todo o corpo;
- Central, em que o sangue já chega nas artérias sem oxigênio, sendo a causa principal doenças pulmonares;
- Mista, que ocorre quando não só o processo de oxigenação que ocorre nos pulmões é prejudicada como também o coração não consegue promover o transporte suficiente de sangue oxigenado.
É importante que sejam feitos exames para que seja identificado o tipo de cianose e a sua causa para que o tratamento possa ser iniciado logo em seguida.
O diagnóstico é feito a partir de exame físico, avaliação do história clínica da pessoa e exames laboratoriais que avaliam a concentração de hemoglobina no sangue e a eficiência das trocas gasosas, que é verificado por meio do exame de gasometria arterial. Entenda o que é e como é feito o exame de gasometria arterial.
Principais causas
A cianose pode ser causada por qualquer condição que interfira no processo de oxigenação e transporte do sangue e pode acontecer tanto na vida adulta quando em recém-nascidos. As principais causas da cianose são:
- Doenças pulmonares, como DPOC, embolia pulmonar ou pneumonia grave, por exemplo;
- Doenças cardíacas, com ICC ou trombose;
- Intoxicação por medicamentos, como a Sulfa, por exemplo;
- Tetralogia de Fallot ou Síndrome do bebê azul, que é uma doença genética caracterizada por alterações no coração que diminuem sua eficiência;
- Alterações na hemoglobina, que podem ser identificadas por meio do teste do pezinho logo após o nascimento.
Além disso, é comum a cianose quando há exposição prolongada ao frio, ambiente muito poluído ou em elevadas altitudes, pois diminuem a eficiência da circulação sanguínea.
Como é feito o tratamento
O tratamento da cianose é feito de acordo com a causa, podendo ser indicado o uso de máscaras de oxigênio, prática de exercícios físicos para melhorar a circulação sanguínea e o processo de oxigenação, ou usar roupas mais quentes, quando a cianose for causada pelo frio, por exemplo.