A cana-de-macaco, também conhecida como cana-do-brejo, é uma planta medicinal que possui propriedade adstringente, anti-inflamatória, diurética, nefroprotetora e tônica e, por isso, poderia ser utilizada para auxiliar no tratamento de problemas nos rins e no sistema urinário e alterações menstruais, por exemplo.
O nome científico dessa planta é Costus spicatus e pode ser encontrada em algumas lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, no entanto o seu uso não deve substituir o tratamento indicado pelo médico, sendo apenas um complemento. Além disso, é importante consultar o fitoterapeuta, médico ou nutricionista antes de iniciar o uso da cana-do-brejo, pois o consumo em excesso pode interferir no funcionamento correto dos rins, por exemplo.

Para que serve
A cana-de-macaco possui ação adstringente, antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória, nefroprotetora, depurativa, diurética, emoliente, sudorífera e tônica, podendo ser utilizada para auxiliar no tratamento de diversas situações, sendo as principais:
- Cálculos renais;
- Alterações menstruais;
- Infecções sexualmente transmissíveis;
- Dor nas costas;
- Dor reumática;
- Dificuldade para urinar;
- Hérnia;
- Inchaços;
- Inflamação na uretra;
- Úlceras;
- Infecções urinárias.
Além disso, a cana-de-macaco promove o fortalecimento da imunidade e pode ser usada para tratar dores musculares, contusões e ajudar no processo de emagrecimento, sendo importante que o seu uso seja orientado pelo médico ou fitoterapeuta.
Como usar a cana-de-macaco
A cana-de-macaco pode ser usada para preparar chá, que pode ser feito com a folha e a haste da planta. Para preparar o chá, basta adicionar 20 gramas de folha e de haste em 1 litro de água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber o chá morno ao longo do dia, de acordo com a orientação do fitoterapeuta ou médico.
Efeitos colaterais e contraindicações
A Cana-de-Macaco não está associada a efeitos colaterais, no entanto seu uso em excesso ou prolongado pode resultar a danos nos rins, já que possui propriedade diurética. Por isso, é importante que o consumo da planta seja feito conforme orientação do médico ou fitoterapeuta. Além disso, gestantes e mulheres em fase de amamentação não devem consumir o chá ou qualquer outro produto que seja feito com essa planta.