Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

A camisinha estourou. E agora?

Dezembro 2019

A camisinha é um método contraceptivo que serve para prevenir uma gravidez e para evitar a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis, porém, caso ela estoure, perde a eficácia, havendo o risco de gravidez e da transmissão de doenças. 

Por esse motivo, é muito importante usar o preservativo corretamente e, para isso, deve ser colocado no momento certo, evitando usar se estiver vencido ou danificado.

A camisinha estourou. E agora?

O que fazer?

Se a camisinha romper, o ideal é que a mulher tome a pílula do dia seguinte, para evitar uma gravidez indesejada, caso não esteja a usar outro anticoncepcional, como a pílula anticoncepcional, anel vaginal ou DIU, por exemplo.

Relativamente às IST's, não há forma de evitar a transmissão, por isso, a pessoa deve estar atenta a possíveis sinais ou sintomas de IST's, de forma a ir ao médico atempadamente e evitar complicações.

Porque acontece?

Alguns dos fatores que podem levar ao rompimento do preservativo podem ser:

  • Falta de lubrificação;
  • Utilização de forma errada, como desenrolar o preservativo fora do pênis e colocá-lo depois; exercer muita pressão ou fazer muita força contra o pênis;
  • Utilização de lubrificantes à base de óleo, que podem danificar o preservativo;
  • Utilização de um preservativo com a validade vencida, com uma cor alterada ou que esteja muito grudento;
  • Reutilzação de preservativos;
  • Utilização de preservativo masculino durante o período em que a mulher está a fazer tratamento com antifungicos, como o miconazol ou econazol, que são substâncias que danificam o látex da camisinha.

Para esta última situção, existe a possibilidade de utilizar preservativos masculinos de outro material ou uma camisinha feminina. Veja como é a camisinha feminina e saiba como utilizar corretamente.

O que fazer para evitar que a camisinha estoure?

Para evitar que a camisinha estoure, a pessoa deve-se assegurar que ela está dentro do prazo de validade, que a embalagem não está danificada, e abrir a embalagem com as mãos, evitando utilizar objetos cortantes, os dentes ou as unhas.

A lubrificação também é muito importante para que o preservativo não rompa com a fricção, por isso, caso não seja suficiente, pode-se usar um lubrificante à base de água. Geralmente os preservativos já contêm lubrificante, porém, pode não ser suficiente.

Além disso, a utilização correta da camisinha também é muito importante. O homem deve colocá-la do lado correto assim que obter uma ereção, mas antes do pênis ter algum contato genital, oral ou anal.

Assista ao vídeo seguinte e saiba quais os erros mais comuns na hora de colocar a camisinha e como fazê-lo corretamente, passo-a-passo:

COMO COLOCAR A CAMISINHA CORRETAMENTE

160 mil visualizações

Bibliografia >

  • PLANEJAMENTO FAMILIAR: UM MANUAL GLOBAL PARA PROFI SSIONAIS E SERVIÇOS DE SAÚDE. Preservativos Masculinos. Disponível em: <http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1340374380Portuguese-Chapter13.pdf>. Acesso em 12 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem