Cambuci: o que é, benefícios da fruta e como consumir (com receitas)

Atualizado em dezembro 2023

O cambuci (Campomanesia phaea) é uma fruta nativa da Mata Atlântica brasileira que fornece muitos benefícios para a saúde, como favorecer o emagrecimento, evitar a diabetes, ajudar a combater a anemia e prevenir o envelhecimento precoce.

Os benefícios dessa fruta são possíveis, porque o cambuci é rico em fibras, vitamina C e polifenóis, que são nutrientes e compostos bioativos com ação sacietogênica, laxativa, hipoglicemiante, antioxidante e anti-inflamatória.

O cambuci tem uma polpa suculenta e macia, e um sabor adocicado e ácido, podendo ser consumido ao natural, com ou sem casca. Essa fruta também pode ser usada em receitas como sucos, mousses, sorvetes, bolos, molhos e licores.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios e para que serve

As principais indicações do cambuci para a saúde são:

1. Favorecer o emagrecimento

O cambuci favorece o emagrecimento por ser uma fruta rica em fibras, que formam um tipo de gel no estomago, prolongando o tempo de digestão dos alimentos e aumentando a saciedade ao longo do dia.

Além disso, o cambuci é pobre em calorias, sendo, por isso, uma boa opção de fruta para incluir em dietas de emagrecimento. Veja outras frutas com poucas calorias que ajudam a emagrecer.

É importante lembrar que, para emagrecer, o cambuci deve fazer parte de uma dieta saudável e da prática regular de exercícios físicos.

2. Prevenir a diabetes

Por ser rico em fibras, o cambuci promove o controle da velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue e prevenindo, assim a resistência à insulina e a diabetes.

3. Ajudar a combater a anemia

O cambuci é uma fruta rica em vitamina C, um nutriente que ajuda a combater a anemia por favorecer a absorção do ferro presente nos alimentos, ajudando na formação da hemoglobina, um componente das hemácias que é responsável pelo transporte de oxigênio pelo organismo e que normalmente está reduzida na anemia.

4. Evitar doenças cardiovasculares

Sendo uma fruta rica em antioxidantes, como polifenois, taninos e vitamina C, o cambuci impede a oxidação das células de gordura, ajudando a regular os níveis de colesterol “ruim”, LDL, no sangue e prevenindo, assim, o surgimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, derrame ou infarto. Veja uma lista com outros alimentos antioxidantes.

5. Combater a prisão de ventre

As fibras, presentes em ótimas quantidades no cambuci, aceleram o trânsito intestinal e aumentam o volume das fezes, facilitando a evacuação e ajudando, por isso, a combater a prisão de ventre, principalmente quando consumida juntamente com quantidades adequadas de água.

6. Prevenir o envelhecimento precoce

Por conter polifenois, que são compostos orgânicos antioxidantes e anti-inflamatórios, o cambuci ajuda a prevenir o envelhecimento precoce por melhorar a circulação de sangue e combater os radicais livres. Conheça melhor sobre os benefícios dos polifenóis.

Além disso, o cambuci é rico em vitamina C, um nutriente essencial para a produção de colágeno pela pele, diminuindo a flacidez e as linhas de expressão.

7. Fortalecer o sistema imunológico

O cambuci fortalece o sistema imunológico, porque a vitamina C, presente em ótimas quantidades nessa fruta, melhora as funções das células de defesa do organismo, ajudando a combater a microrganismos como vírus, bactérias e fungos.

8. Ajudar a evitar o câncer

O cambuci pode ajudar a evitar o surgimento do câncer, porque combate o excesso de radicais livres, prevenindo o estresse oxidativo das células saudáveis e evitando, assim, a formação de células cancerígenas. Conheça outros alimentos que ajudam a prevenir o câncer.

Tabela de informação nutricional

A seguinte tabela possui a informação nutricional de 100g, o que equivale a cerca de 2 unidades, de cambuci com casca:

Componentes 2 unidades (100 g) de cambuci com casca
Energia 38 calorias
Proteínas 0,35 g
Gorduras 0,88 g
Carboidratos 9,52 g
Fibras 4,5 g
Vitamina C 47 mg
Polifenois 412,1 mg

Os benefícios do cambuci são possíveis somente quando essa fruta faz parte de uma alimentação saudável e variada, associada à prática de exercícios físicos regulares.

Para saber como incluir o cambuci numa dieta saudável, maque sua consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como consumir

O cambuci pode ser consumido com ou sem casca, ao natural, ou usado em receitas como sucos, geleias, sorvetes, licores, bombons, molhos, compotas, mousses e bolo.

Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de cambuci, a ingestão mínima diária recomendada de frutas é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 e 240 g.

Receitas saudáveis com cambuci

Algumas receitas saudáveis e saborosas com cambuci são o suco e o mousse.

1. Suco de cambuci

Ingredientes:

  • 2 cambucis;
  • 300 ml de água filtrada ou fervida;
  • Folhas de manjericão fresco a gosto;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem os muricis e cortar em cubos médios. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater por 2 minutos. transferir para um copo e servir em seguida.

2. Mousse de cambuci

Ingredientes:

  • 7 cambucis;
  • 1 lata de creme de leite light;
  • 1 lata de leite condensado light.

Modo de preparo:

Lavar bem os cambucis, descascar e cortar em cubos grandes. Colocar todos os ingredientes num liquidificador e bater por 3 minutos ou até ficar uma mistura homogênea. Transferir a mistura para taças individuais ou uma tigela grande e levar à geladeira por 4 horas antes de servir.