Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar a chia para emagrecer

Para emagrecer, deve-se consumir diariamente 1 colher de sopa desta semente misturada com água antes do almoço e do jantar, pois ela dá a sensação de saciedade e diminui a absorção de calorias no intestino.

Para fazer da forma correta, deve-se colocar 1 colher de sementes de chia em meio copo de água e deixar descansar por 15 minutos, para que as sementes absorvam água, bebendo a mistura 20 minutos antes da refeição.

Como usar a chia para emagrecer

Porque a chia emagrece

A chia emagrece devido à presença de nutrientes que controlam a fome e trazem benefícios ao corpo, como:

  • Fibras: dão a sensação de saciedade e diminuem a absorção de gordura no intestino;
  • Ômega-3: gordura boa, que reduz a inflamação no corpo e protege o coração;
  • Proteínas: dão a sensação de saciedade e fazem a fome demorar mais a voltar.

Para que o efeito emagrecedor da chia funcione, é importante consumir pelo menos 2 litros de água por dia, pois a água juntamente com as sementes é que vai aumentar a saciedade e melhorar o trânsito intestinal.

Para emagrecer com saúde é importante comer os alimentos certos na hora certa, o que nem sempre é fácil devido a presença da fome. Por isso, veja o que você precisa fazer para não ficar com fome no vídeo a seguir:

Óleo de chia em cápsulas

Além da semente fresca, também é possível utilizar o óleo de chia em cápsulas para emagrecer e queimar gordura. Para isso, deve-se consumir de 1 a 2 cápsulas do óleo antes do almoço e do jantar, pois assim o seu efeito é semelhante ao da chia fresca.

No entanto, é importante lembrar que o uso de chia em cápsulas só deve ser feito por crianças e mulheres grávidas ou que amamentam segundo orientação do médico ou do nutricionista.

Além de emagrecer, essa semente também melhora a saúde do coração e controla a diabetes, por isso veja mais benefícios da chia

Receitas com chia 

Bolo com chia 

Como usar a chia para emagrecer

Essa receita de bolo integral com chia ajuda ajuda a reduzir a prisão de ventre porque aumenta e hidrata o bolo fecal, regulando o trânsito intestinal.

Pode-se também adicionar as sementes de chia em outra receita de bolo porque a chia não prejudica o sabor original e aumenta o valor nutricional da receita. Além disso, a chia também pode ser usada em saladas, vinagrete, vitaminas de fruta ou no iogurte, por exemplo, para aumentar a quantidade de fibra da dieta.

Ingredientes

  • 340 g de alfarroba em lascas,
  • 115 g de margarina,
  • 1 xícara de açúcar mascavo,
  • 1 xícara de farinha de trigo integral,
  • Meia xícara de chia,
  • 4 ovos médios,
  • 1/4 de xícara de cacau em pó,
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha,
  • Meia colher de chá de fermento.

Modo de preparo:

Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Derreter as lascas de alfarroba em banho-maria e guardar. Em outro recipiente, bater o açúcar com a margarina e adicionar os ovos e misturar à alfarroba e à baunilha mexendo bem. Peneirar o cacau em pó, a farinha, a chia e o fermento. Misturar, no final, os outros ingredientes e levar ao forno por 35 a 40 minutos.

Também é possível acrescentar nozes, amêndoas ou outros frutos secos no topo do bolo, antes de colocar no forno, para mudar o sabor e obter os benefícios desses alimentos.

Panqueca com chia 

Como usar a chia para emagrecer

Esta receita de panqueca com chia é uma excelente forma para combater a prisão de ventre de forma deliciosa, pois a chia é uma semente com muita fibra que ajuda a regular o intestino.

Além disso, as sementes de chia, também são ótimas para combater a gastrite e controlar o nível de açúcar no sangue, no caso da diabetes.

Para melhorar a panqueca, é possível rechear a panqueca com o seu recheio de preferência, que pode ser doce ou salgado, dependendo do objetivo de cada dieta.

Ingredientes:

  • ½ xícara de sementes de chia
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • ½ xícara de leite de soja em pó
  • 1 pitada de sal
  • 3 xícaras e meia de água

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes numa tigela e mexer bem, até que fique um creme homogêneo.

Para fritar a panqueca, molhe uma folha de papel de cozinha com o óleo (ou azeite) para untar a forma. Com a ajuda de uma concha de feijão, coloque um pouco da massa da panqueca na frigideira até que fique corada e então vire para dourar do outro lado.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar