Data provável do parto: quando o bebê vai nascer?

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
abril 2022

A data provável do parto é o dia em que a gravidez completa 40 semanas, contando a partir da data da última menstruação.

A forma mais simples de calcular a data provável do parto é acrescentar 7 dias ao 1° dia da última menstruação, e 9 meses ao mês que ocorreu. Por exemplo, caso a data da última menstruação tenha sido no dia 12 de agosto, se deve adicionar 7 dias ao dia 12, e 9 meses ao mês 8, resultando no dia 19 de maio.

No entanto, pode também utilizar a nossa calculadora online:

Erro

A data provável do parto é apenas um direcionamento para a gestante, e pode não mostrar exatamente o dia em que o bebê irá nascer. Isso porque o bebê pode nascer antes das 40 semanas de gravidez ou após essa data. 

Como saber a data do parto pelo ultrassom 

O ultrassom é a forma mais precisa de calcular a data provável do parto, pois permite que o obstetra observe os parâmetros de crescimento, e os compare com os dados de uma tabela que indica quais as características e tamanhos que o bebê deve apresentar em cada semana da gestação. Com esses dados, o médico consegue prever, com maior precisão, a data possível para o parto.

Ainda que mais precisa, essa data pode, na mesma, ser alterada, isso porque quem decide o momento do nascimento é o próprio bebê em conjunto com o corpo da mulher, especialmente se se tratar de um parto vaginal. Veja como preparar a mala da mãe e bebê para a maternidade.

Como saber a data do parto pela concepção 

Caso se tenha a certeza do dia da concepção, basta adicionar 280 dias e dividir por 7, que representa os dias da semana. O resultado será com quantas semanas provavelmente o bebê nascerá, em seguida basta verificar o dia e o mês após as semanas obtidas no resultado.

Por exemplo: 12 de agosto + 280 dias / 7 = 41 semanas. Posteriormente, localizar 12 de agosto no calendário e considerar esse dia como a primeira semana e contar 41 semanas, o que significa que o bebê provavelmente nascerá em 19 de maio.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em abril de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • STATPEARLS. Estimated Date of Delivery . Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK536986/>. Acesso em 03 set 2020
  • HUM REPROD. Length of human pregnancy and contributors to its natural variation. 2013. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3777570/>. Acesso em 03 set 2020
Mostrar bibliografia completa
  • STATPEARLS. Pregnancy Dating. 2020. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK442018/>. Acesso em 03 set 2020
  • FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA. MANUAL DE ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL. Disponível em: <https://www.febrasgo.org.br/images/arquivos/manuais/Manuais_Novos/Manual_Pre_natal_25SET.pdf>. Acesso em 03 set 2020
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.