Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve a Bardana e como usar

​A Bardana é uma planta medicinal, também conhecida como Bardana-maior, Erva-dos-pegamassos, Pega-moço ou Orelha de gigante, muito utilizada no tratamento de problemas dermatológicos, como acne ou eczemas, por exemplo.

O nome científico da Bardana é Arctium lappa e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.

Para que serve a Bardana e como usar

Esta planta também pode ser usada para aliviar os sintomas de problemas gastrointestinais, como prisão de ventre ou má digestão. Assim, alguns dos usos mais comuns da Bardana incluem:

1. Tratar problemas gástricos

Por ter boa propriedade calmante e anti-inflamatória, a bardana pode ser usada em casos de gastrite ou até dor de estômago sem causa específica, pois alivia a irritação da mucosa gástrica. Além disso, como também tem ação colagoga e colerética, estimula o funcionamento da vescícula biliar, o que acaba facilitando a digestão.

  • Como usar a bardana para problemas gástricos: colocar 3 colheres de sopa de raiz de bardana em uma panela, deixando ferver com 1 litro de água durante 5 minutos. Deixar amornar, coar e beber até 3 xícaras por dia.

Veja ainda como usar a bardana em casos de pedra na vesícula.

2. Eliminar a retenção de líquidos e celulite

O chá de bardana tem excelentes propriedades diuréticas e depurativas que, além de eliminarem o excesso de líquidos através da urina, também podem ajudar a combater a celulite, especialmente se for associado a uma dieta equilibrada e à prática de exercício físico regular.

  • Como usar a bardana para retenção e celulite: colocar 1 colher (de sopa) de bardana dentro de uma panela com 300 ml de água e ferver por dez minutos. Depois, coar a mistura e deixar repousar por 5 minutos ou até esfriar. Beber 2 a 3 xícaras do chá por dia para garantir os melhores resultados.

3. Evitar cólicas renais

Este chá pode ainda ser usado para aliviar cólicas renais leves ou até evitar que surjam, pois devido à sua ação diurética, pode ser capaz de eliminar pequenas pedras renais e areias que causam o surgimento da dor.

  • Como usar a bardana para cólica renal: ferver 1 litro de água e acrescentar 1 colher (de sopa) de folhas de bardana picadas. Depois, tampar e deixar repousar por 10 minutos ou até amornar. Por fim, deve-se coar a mistura e beber aos poucos ao longo do dia.
Para que serve a Bardana e como usar

Outras indicações da bardana

A Bardana pode ainda ajudar no tratamento de acne, furúnculos, abcessos, eczemas, caspa, diabetes, reumatismo, gota, bronquite ou nefropatia, por exemplo.

Confira como usar bardana e outras plantas no tratamento de acne e espinhas na pele.

Principais propriedades

As propriedades da Bardana incluem sua ação antibacteriana, fungicida, adstringente, anti-inflamatória, anti-séptica, calmante, cicatrizante e depurativa.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais da Bardana incluem aumento da frequência urinária, estimulação das contrações uterinas e aumento dos níveis de açúcar no sangue em pacientes diabéticos.

Quem não deve usar bardana

A Bardana está contraindicada para grávidas, crianças e em pacientes com diarreia.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...