A candidíase intestinal acontece quando o sistema imunológico encontra-se enfraquecido, favorecendo a proliferação exagerada do fungo Candida albicans no intestino.
Os sintomas mais comuns da candidíase intestinal incluem dor abdominal, inchaço, gases e alterações nos hábitos intestinais, e podem estar associados a doenças inflamatórias intestinais, uso prolongado de antibióticos e má alimentação, por exemplo.
O tratamento é indicado pelo gastroenterologista para restabelecer o equilíbrio da flora intestinal, principalmente por meio da alimentação, com aumento de fibras e probióticos, e, em alguns casos, o uso de medicamentos antifúngicos.
Principais sintomas
Os sintomas da candidíase intestinal estão frequentemente associados com a doença que levou ao desequilíbrio da flora intestinal, podendo causar:
- Inchaço abdominal;
- Excesso de gases;
- Desconforto ou dor na barriga;
- Alternância entre diarreia e constipação;
- Náuseas leves.
Embora pequenos resíduos esbranquiçados nas fezes possam levantar suspeita de proliferação do fungo, a candidíase intestinal geralmente não apresenta sinais visuais claros nas fezes.
Em casos raros, quando a barreira intestinal está comprometida, o fungo pode atravessar a parede intestinal e entrar na corrente sanguínea, provocando sintomas como febre, fadiga e erupções na pele, causando uma infecção sistêmica.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da candidíase intestinal é feito pelo gastroenterologista ou, em casos mais complexos, pelo infectologista, através da avaliação dos sintomas e do histórico de saúde da pessoa.
Marque uma consulta com o gastroenterologista mais próximo da sua região para uma avaliação:
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar exames como cultura de fezes ou testes moleculares que detectam a presença de Candida albicans. Entenda como é feita a cultura de fezes.
Além disso, se houver suspeita de infecção no sangue, o médico também pode indicar exame de hemocultura, que detecta a presença do fungo na corrente sanguínea.
O que pode causar
A candidíase intestinal ocorre quando há um desequilíbrio da flora intestinal, geralmente relacionado ao enfraquecimento do sistema imunológico, causado por:
- Doença de Crohn;
- Síndrome do Intestino Irritável;
- Doenças autoimunes, como lúpus e doença celíaca;
- Doenças crônicas, como o câncer e AIDS;
- Má alimentação;
- Estresse físico e emocional;
- Uso prolongado de antibióticos ou medicamentos imunossupressores.
Em condições normais, o fungo Candida albicans vive no intestino sem causar problemas, porém, quando esse equilíbrio é alterado, o fungo pode se multiplicar excessivamente.
Disbiose causa candidíase intestinal?
A disbiose, que é o desequilíbrio da flora intestinal, pode favorecer o crescimento excessivo do fungo Candida albicans no intestino, contribuindo para o desenvolvimento da candidíase intestinal. Entenda melhor o que é disbiose.
Tratamento para candidíase intestinal
O tratamento da candidíase intestinal envolve principalmente restaurar o equilíbrio da flora intestinal e controlar o crescimento excessivo do fungo, podendo incluir:
1. Mudança alimentar
É recomendada a adequação da alimentação, reduzindo o consumo de açúcares refinados e alimentos ultraprocessados, que favorecem a proliferação do fungo.
Além de incluir frutas, verduras e cereais integrais, que favorecem a saúde intestinal, e consumir alimentos probióticos, como iogurte natural e kefir, que ajudam a restaurar o equilíbrio da microbiota.
Leia também: Dieta para candidíase: o que comer para combater a infecção tuasaude.com/dieta-para-candidiaseA alimentação para candidíase intestinal deve ser orientada pelo nutricionista, que avaliará cada caso individualmente para indicar a dieta mais adequada.
2. Medicação
Em alguns casos, o médico pode prescrever medicamentos antifúngicos, como fluconazol ou nistatina, especialmente se houver sintomas persistentes.
Além disso, é importante corrigir fatores que comprometem a imunidade, como doenças crônicas ou uso prolongado de antibióticos.