Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Causas do Câncer do Colo do Útero

A principal causa de câncer de colo do útero é a presença do HPV, uma doença sexualmente transmissível causada pelo Papiloma Vírus Humano, pois ele estimula o surgimento de alterações no DNA das células, levando ao surgimento do câncer.

Esse tipo de câncer surge principalmente em mulheres entre 40 e 60 anos de idade, e outros fatores de risco que podem favorecer o desenvolvimento desta doença são:

  • Ter vários parceiros sexuais;
  • Não usar preservativo durante o contato íntimo;
  • Fumar;
  • Não ter uma boa higiene íntima;
  • Usar remédio anticoncepcional;
  • Ter alguma DST, como herpes genital ou AIDS;
  • Ter tido vários partos.
Causas do Câncer do Colo do Útero

Além disso, é importante lembrar que a endometriose ou histórico familiar não estão ligados ao aumento do risco de câncer de colo do útero.

Como prevenir

A principal forma de prevenir o câncer de colo do útero é evitar a infecção pelo HPV ou identificar e tratar a doença logo no início. A evolução do HPV é lenta e pode demorar entre 10 e 20 anos até que o vírus cause câncer, e por isso o acompanhamento com o ginecologista e o tratamento adequado da doença são eficazes para prevenir complicações. Saiba como tratar o HPV.

Assim, deve-se ir ao ginecologista fazer o exame de papanicolau pelo menos uma vez por ano, além de tomar a vacina contra o HPV, que é indicada para mulheres entre 9 e 26 anos.

Além disso, parar de fumar, usar sempre preservativo nas relações íntimas e e ter uma boa higiene íntima também são medidas que ajudam a evitar esse tipo de câncer.

Veja como é feito o tratamento do câncer de colo do útero.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...