Chá verde em cápsula: para que serve e como tomar

setembro 2022

O chá verde em cápsula é um suplemento alimentar feito com o extrato de folhas secas da planta Camellia Sinensis, que contém catequinas, compostos bioativos com ação termogênica que aceleram o metabolismo e promovem a queima de gordura corporal, podendo ajudar no emagrecimento.

Além disso, o chá verde em cápsula também contém cafeína, uma substância com propriedades estimulantes, ajudando a melhorar a disposição e a concentração. Conheça outros alimentos que contém cafeína.

O chá verde em cápsulas pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias, e a dose recomendada varia de acordo com a concentração de cada suplemento. No entanto, o chá verde em cápsula é contraindicado em situações como gravidez e amamentação e, por isso, o uso desse suplemento só deve ser feito sob orientação de um profissional de saúde especializado no uso de plantas.

Para que serve

O chá verde em cápsulas é preparado com o extrato das folhas da planta Camellia Sinensis e possui ação termogênica, antioxidante e estimulante, podendo ser usadas para:

  • Melhorar a concentração, já que tem boas quantidades de cafeína;
  • Ajudar no emagrecimento, já que pode acelerar o metabolismo e estimular a queima de gordura corporal;
  • Prevenir o envelhecimento precoce, por ter poder antioxidante, combatendo os radicais livres e evitando a flacidez e o surgimento de rugas na pele;
  • Ajudar a desinchar, pois estimula a eliminação do excesso de líquido do corpo, devido ao seu efeito diurético;
  • Proteger contra gripes e resfriados, por ser rico em antioxidantes como flavonoides e catequinas, que fortalecem o sistema imunológico;
  • Controlar a pressão arterial, por conter antioxidantes que melhoram a saúde das artérias e ajudam a relaxar os vasos sanguíneos;
  • Diminuir os níveis de colesterol “ruim” no sangue, porque contém antioxidantes que evitam a oxidação das células de gordura no sangue.

Além disso, as cápsulas de chá verde também podem ajudar a manter a saúde do intestino, evitar doenças neurodegenerativas e melhorar o desempenho durante os treinos. Conheça todos os benefícios do chá verde para a saúde.

Como usar

O uso das cápsulas de chá verde varia de acordo com a dosagem de catequinas que o suplemento possui, sendo recomendado seguir as orientações descritas no rótulo de cada produto. No entanto, as recomendações seguras variam entre 100mg e 338 mg de catequinas por dia, que devem ser ingeridas sempre junto das refeições.

É importante lembrar que o uso do chá verde em cápsulas não é indicado em algumas situações e a ingestão excessiva pode causar alguns problemas de saúde. Por isso, as cápsulas de chá verde só devem ser usadas sob orientação de um profissional de saúde especializado no uso de plantas.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo excessivo do chá verde em cápsulas pode causar náusea, dor de cabeça, insônia, irritabilidade, anemia, queimação e irritação no estômago, tontura, vômitos, e alteração nos batimentos do coração.

Além disso, quando consumido com concentrações a partir de 800 mg de catequinas, o chá verde em cápsulas também pode causar problemas renais e intoxicação no fígado.

Quando não é indicado

O chá verde em cápsulas é contraindicado para crianças, assim como não é indicado durante a gravidez e a amamentação. Pessoas com insônia, ansiedade, alterações na tireoide, problemas nos rins ou fígado, anemia, úlceras gástricas e gastrite, arritmia ou taquicardia também não devem consumir o chá verde em cápsulas.

Além disso, o chá verde em cápsulas pode alterar a ação de alguns medicamentos como anticoagulantes, remédios para problemas cardíacos, pressão alta e colesterol alto e, por isso, nesses casos, o consumo do chá verde em cápsulas só deve ser feito após a orientação do médico.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em setembro de 2022.

Bibliografia

  • CLEVELAND CLINIC. Is Green Tea Extract Beneficial?. Disponível em: <https://health.clevelandclinic.org/green-tea-extract-a-better-way-to-boost-energy-or-not/>. Acesso em 06 set 2022
  • KIDNEY AND UROLOGY FOUNDATION OF AMERICA. Green extract: what it is, beneficial effects and more. Disponível em: <https://www.kidneyurology.org/green-tea-extract/>. Acesso em 06 set 2022
Mostrar bibliografia completa
  • EXAMINE. Green Tea Extract. Disponível em: <https://examine.com/supplements/green-tea-extract/>. Acesso em 06 set 2022
  • HU, Jiang et al. The safety of green tea and green tea extract consumption in adults – Results of a systematic review. Regulatory Toxicology and Pharmacology. Vol.95. 412-433, 2018
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.