Anti-tireoglobulina: o que é, para que serve o exame e resultado

Atualizado em dezembro 2023

A anti-tireoglobulina, ou anti-TG, é um anticorpo produzido pelo corpo contra a tireoglobulina, que é uma proteína produzida pela tireoide que auxilia na produção dos hormônios tireoidianos.

Assim, a dosagem desse autoanticorpo é indicada para investigar alterações na tireoide, principalmente tireoidite de Hashimoto e doença de Graves.

O exame de anti-tireoglobulina deve ser indicado pelo endocrinologista juntamente com a dosagem de outros exames que avaliam a tireoide, como T3 e T4 e TSH.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O exame de anti-tireoglobulina serve para avaliar o funcionamento da tireoide, isso porque avalia a quantidade de autoanticorpos produzidos pelo organismo contra a tireoglobulina, que é uma proteína produzida pela glândula tireoide. Conheça mais sobre a tireoglobulina.

Assim, o exame de anti-TG é principalmente indicado pelo médico para avaliar o risco de doenças autoimunes na tireoide, principalmente quando a pessoa possui sinais e sintomas de alteração no funcionamento dessa glândula, como cansaço excessivo, dificuldade para perder ou ganhar peso, aumento ou diminuição do apetite, unhas fracas e alterações no humor. Confira outros sintomas de problemas na tireoide.

Como é feito

O exame de anti-tireoglobulina é feito a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue, que é enviado para o laboratório para análise. De forma geral, não é indicado jejum para fazer o exame, porém alguns laboratórios podem indicar que a coleta seja feita com jejum de 4 horas.

É importante que no momento da coleta da amostra de sangue para análise, seja indicado o uso de qualquer medicamento nos últimos 30 dias. Além disso, caso esteja sendo feito uso de suplemento de vitamina B7, é recomendado suspender o uso cerca de 3 dias antes da realização do exame, já que pode interferir no resultado.

Valor de referência

O valor do exame de anti-tireoglobulina pode variar de acordo com o laboratório e método de detecção utilizado. No entanto, o valor de anti-tireoglobulina considerado normal pode ser até 60 UI/mL, dependendo do laboratório.

O que significa o resultado

A anti-tireoglobulina alta pode ser sinal de:

  • Tireoidite de Hashimoto;
  • Doença de Graves;
  • Hipertireoidismo, em alguns casos;
  • Hipotireoidismo;
  • Tireoidite pós-parto.

Normalmente, o exame de anti-tireoglobulina é solicitado juntamente com outros exames que avaliam a tireoide, como dosagem de T3 e T4, TSH e tireoglobulina. Assim, o médico consegue avaliar melhor o funcionamento da glândula tireoide, concluir o diagnóstico e indicar o melhor tratamento. Conheça os principais exames que avaliam a tireoide.

Caso deseje, marque uma consulta com o endocrinologista mais próximo para avaliar os níveis da anti-tireoglobulina e o funcionamento da tireoide:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Endocrinologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender