A farinha de batata-doce é um alimento que pode ser indicado para ajudar no ganho de massa muscular, prevenir a prisão de ventre e diminuir o risco de doenças cardiovasculares e diabetes.
Esses possíveis benefícios são possíveis porque a farinha de batata-doce é rica em nutrientes como fibras, potássio, além de conter boas quantidades de proteína, betacaroteno e ferro.
Leia também: Batata-doce: 9 benefícios e como consumir (com receitas) tuasaude.com/beneficios-da-batata-doceA farinha de batata-doce pode ser feita em casa ou encontrada em lojas de suplementos alimentares e supermercados. Essa farinha pode ser adicionada em receitas como panquecas, vitaminas, pães e bolos.
Para que serve e benefícios
As indicações e benefícios da farinha de batata-doce são:
1. Prevenir a prisão de ventre
Por ser um alimento rico em fibras, a farinha de batata-doce ajuda a aumentar o volume das fezes e estimular os movimentos peristálticos normais do intestino, ajudando a prevenir a prisão de ventre.
2. Ajudar no ganho de massa muscular
Por ser rica em carboidratos, a farinha de batata-doce ajuda a aumentar as calorias na dieta, ajudando no ganho de massa muscular.
Além disso, a farinha de batata-doce também é fonte de proteínas, sendo uma boa opção para promover a formação e manutenção dos músculos.
Leia também: 16 alimentos melhores para ganhar massa muscular tuasaude.com/alimentos-para-ganhar-massa-muscular3. Diminuir o risco de doenças cardiovasculares
Por conter fibras que ajudam a diminuir a absorção de gorduras à nível intestinal, equilibrando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, a farinha de batata-doce ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
A farinha de batata-doce também ajuda a prevenir a pressão alta, por ser rica em potássio, um mineral que promove o relaxamento das artérias e favorece a eliminação do excesso de sódio circulante no sangue.
4. Equilibrar os hormônios
As proteínas presentes na farinha de batata-doce participam da formação dos hormônios, como insulina, glucagon e GH, ajudando a equilibrá-los no organismo.
5. Ajudar a evitar a anemia
A farinha de batata-doce ajuda a evitar a anemia, devido às boas quantidades de ferro que contém. Veja uma lista de alimentos ricos em ferro.
O ferro é um mineral que atua na formação da hemoglobina dos glóbulos vermelhos do sangue, contribuindo para um nível adequado de hemoglobina no sangue.
6. Favorecer a cicatrização
As proteínas presentes na farinha de batata-doce favorecem a cicatrização de feridas e cirurgias.
Isso acontece porque as proteínas são importantes para a formação de novos tecidos, vasos sanguíneos, tecido conjuntivo e células.
7. Diminuir o risco de diabetes
Por possuir alto teor de fibras, a farinha de batata-doce ajuda a reduzir a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose no sangue.
Assim, a farinha de batata-doce ajuda a diminuir o risco de resistência à insulina e diabetes.
Leia também: Como baixar a glicose no sangue (12 estratégias comprovadas) tuasaude.com/acucar-no-sangue8. Manter a saúde da pele
A farinha de batata-doce, principalmente a de polpa laranja, ajuda a manter a saúde da pele por conter betacaroteno, um carotenoide que possui ação antioxidante e que é convertido no organismo em vitamina A.
Tabela nutricional da farinha de batata-doce
A tabela a seguir contém a informação nutricional em 100 g de farinha de batata-doce, o que equivale a 10 colheres de sopa:
Para se obter os benefícios deste alimento, a farinha de batata-doce deve fazer parte de uma dieta saudável e da prática regular de exercícios físicos.
Como fazer a farinha de batata-doce
Para fazer a farinha de batata-doce em casa, é necessário apenas 1 Kg de batata-doce, 1 ralador ou processador, um liquidificador, uma peneira e um tabuleiro grande.
O passo a passo para a fazer a farinha de batata-doce é:
- Lavar bem e descascar as batatas;
- Ralar as batatas em um processador ou ralador, na parte mais grossa, em pedaços parecidos com batata palha;
- Espalhar bem as batatas raladas no tabuleiro, mas sem ficarem amontoadas;
- Levar ao forno preaquecido baixo, cerca de 50 a 70 ºC, até que as batatas fiquem bem secas, soltas e crocantes;
- Triturar as batatas secas no liquidificador, aos poucos, até virarem farinha;
- Passar a farinha pela peneira;
- Bater um pouco mais das batatas que ficaram na peneira.
Por fim, guardar a farinha em um pote de vidro limpo e com tampa, em um local seco e fresco. Cada 1 kg de batata-doce rende cerca de 250g de farinha.
Como consumir
A farinha de batata-doce pode ser consumida adicionada em vitaminas de pré ou pós-treino. Essa farinha também pode ser misturada a outras farinhas e usada em receitas como pães, massas, bolos e panquecas, sendo indicado usá-la em até cerca de 20% do total de farinhas das receitas.
Outras formas de usar a farinha da batata-doce incluem empanar bifes de carne ou de frango, incrementar almôndegas e engrossar caldos e sopas.
Farinha de batata-doce engorda?
A farinha de batata-doce engorda somente quando for consumida em uma dieta rica em calorias, associada à inatividade física.
Isso porque nenhum alimento, sozinho, é capaz de engordar. Para engordar, é necessário aumentar a ingestão de calorias totais da dieta e diminuir o gasto calórico diário.
Receitas com farinha de batata-doce
Algumas receitas saborosas com a farinha de batata-doce são:
1. Panqueca com farinha de batata-doce
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de farinha de batata-doce;
- 1 ovo;
- 2 colheres de sopa de leite ou bebida vegetal;
- um fio de azeite ou outro óleo vegetal.
Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes com um garfo ou fouet em uma tigela.
Preaquecer a frigideira com um pouco de azeite ou outro óleo vegetal e despejar a massa. Ao dourar, virar para assar do outro lado. Rechear como desejar e servir
2. Vitamina com farinha de batata-doce
Ingredientes:
- 250 ml de leite ou bebida vegetal;
- 1 banana;
- 1 scoop de whey protein;
- 1 colher de sopa de farinha de batata-doce;
- 1 colher de sopa de pasta de amendoim.
Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater por 2 minutos ou até ficar uma mistura bem homogênea. Transferir para um copo e beber em seguida.