Azelastina nasal é um remédio anti-histamínico de segunda geração indicado para o tratamento dos sintomas nasais de rinite alérgica, como espirros, coriza, coceira e nariz entupido.
Esse remédio está disponível na forma de solução em spray nasal, como genérico "cloridrato de azelastina", que atua diretamente na mucosa do nariz, ajudando a reduzir os sintomas e o desconforto causados por crises alérgicas.
A azelastina nasal deve ser aplicada diretamente nas narinas, com a dose e a frequência de uso determinadas pelo médico, de acordo com a idade e a intensidade dos sintomas.
Para que serve
A azelastina nasal é indicada para alívio dos sintomas de rinite alérgica, como:
- Espirros;
- Coriza;
- Coceira;
- Nariz entupido.
Esse spray nasal age diretamente na mucosa do nariz, bloqueando a ação da histamina, uma substância liberada nas crises alérgicas, o que ajuda a reduzir o desconforto durante as crises.
O cloridrato de azelastina é um corticoide?
O cloridrato de azelastina é um anti-histamínico, não possuindo corticoide na sua formulação.
No entanto, algumas formulações podem conter o cloridrato de azelastina associado a corticoides, como o propionato de fluticasona, encontrado com o nome comercial Dymista.
Azelastina nasal infantil
Não existe uma fórmula específica infantil da azelastina nasal, mas sim a mesma solução usada por adultos, com a dose ajustada de acordo com a idade.
Para apresentações contendo apenas cloridrato de azelastina, o uso geralmente é permitido a partir dos 5 anos.
Para azelastina + fluticasona (como Dymista), o uso pode ser feito a partir dos 6 anos.
O medicamento deve ser utilizado sempre com orientação médica.
Leia também: 7 formas naturais de combater a rinite alérgica tuasaude.com/tratamento-natural-para-rinite-alergicaComo usar
Para o uso de Azelastina nasal, deve-se:
- Tirar a tampa do frasco;
- Pressionar o aplicador algumas vezes até sair uma névoa, se for o primeiro uso;
- Assoar o nariz, para limpar as narinas antes de aplicar;
- Inclinar levemente a cabeça para a frente, e colocar o bico do spray em uma narina;
- Aplicar o jato, conforme orientação médica;
- Repetir o mesmo na outra narina;
- Limpar o bico do spray, e recolocar a tampa.
É recomendado evitar inspirar profundamente no momento da aplicação, para que o medicamento permaneça na mucosa do nariz.
As orientações podem variar conforme o fabricante, por isso, deve-se sempre ler a bula da apresentação utilizada.
Posologia da azelastina nasal
A posologia da azelastina nasal 1 mg/mL varia com a idade e sua apresentação, que inclui:
1. Azelastina spray nasal 1 mg/mL
As doses recomendadas do spray nasal contendo apenas cloridrato de azelastina 1 mg/mL em solução são:
A duração do tratamento com azelastina spray nasal deve seguir a orientação médica, mas normalmente é usada enquanto durarem os sintomas da rinite alérgica.
No entanto, o uso contínuo por períodos prolongados não é recomendado sem avaliação médica.
2. Azelastina + fluticasona nasal
O cloridrato de azelastina 1 mg/g + propionato de fluticasona 0,365 mg/g é encontrado na forma de suspensão nasal como o nome comercial Dymista.
A dose normalmente indicada para adultos e crianças a partir de 6 anos costuma ser de 1 aplicação em cada narina, 2 vezes ao dia, de manhã e à noite.
Geralmente, é recomendado nos casos em que o uso de anti-histamínicos ou glicocorticoides nasais sozinhos não foram suficientes para aliviar os sintomas moderados a severos de rinite alérgica sazonal ou crônica.
O tempo de tratamento deve ser orientado pelo médico e o frasco do remédio deve ser agitado antes do uso.
Leia também: 5 remédios para rinite alérgica tuasaude.com/remedios-para-rinite-alergicaPossíveis efeitos colaterais
A azelastina nasal costuma ser bem tolerada, mas pode provocar alguns efeitos leves, como dor de cabeça, tontura e sonolência.
Em alguns casos, a pessoa pode sentir alteração na sensibilidade ou fadiga, o que pode afetar a atenção e a capacidade de dirigir ou operar máquinas.
Também podem surgir sintomas respiratórios, como tosse, irritação na garganta ou crises de asma, além de desconforto no estômago e gosto amargo na boca, que geralmente desaparecem com o tempo.
Em situações mais graves, podem ocorrer reações alérgicas intensas, com inchaço no rosto ou na garganta e dificuldade para respirar. Nesses casos, é importante procurar atendimento médico imediatamente. Veja quais são os sintomas de reação alérgica.
Quem não deve usar
Azelastina nasal não deve ser usada em casos de:
- Alergia ao cloridrato de azelastina ou a qualquer componente da fórmula;
- Crianças com menos de 5 anos (para formulação contendo apenas cloridrato de azelastina);
- Menores de 6 anos (para a combinação azelastina + fluticasona).
O uso também deve ser evitado e feito somente se indicado pelo médico em caso de cirurgia, infecção ou lesão recente na mucosa do nariz.
Além disso, é importante evitar o uso junto com bebidas alcoólicas ou medicamentos que causam sonolência, como sedativos e calmantes como diazepam, clonazepam e lorazepam, pois podem aumentar a tontura e a fadiga.
Gestantes e lactantes só devem usar o cloridrato de azelastina ou a azelastina + fluticasona se indicado pelo médico, pois ainda não existem estudos suficientes sobre os riscos para o feto ou bebê.