Bifidobacterium lactis: para que serve e como usar

O Bifidobacterium lactis é um probiótico que pode ser indicado para ajudar no tratamento da diarreia ou prisão de ventre, além de melhorar a imunidade e combater as cólicas infantis.

Também conhecido como Bifidobacterium animalis subsp. lactis, este suplemento está disponível na forma de cápsulas, sachês, gotas orais ou na forma de iogurte enriquecido, podendo ou não ser combinado com outros probióticos.

Leia também: Probióticos: o que são, benefícios (e como tomar) tuasaude.com/o-que-sao-os-probioticos

No entanto, o Bifidobacterium lactis deve ser usado somente com a indicação e orientação do médico ou nutricionista, conforme o objetivo a ser tratado e a idade da pessoa.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve o Bifidobacterium lactis

O Bifidobacterium lactis é indicado para:

1. Tratar a prisão de ventre

Bifidobacterium lactis pode ser indicado para ajudar a tratar a prisão de ventre. A cepa Bifidobacterium lactis HN019 melhora a constipação e os sintomas gastrointestinais em adultos, aumentando a frequência de evacuações e diminuindo o tempo de trânsito do intestino.

Bifidobacterium animalis subsp. lactis tem sido associado à melhora da saúde gastrointestinal de forma geral e redução de sintomas como distensão e desconforto abdominal.

2. Diminuir os episódios e a duração da diarreia

Bifidobacterium lactis diminui os episódios e a duração da diarreia e febre em crianças.

Este probiótico também ajuda a microbiota a se recuperar após o uso de antibióticos, podendo também proteger contra a diarreia causada por esses medicamentos.

Leia também: Remédios para diarreia: opções de farmácia e caseiras tuasaude.com/remedio-para-diarreia

3. Melhorar a imunidade

Por ter propriedades imunomoduladoras, o Bifidobacterium lactis melhora a imunidade em idosos, favorecendo o aumento da atividade das células de defesa.

A cepa HN019 do Bifidobacterium lactis ajuda a proteger os enterócitos, as células que revestem o intestino delgado e grosso, responsáveis por absorver nutrientes, água e eletrólitos, contra respostas inflamatórias induzidas por patógenos.

Além disso, o Bifidobacterium lactis também pode ajudar a aliviar os sintomas de alergias, como rinite alérgica sazonal, por exemplo.

4. Ajudar a tratar inflamações intestinais

Bifidobacterium lactis ajuda a tratar inflamações intestinais, aliviando os sintomas de condições como colite e enterocolite.

Isso acontece porque este probiótico auxilia na manutenção e função da integridade do revestimento interno do intestino, além de diminuir as respostas inflamatórias.

5. Combater cólicas infantis

A cepa HN019 de Bifidobacterium lactis ajuda a combater as cólicas infantis, diminuindo o choro e a agitação excessivos em bebês amamentados, pois aumenta a quantidade de Bifidobacterium e diminui outros micróbios no intestino que são associados à cólica.

Bifidobacterium lactis também aumenta o butirato no intestino, um ácido graxo que é usado como principal fonte de energia pelas células intestinais.

Este suplemento também aumenta os peptídeos antimicrobianos e melhora a função da barreira intestinal da criança.

Leia também: Cólica em bebê: 8 possíveis causas (e o que fazer) tuasaude.com/colica-em-bebe

6. Aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável

Bifidobacterium lactis ajuda aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável, ajudando principalmente no alívio da prisão de ventre, ao acelerar o tempo do trânsito intestinal.

Este suplemento também ajuda a aliviar sintomas como barriga inchada, excesso de gases e desconforto abdominal.

Como usar

O Bifidobacterium lactis deve ser usado conforme a cepa de microrganismos usada:

  • Bifidobacterium lactis HN09: 1 x 10e9 UFC ou  1 x 10e 10 UFC por dia;
  • Bifidobacterium lactis NCC2818: 1 x 10e9 UFC por dia.

Entretanto, a dosagem indicada varia o objetivo a ser tratado e a idade da pessoa. Assim, esse suplemento deve ser usado sempre com a indicação do médico ou nutricionista.

Este suplemento pode ser encontrado na forma de cápsulas, sachês em gotas ou na forma de iogurte enriquecido, podendo estar associadas ou não a outros probióticos.

O Bifidobacterium lactis em cápsulas deve ser tomado com um copo de água e o sachê deve ser diluído em água ou suco, tomando-se antes das refeições.

Possíveis efeitos colaterais

Os possíveis efeitos colaterais mais comuns do Bifidobacterium lactis incluem desconforto estomacal leve, como excesso de gases e inchaço. Entretanto, estes sintomas geralmente diminuem à medida que o corpo se adapta aos novos microrganismos.

O risco de efeitos colaterais mais graves é maior em pessoas  com doenças graves ou sistemas imunológicos comprometidos, podendo infecções, bacteremia e fungemia.

Além disso, em casos raros, este suplemento pode causar reações alérgicas, seja devido aos microrganismos probióticos ou a outros ingredientes presentes nos suplementos.

Quem não pode usar

O  suplemento de Bifidobacterium lactis não deve ser usado por pessoas com o sistema imunológico comprometido, doenças graves ou em cuidados intensivos e por bebês recém-nascidos prematuros.

Pessoas com alergia a algum componente do suplemento, também não devem usar o Bifidobacterium lactis.

Assim como com qualquer suplemento, mulheres grávidas ou amamentando, assim como crianças, devem sempre consultar o médico ou nutricionista antes de usar o Bifidobacterium lactis.

Vídeos relacionados

PROBIÓTICOS para um INTESTINO SAUDÁVEL

06:14 | 217.144 visualizações

SíNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL: o que é, sintomas, causas e tratamento

09:25 | 7.464 visualizações