Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a Apiterapia e quais os benefícios para a saúde

Atualizado em Setembro 2019

A apiterapia é uma terapia alternativa que consiste na utilização de produtos derivados das abelhas, como mel, própolis, pólen, geleia real, cera ou veneno de abelha, para fins terapêuticos.

Vários estudos comprovam que a apiterapia é eficaz no tratamento de doenças de pele, das articulações, gripes e resfriados, do sistema imunológico, entre outros, porém, assim como outras terapias alternativas, não tem o seu uso reconhecido pelos Concelhos Regionais e Federal de Medicina.

O que é a Apiterapia e quais os benefícios para a saúde

Quais os benefícios

A apiterapia consiste na utilização de produtos derivados das abelhas, com propriedades cientificamente comprovadas, como:

1. Mel

O uso do mel como curativo mostrou-se eficaz na cicatrização de feridas, com mais rapidez, mais eficácia na resolução de infecções e menos dor, comparativamente à utilização de outros curativos. Além disso, também se revelou eficaz no tratamento da tosse, comparativamente à utilização de outros antitússicos.  

Conheça outros benefícios do mel.

2. Cera

A cera de abelha é atualmente muito utilizada na indústria cosmética e farmacêutica, em pomadas cremes e comprimidos. No campo da medicina alternativa, a cera de abelha é usada devido às sua propriedades antibióticas, e também no tratamento da artrite e da inflamação nasal.

3. Pólen

O pólen produzido pelas abelhas, tem demostrado em vários estudos propriedades energéticas no combate ao cansaço e depressão e aumento da resistência à gripe e resfriado. Além disso, também provou apresentar benefícios para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata.

4. Própolis

O Própolis apresenta propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias, antibacterianas, cicatrizantes, e mostrou também eficácia no alívio da dor de dente e na prevenção da gripe e resfriado e de otites.

Também demonstrou ser seguro e eficaz, em conjunto com o veneno de abelha, no tratamento da psoríase. Saiba mais sobre os benefícios do própolis.

5. Geleia real

A geleia real, além de ser uma fonte concentrada de nutrientes, vitaminas e ácidos gordos essenciais, apresenta também outros benefícios, como a redução do colesterol, fortalecimento do sistema imunológico, assim como propriedades estimulantes e fortificantes.

6. Veneno de abelha

O tratamento de apiterapia com veneno de abelha, também conhecido por apitoxina, é realizado por um apiterapeuta, com abelhas vivas, que picam propositadamente a pessoa, de forma controlada, liberando o veneno de forma a obter efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, estimulantes do sistema imunológico, entre outros.

Vários estudos comprovam ainda a eficácia do veneno de abelha no tratamento da artrite reumatoide, no entanto, não é possível garantir a segurança deste procedimento.


Bibliografia

  • CRM-PR. Técnica de apiterapia. 2013. Link: <www.portalmedico.org.br>. Acesso em 03 Set 2019
  • FRATELLONE, Patrick M.. Apitherapy Products for Medicinal Use. Journal of Nutrition & Food Sciences. 6. 5; 2015
  • BEES AND THEIR ROLE IN FOREST LIVELIHOODS . APITHERAPY . Link: <www.fao.org>. Acesso em 03 Set 2019
  • BASA, Bakalo et. al.. Review on Medicinal Value of Honeybee Products: Apitherapy. Advan. Biol. Res.. 10. 4; 236-247, 2016
  • KOCHAN, Andrew. EVIDENCED BASED APITHERAPY. Link: <www.apitherapy.org>.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem