O chá de graviola é feito com as folhas, que é rica em acetogeninas, alcaloides, compostos fenólicos e vitaminas, o que faz com que esse chá tenha ação anti-inflamatória, anti-hipertensiva, imunomoduladora, antimicrobiana e antioxidante.
Assim, o chá de graviola pode ser usado para auxiliar no combate a febre e no tratamento de hipertensão, colesterol alto e diabetes, por exemplo, desde que recomendado pelo médico.
Apesar de possuir diversos benefícios para a saúde, o chá de graviola deve ser consumido com moderação, pois o consumo excessivo pode resultar em efeitos colaterais, como hipotensão, náuseas e vômitos.

Para que serve o chá de graviola
As folhas da graviola são ricas em fitoquímicos, como acetogeninas, alcaloides, compostos fenólicos, vitaminas e carotenoides, o que garante as propriedades anti-inflamatória, antidiabética, reguladora da temperatura e dos níveis de colesterol, hipotensiva, imunomoduladora, antimicrobiana, antioxidante, ansiolítica, cicatrizante e hepato e gastroprotetora. Assim, o chá de graviola pode servir para:
- Aliviar a febre;
- Combater a insônia, já que tem ação ansiolítica e sedativa;
- Favorecer a cicatrização de feridas;
- Auxiliar na regulação da pressão arterial;
- Ajudar na regulação dos níveis de colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares;
- Auxiliar no tratamento da diabetes;
- Melhorar a o funcionamento do sistema imune;
- Combater e prevenir infecções causadas por bactérias, vírus ou parasitas, incluindo o responsável pela malária;
- Proteger o fígado e o estômago, garantindo o bom funcionamento do organismo.
Apesar de ter diversas propriedades e benefícios, é importante que o consumo do chá de graviola seja feito de acordo com a recomendação do médico ou do fitoterapeuta. Além disso, o chá de graviola deve ser usados apenas como complemento terapêutico, não devendo substituir o tratamento indicado pelo médico. Conheça outros benefícios da graviola.
Como fazer o chá
O chá de graviola é fácil e rápido de fazer, podendo ser consumidas 2 a 3 xícaras de chá de graviola por dia, de preferência após as refeições.
Ingredientes
- 10 g de folhas de graviola secas;
- 1 litro de água fervente.
Modo de preparo
Para fazer o chá, basta colocar as folhas de graviola na água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, deve-se coar e consumir quando estiver morno após as refeições.
Efeitos colaterais e contraindicações
Apesar da graviola possuir diversos benefícios, o consumo do chá de graviola deve ser orientado pelo fitoterapeuta ou nutricionista, pois o consumo em quantidades pode resultar em náuseas, vômitos, diminuição brusca da pressão e alterações intestinais, uma vez que devido às suas propriedades antimicrobianas, é capaz de eliminar as bactérias boas do organismo quando consumida em excesso.
Além disso, o consumo de graviola pelas grávidas não é indicado devido ao fato de poder resultar em parto prematuro ou aborto.