Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Chá de Sene para emagrecer: realmente funciona?

O chá de sene é um remédio caseiro que é popularmente utilizado por pessoas que querem emagrecer rápido. No entanto, esta planta não tem qualquer influência comprovada sobre o processo de emagrecimento e, por isso, não deve ser usada para esse efeito, especialmente se não existir supervisão por parte de um nutricionista, médico ou naturopata.

Para emagrecer, o mais importante é seguir uma dieta equilibrada e orientada por um nutricionista, assim como fazer exercício físico regular. O uso de suplementos também pode acontecer, mas deve ser sempre orientado por um profissional de saúde especialista na área do emagrecimento, que recomende suplementos com efeito comprovado e na dose correta.

Chá de Sene para emagrecer: realmente funciona?

Porque o sene é conhecido para emagrecer

Embora não tenha efeito comprovado para emagrecer, o uso deste chá tornou-se popular por causa de relatos que afirmam que causa uma perda rápida de peso em menos de 24 horas. E de fato, existem pessoas que podem perder peso após seu uso, mas isso não acontece pelo processo de emagrecimento, mas sim pelo esvaziamento do intestino. Isso acontece porque o sene é uma planta com uma ação laxante muito forte, que faz com que pessoas que sofrem de prisão de ventre consigam eliminar as fezes que foram se acumulando no intestino. Assim, quando a pessoa elimina essas fezes fica mais leve, parecendo ter perdido peso.

Além disso, também não é incomum escutar que o nutricionista receitou o uso do chá de sene para emagrecer, mas isso normalmente é feito por um período curto, de até 2 semanas, para limpar o intestino e eliminar toxinas, de forma a preparar o corpo para o novo plano alimentar, sendo que os resultados acabam vindo das alterações na dieta e não do uso do laxante.

Como o sene funciona no intestino?

O chá de sene tem um forte efeito laxante porque a planta é muito rica em senósidos do tipo A e B, substâncias que têm a capacidade de estimular o plexo mioentérico, que é responsável por aumentar a contração do intestino, empurrando as fezes para fora.

Além disso, o sene também tem uma boa quantidade de mucilagens, que acabam absorvendo a água do organismo, o que torna as fezes mais moles e fáceis de eliminar.

Saiba mais sobre o sene e como usar corretamente.

É seguro usar laxantes para emagrecer?

Os laxantes podem fazer parte do processo de emagrecimento, mas devem ser usados por curtos períodos e com supervisão de um profissional de saúde, servindo apenas para limpar o organismo de toxinas e preparar o corpo para o processo de emagrecimento.

Assim, os laxantes não devem ser usados como o principal responsável por emagrecer, já que o seu uso excessivo, ou crônico, pode causar vários problemas de saúde como:

  • Perda da capacidade para defecar: acontece porque os nervos da região perdem sua sensibilidade, ficando dependentes do uso de um laxante para provocar os movimentos intestinais;
  • Desidratação: os laxantes causam um funcionamento muito rápido do intestino, o que diminui o tempo que o corpo tem para reabsorver água, que acaba sendo eliminada em excesso com as fezes;
  • Perda de minerais importantes: junto com a água, o corpo também pode eliminar minerais em excesso, principalmente sódio e potássio, que são importantes para o funcionamento dos músculos e do coração, por exemplo;
  • Sangramento pelas fezes: é causado pela irritação excessiva do intestino pelo uso dos laxantes;

Várias destas consequências podem afetar o funcionamento dos órgãos internos, o que pode, a longo prazo, resultar em doenças cardíacas graves, colocando a vida em risco.

Dessa forma, os laxantes, de qualquer tipo, não devem ser usados para emagrecer, especialmente quando não existe supervisão por um profissional de saúde.

Veja um vídeo da nossa nutricionista explicando porque os laxantes não são uma boa opção para emagrecer:

LAXANTE FUNCIONA PARA EMAGRECER?

116 mil visualizações

Bibliografia >

  • BALASANKAR, D. et al.. Senna – A Medical Miracle Plant. Journal of Medicinal Plants Studies. Vol.1. 41-46, 2013
  • CORNELL HEALTH. Laxative Use: What to Know. Disponível em: <https://health.cornell.edu/sites/health/files/pdf-library/LaxativeUse.pdf>. Acesso em 28 Mai 2019
  • CCI. Laxative Misuse . 2018. Disponível em: <https://www.cci.health.wa.gov.au/~/media/CCI/Mental%20Health%20Professionals/Eating%20Disorders/Eating%20Disorders%20-%20Information%20Sheets/Eating%20Disorders%20Information%20Sheet%20-%2018%20-%20Laxative%20Misuse.pdf>. Acesso em 28 Mai 2019
  • RAJU, B. G. Solomon et al.. A herbal plant Cassia Angustifolia. Journal of Atoms and Molecules. Vol.1. 1-5, 2011
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem