Araçá: 9 benefícios e como comer

fevereiro 2022

O araçá, também conhecido por araçá-amarelo, araçá-vermelho, araçá-da-praia e araçá-do-campo, é uma fruta com boas quantidades de flavonoides, taninos e saponinas, compostos fenólicos com ação antioxidante que combatem os radicais livres, ajudando na prevenção de diabetes, envelhecimento precoce e câncer.

Por ser rico em vitamina C, o araçá também melhora a absorção de ferro presente nos alimentos, ajudando a combater a anemia, porque o ferro é essencial para a formação da hemoglobina, que normalmente está diminuída na anemia. Veja outros alimentos ricos em vitamina C para combater a anemia.

Por serem da mesma família, o araçá geralmente tem um sabor parecido com o da goiaba, sendo um pouco mais ácido, e variando entre as cores vermelha, amarela e roxa. O araçá pode ser encontrado em supermercados, feiras ou mercados municipais, sendo consumido ao natural ou usado em preparações, como sucos, sorvetes, bolos e geleias. Além disso, as folhas do araçá também são usadas no preparo de chás para fins medicinais.

Por possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatória, diurética e sacietogênica, os principais benefícios do consumo do araçá para a saúde são:

1. Ajudar a combater a anemia

O araçá ajuda a combater a anemia, porque é rico em vitamina C, um nutriente que melhora a absorção de ferro de vegetais, leguminosas e cereais, ajudando na formação da hemoglobina, um dos componentes das hemácias que é responsável pelo transporte de oxigênio pelo organismo e que normalmente está reduzida na anemia.

2. Promover a perda de peso

Por ser fonte de fibras e água, o araçá prolonga a saciedade, diminuindo a fome e a ingestão de alimentos ao longo do dia, promovendo, assim, a perda de peso.

O araçá é uma fruta com baixo teor de calorias, sendo, por isso, uma ótima opção para incluir em dietas de emagrecimento. Veja outras frutas com poucas calorias e que ajudam a emagrecer.

3. Manter a saúde da pele

O araçá é rico em flavonoides, taninos saponinas e vitamina C, compostos com potente ação antioxidante que protegem contra os danos causados pelos raios ultravioleta do sol, mantendo a saúde da pele e ajudando a prevenir situações, como envelhecimento precoce e câncer de pele, por exemplo.

Além disso, a vitamina C presente no araçá, também ajuda na formação das fibras colágeno, promovendo a firmeza e elasticidade da pele, prevenindo a formação de rugas, estrias e flacidez. Entenda como a vitamina C ajuda a prevenir a ruga e a flacidez.

4. Evitar a diabetes

As fibras, presentes em boas quantidades no araçá, diminuem a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando a resistência à insulina e a diabetes. Além disso, o araçá também ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue em pessoas que já possuem a doença.

5. Diminuir a duração de gripes e resfriados

O araçá ajuda a diminuir o tempo de duração de gripes e resfriados, porque é rico em vitamina C, um nutriente que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, fortalecendo as células do sistema imunológico e ajudando, assim, no combate aos vírus e bactérias.

6. Prevenir doenças do coração

O araçá é rico em carotenoides, flavonoides, taninos e saponinas, compostos com ação antioxidante que evitam a oxidação das células de colesterol, ajudando no equilíbrio dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e triglicerídeos no sangue, prevenindo doenças, como infarto e derrame.

Além disso, o araçá também tem ótimas quantidades de potássio, um mineral que ajuda a varrer o excesso de sódio do organismo pela urina, favorecendo o controle da pressão arterial e evitando a pressão alta.

7. Combater a prisão de ventre

Por ser fonte de fibras solúveis, o araçá combate a prisão de ventre, porque ajuda a hidratar as fezes, facilitando a sua eliminação. Conheça outros alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre.

8. Prevenir o surgimento do câncer

O araçá é rico em nutrientes com propriedades antioxidantes, como vitamina C, carotenoides, e flavonoides, que protegem as células saudáveis contra os danos causados pelos radicais livres, ajudando a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como de pele, de cólon e de mama.

9. Ajudar no tratamento da diarreia

As folhas do araçá possuem propriedades adstringentes, e, por isso, são usadas na forma de chás para diminuir a quantidade de água nas fezes, ajudando no tratamento da diarreia.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100g, o que corresponde a 5 unidades de araçá:

Componentes

100g (5 unidades) de araçá

Energia

44,5 calorias

Gorduras

0,7 g

Carboidratos

14,3 g

Proteína

1g

Fibras

5 g

Vitamina C

326 mg

Potássio

315 mg

Cálcio

26,7 mg

Magnésio

17, 86 mg

Fósforo

17,8 mg

Para se obter os benefícios com o consumo do araçá, é fundamental manter também uma dieta saudável e variada, associada à prática regular de atividade física.

Como consumir

O araçá pode ser consumido ao natural ou usado na preparação de receitas, como compotas, doces, geleias, bolos, sorvetes e sucos. Além disso, as folhas do araçá também podem ser usadas no preparo de chás para ajudar no tratamento de diarreias.

Como fazer o chá de araçá

Para fazer o chá de araçá, basta colocar 1 xícara de café de folhas de araçá picadas em 1 litro de água fervente. Tampar e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber 2 xícaras de chá por dia para ajudar no tratamento da diarreia.

Receitas saborosas com araçá

Algumas receitas saborosas e saudáveis com o araçá incluem bolos, sucos e geleias.

1. Suco de araçá

Ingredientes:

  • 750 ml de água filtrada ou fervida;
  • 250 g de araçá;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo:

Lavar bem e picar os araçás e colocar num liquidificador. Adicionar a água e o mel e bater bem até ficar bem homogêneo. Transferir para um copo e beber, de preferência, sem coar.

2. Bolo de araçá

Ingredientes:

  • 3 ovos;
  • 2 colheres de manteiga;
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó;
  • 1 e ½ xícaras de polpa natural de araçá descongelada;
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo.

Modo de preparo:

Em uma batedeira, bater as claras de ovos em ponto de neve e reservar. Bater, na batedeira, o açúcar com a manteiga até obter um creme homogêneo. Acrescentar as claras em neve e bater por 3 minutos. Juntar as gemas dos ovos, polpa de araçá descongelada e continuar a bater por mais 5 minutos. Transferir a mistura para uma tigela e acrescentar a farinha de trigo e o fermento aos poucos, mexendo bem com uma colher, ou espátula. Transferir a mistura para uma forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 180° por 45 minutos. Aguardar amornar e servir.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em fevereiro de 2022.

Bibliografia

  • FETTER, Mariana da Rosa. Propriedades funcionais de araçá-amarelo, araçá-vermelho (Psidium cattleyanum Sabine) e araçá-pera (P. acutangulum D.C.) cultivados em Pelotas/RS. Brazilian Journal of Food Technology. 92-95, 2010
  • GRANDI, Telma Sueli Mesquita. Tratado das Plantas Medicinais: mineiras, nativas e cultivadas. 1ed. Minas Gerais: Adaequatio Estudio, 2014. 126.
Mostrar bibliografia completa
  • MELO, P, C, Aniela; SELEGUINI, Alexsander; VELOSO, R, S, Valquíria. Caracterização física e química de frutos de araçá (Psidium guineense Swartz). Comunicata Scientiae. vol.4. 1.ed; 91-95, 2013
  • EMBRAPA. Araçás do gênero Psidium: principais espécies, ocorrência, descrição e usos. 2009. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAC-2010/31584/1/doc-266.pdf>. Acesso em 23 fev 2022
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Alimentos regionais brasileiros. 2015. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentos_regionais_brasileiros_2ed.pdf>. Acesso em 23 fev 2022
  • MELO, W, Denise. Propriedades físico-químicas e características histoquímicas do araçá vermelho (Psidium catteyanum Sabine). Tese de conclusão de pós graduação, 2019. Universidade Federal de Santa Catarina.
  • MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor Econômico Atual ou Potencial: Plantas para o Futuro - Região Centro-Oeste. 2016. Disponível em: <https://www.funbio.org.br/wp-content/uploads/2017/09/regio-centro-oeste-26-07-20171-5.pdf>. Acesso em 23 fev 2022
  • EMBRAPA. Valor nutricional do araçá. 2015. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/131713/1/2015-folder-araca-ef.pdf>. Acesso em 23 fev 2022
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • 6 frutas para emagrecer mais rápido

    11:30 | 1316220 visualizações
  • O que fazer para soltar o Intestino Preso

    02:59 | 3834053 visualizações