Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Amoxicilina e Clavulanato de potássio (Clavulin)

A combinação de amoxicilina e clavulanato de potássio é antibiótico de amplo espectro que elimina vários tipos de bactérias, ajudando a tratar infecções no sistema respiratório, urinário e na pele, por exemplo.

Este antibiótico é produzido pelos laboratórios da Glaxo Smith Kline, com o nome comercial de Clavulin, e pode ser comprado nas farmácias sob forma de comprimidos, após apresentação de receita médica. Além disso, também pode ser usado sob a forma de injeção ou suspensão oral, no hospital.

Amoxicilina e Clavulanato de potássio (Clavulin)

Preço

O preço do Clavulin pode variar entre os 30 e os 200 reais, dependendo da dosagem do medicamento e da quantidade da embalagem.

Para que serve

Este antibiótico com amoxicilina e clavulanato de potássio está indicado para tratar:

  • Infecções do trato respiratório superior, como sinusite, otite média e amigdalite;
  • Infecções do trato respiratório inferior, como bronquite crômica ou broncopneumonia;
  • Infecções urinárias, especialmente cistite;
  • Infecções na pele, como celulite e mordidas de animais.

Uma vez que este antibiótico só é eficaz para bactérias sensíveis à amoxicilina ou ao clavulanato de potássio, o seu uso deve ser sempre recomendado por um médico.

Como tomar

O Clavulin só deve ser utilizado por adultos ou crianças com mais de 12 anos, sob a forma de comprimidos. A dose recomendada geralmente é:

  • 1 comprimido de 500 mg + 125 mg a cada 8 horas, durante o tempo receitado pelo médico. 

Para evitar dores de estômago, os comprimidos devem ser ingeridos preferencialmente durante ou após uma refeição.

A combinação de amoxicilina e clavulanato de potássio sob a forma de suspensão oral ou injeção só deve ser utilizada no hospital sob a orientação de um profissional de saúde, pois existe o elevado risco de sobredosagem.

Principais efeitos colaterais

O uso de Clavulin pode provocar alguns efeitos colaterais como candidíase, náuseas, vômitos, diarreia, tonturas, inflamação da vagina, dor de cabeça e má digestão, assim como coceira e vermelhidão na pele.

Clavulin corta o efeito do anticoncepcional?

Este antibiótico diminui a absorção de algumas substâncias no intestino e, por isso, diminui o efeito da pílula anticoncepcional. Dessa forma, é recomendado utilizar outros métodos contraceptivos, como o preservativo, durante o tratamento.

Quem não deve tomar

Esta combinação de amoxicilina e clavulanato de potássio não deve ser utilizada por grávidas no primeiro trimestre de gravidez, pessoas com alergia à penicilina ou pacientes com alterações de funcionamento do fígado.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...