Amoreira preta: o que é, para que seve e como usar

A amoreira preta, ou amoreira negra, é uma planta que contém fitoestrógenos, compostos bioativos que ajudam a equilibrar os níveis de estrogênio no organismo, ajudando a aliviar os sintomas da menopausa, como insônia, cansaço, ondas de calor e alterações de humor, por exemplo.

Além disso, a amoreira preta, cujo nome científico é Morus nigra L., também possui propriedades antioxidantes anti-inflamatória e diurética, podendo ser usada para complementar o tratamento de diabetes, inchaço e colesterol alto.

A amoreira preta é comercializada em supermercados, lojas de produtos naturais e farmácias, onde as frutas podem ser consumidas ao natural as folhas e os caules podem ser usados para o preparo de chás.

Para que serve

A amoreira preta possui propriedades antioxidantes, adstringentes, diuréticas, anti-inflamatórias, analgésicas e hipolipemiantes. Por isso, essa planta pode ajudar a complementar o tratamento de situações como:

  • Diabetes;
  • Retenção de líquido;
  • Colesterol alto;
  • Dor de cabeça;
  • Cólicas;
  • Menopausa.

Além disso, a amoreira preta possui ação expectorante, antisséptico e anti-helmíntico, podendo também ser usada para complementar o tratamento de dor de dente, estomatites, aftas, diarreias, verminoses e tosses.

Como usar

As folhas e caules da amoreira preta podem ser usada no preparo de chás e xaropes:

  • Chá: Ferver 250 mL de água. Após apagar o fogo, adicionar 2 folhas médias de amoreira preta na água, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Depois deixar esfriar, coar e beber até 3 xícaras por dia.
  • Xarope de amoreira preta: amassar bem algumas amoras negras e transferir o suco para uma panela. Adicionar o dobro do peso do suco de açúcar e levar para ferver em fogo baixo. Ao ficar na consistência de xarope, apagar o fogo, deixar esfriar e guardar o xarope em um vidro bem fechado. Diluir uma colher de chá desse xarope em uma xícara de água morna e beber 2 vezes por dia.

Além disso, a fruta da amoreira também pode ser consumida na sua forma natural ou no preparo de compotas, geleias, sucos, molhos, sorvetes e tortas.

Possíveis efeitos colaterais

O principal efeito colateral da amoreira preta inclui diarreia, quando consumida em excesso.

Quem não pode usar

O chá de folhas, casca ou raiz da amoreira preta não devem ser consumidos por crianças e também deve ser evitado durante a gravidez ou amamentação.

Além disso, não é recomendado consumir o fruto da amoreira em caso de diarreia.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE E ANVISA. Monografia da espécie Morus nigra L. (amoreira). 2015. Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/11/Monografia-Morus-nigra.pdf>. Acesso em 04 out 2022
  • OLIVEIRA, F, L, Tatiane Nelí et al. Morus nigra L.: revisão sistematizada das propriedades botânicas, fitoquímicas e farmacológicas. Revista Archives of Health Investigation. Vol.6. 10.ed; 450-454, 2018
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.