Caroço atrás da orelha: o que pode ser (e o que fazer)

O caroço atrás da orelha pode ser causado por acne, íngua, cisto sebáceo, ou ainda indicar um lipoma, um queloide ou um cisto dermoide, por exemplo.

De forma geral, o caroço ou bolinha atrás da orelha, não provoca dor, coceira ou desconforto. Porém, em casos de inflamação ou infecção do ouvido, podem ser notados sintomas como dor, febre, vermelhidão e dor de cabeça, por exemplo.

Assim, se o caroço atrás da orelha provocar dor, levar muito tempo para desaparecer ou aumentar de tamanho, é importante consultar o clínico geral, dermatologista ou pediatra, para identificar a causa e indicar o tratamento adequado.

Imagem ilustrativa número 1

O caroço atrás da orelha pode ser:

1. Íngua

O caroço atrás da orelha pode indicar uma íngua, que é é o aumento dos gânglios linfáticos e que geralmente indicam uma infecção ou inflamação ou pode ser causada por doenças autoimunes, uso de remédios ou até mesmo câncer, por exemplo.

A íngua pode ou não ser dolorosa, e costumam durar entre 3 e 30 dias. No entanto, se a íngua continuar a crescer, durar mais do que 30 dias ou for acompanhada de perda de peso, febre, suor noturno ou coceira na pele, é importante ir ao médico, para fazer o tratamento adequado.

O que fazer: é aconselhado consultar o clínico geral, para avaliar a causa da íngua e indicar o tratamento adequado, caso seja necessário.

Assim, o médico poderá recomendar repouso e hidratação, o uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, ou a realização de uma cirurgia, por exemplo.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Acne

Na acne, os poros da pele podem ficar bloqueados devido ao excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas, formando uma espinha que pode provocar o surgimento de um caroço atrás da orelha e dor.

Embora seja mais raro, a acne também pode afetar a pele que fica na região atrás da orelha, levando ao aparecimento de um caroço que vai desaparecendo sozinho.

O que fazer: o tratamento da acne deve ser orientado pelo dermatologista, que pode indicar o uso de remédios, como antibióticos, anti-inflamatórios, retinoides e anticoncepcionais orais, no caso de mulheres.

Outros tratamentos que podem ser recomendados pelo médico são radiofrequência, fototerapia, laser, peeling químico ou aplicação de corticoides diretamente na acne.

Leia também: Acne: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-acne

3. Cisto sebáceo

Outra possível causa de caroço atrás da orelha é o cisto sebáceo, que é um tipo de caroço arredondado que se forma sob a pele, que mede poucos centímetros, geralmente é macio ao toque e não dói, e pode surgir em qualquer região do corpo.

Quando o cisto fica inflamado, pode causar sintomas como dor, vermelhidão, aumento da temperatura no local afetado, sensibilidade e formação de pus.

O que fazer: o cisto sebáceo normalmente não é sinal de gravidade e, por isso, o dermatologista pode indicar apenas a aplicação de compressa morna por 15 minutos no local, para favorecer a saída espontânea do conteúdo do cisto.

Entretanto, em casos de inflamação ou infecção, o dermatologista pode fazer uma drenagem ou cirurgia e indicar o uso de antibióticos.

4. Mastoidite

O caroço atrás da orelha pode indicar mastoidite é uma infecção no osso localizado atrás da orelha, que pode acontecer devido a uma infecção de ouvido que não foi tratada adequadamente.

Este problema é mais comum em crianças, mas pode surgir em qualquer idade, podendo ser acompanhado de outros sintomas como dor no ouvido, febre, vermelhidão, calor, inchaço e aumento da sensibilidade no local.

O que fazer: em casos de suspeita de mastoidite, é aconselhado consultar o otorrinolaringologista, clínico geral ou pediatra.

Assim, o médico poderá fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento adequado, que normalmente é feito com o uso de antibióticos diretamente na veia por cerca de 2 semanas.

Nos casos mais graves, o tratamento também pode envolver a drenagem da secreção do ouvido por meio de cirurgia ou a cirurgia para remover a parte do osso afetada pela infecção.

Leia também: Mastoidite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/mastoidite

5. Lipoma

O lipoma é um tipo de tumor benigno que pode causar o surgimento de um caroço atrás da orelha e geralmente não causa dor ou outro sintoma.

No entanto, os lipomas maiores podem pressionar ou obstruir algum tecido em volta e causar sintomas como dor no local e sinal de inflamação, como vermelhidão ou aumento da temperatura local. Conheça melhor os sintomas do lipoma.

O que fazer: geralmente, não é necessário nenhum tratamento para o lipoma. Entretanto, quando causa incômodos estéticos ou o lipoma é muito grande, causando dor ou dificuldade de realizar as tarefas do dia a dia, o médico pode realizar uma lipossucção ou cirurgia para sua retirada.

6. Queloide

O caroço atrás da orelha pode ser causado pelo queloide, que é um tipo de cicatriz que pode surgir devido a cicatrização anormal de feridas em resposta a uma inflamação ou trauma na pele.

O queloide pode também causar sintomas como cicatriz irregular, brilhante, sem pelos, podendo ser firme ou macia.

O que fazer: o tratamento do queloide nem sempre é necessário. No entanto, pode ser feito  pelo dermatologista se o queloide causa desconforto estético ou dor ou sensação de queimação.

Assim, o médico pode indicar o uso de pomadas, como a Kelo-cote, a Cicatricure gel e a Celacyn hidrogel, por exemplo. Veja uma lista completa de pomadas para queloide.

Além disso, o médico também administrar injeções de corticoides, fazer sessões de crioterapia, laser ou radioterapia e, em alguns casos, a realização de cirurgia

Leia também: Queloide: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-queloide

7. Cisto dermoide

Embora seja raro de surgir nesse local, o cisto dermoide é uma possível causa de caroço atrás da orelha que não dói.

O cisto dermoide é um tipo de tumor benigno que cresce lentamente e que, em casos de complicação, também pode causar a presença de secreção e dor no nódulo.

O que fazer: é aconselhado consultar o clínico geral ou dermatologista, para confirmar a suspeita de cisto dermoide. Assim, se for necessário, o médico realizará uma cirurgia para retirar o cisto.

Vídeos relacionados

LIPOMA: o que é esse caroço na pele?

09:59 | 33.208 visualizações