Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Tomar mais de 2 banhos por dia é prejudicial à saúde

Revisão médica: Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
outubro 2022

Tomar mais de 2 banhos diários com sabonete e esponja de banho pode ser prejudicial à saúde porque a pele possui um equilíbrio natural entre a gordura e as bactérias, conferindo, assim, uma camada protetora ao corpo.

O excesso de água quente e sabão retiram essa barreira natural de gordura e bactérias que são benéficas e protegem a pele de fungos, evitando as micoses, eczemas e até alergias.

No caso dos dias mais quentes, em que há maior produção de suor, é indicado que o banho seja com sabonete líquido e água fria, além de beber bastante líquidos ao longo do dia, pois assim é possível refrescar o corpo.

Imagem ilustrativa número 1

Como refrescar o corpo sem precisar tomar banho

Para se refrescar experimente usar um vaporizador com água fresca, usar roupas leves durante o dia e manter-se hidratado tomando 2 litros de água, suco ou chá por dia. Se os líquidos estiverem gelados e não tiverem açúcar serão mais eficazes.

Além disso, é aconselhado tomar apenas 2 banhos completos por dia, com um intervalo de pelo menos 8 horas de diferença para que a pele tenha a possibilidade de estar limpa, sem perder sua barreira protetora.

Se estiver muito calor e a pessoa transpirar muito, pode-se tomar mais banhos por dia, mas é aconselhado não usar sabonete em todos os banhos. Alguns podem somente com água limpa, numa temperatura fresca. Se houver necessidade, devido ao mau cheiro pode-se lavar com sabão ou sabonete as axilas, pés e áreas íntimas em cada banho.

Outros cuidados importantes com o banho

A buchinha e a esponja de banho são desaconselhada por dermatologistas porque podem promover o desenvolvimento de bactérias nocivas à saúde. Basta passar o sabonete ou gel de banho no corpo para que a pele fique devidamente limpa.

As toalhas devem ser sempre estendidas para secar após cada banho, para não favorecer a proliferação de fungos ou outros micro-organismos, e devem ser trocadas e lavadas 1 vez por semana.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em outubro de 2022. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana - Dermatologista, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.