Alguns alimentos, como a banana, o abacate e amendoim tem propriedades que ajudam a combater o cansaço, melhorando a disposição para as tarefas do dia a dia. Eles contribuem para o relaxamento do organismo promovendo uma boa noite de sono, repondo assim as energias para o dia seguinte.
Além disso, fazer uma refeição leve ao jantar com alimentos cozidos, com pouca gordura e sem pimenta ou outros condimentos também contribui para uma noite relaxante, que é essencial para combater o cansaço.
Alimentos que combatem o cansaço mental

Os alimentos que combatem o cansaço mental são, principalmente:
- Maracujá, abacate, banana, cereja
- Alface
- Canela
- Chá de erva-cidreira
- Mel
- Amendoim
Esses alimentos devem ser consumidos 2 a 3 vezes por dia, por exemplo, alface na salada do almoço, banana com canela no lanche e suco de cereja antes de ir dormir. Se após uma ou duas semanas a fazer uma alimentação rica nesses alimentos o cansaço não diminuir, é aconselhado consultar um médico para verificar se existe algum problema de saúde.
Outros alimentos, como café, chá verde ou guaraná ajudam a estimular o sistema nervoso central dando mais energia e, por isso, devem ser consumidos antes das 17 h para não causar insônia e prejudicar o descanso durante a noite.
Alimentos que combatem o cansaço físico

Os alimentos que combatem o cansaço físico são, principalmente:
- Alimentos ricos em vitaminas do complexo B: levedo de cerveja, fígado, carnes e ovos, porque ajudam as células a ter mais energia.
- Alimentos ricos em magnésio: sementes de abóbora, amêndoas, tofu, acelga, espinafre, feijão preto e aveia, que facilitam a contração dos músculos e, por isso, também ajudam a diminuir o cansaço físico.
Receitas contra o cansaço
Confira 3 receitas que podem ajudar a se sentir melhor.
1. Açaí com banana
Comer uma tigela de açaí porque ele fornece energia rapidamente e é rico em ferro que ajuda a combater a anemia por aumentar a produção de glóbulos vermelhos no sangue.
Ingredientes
- 1/2 copo de xarope de guaraná
- 100 g de polpa de açaí
- 1 banana
- 1/2 copo de água
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos, guarde na geladeira por alguns instantes e quando for servir, acrescente algumas sementes de granola na mistura.
Esta taça de açaí na tigela com granola é super calórica, devendo ser consumida com moderação por quem tem facilidade de engordar, mas é ótima para ser tomada após a prática extenuante de exercícios.
2. Suco de laranja com mamão
Esta receita é ótima para combater o cansaço porque contém uma boa dose de ferro e vitamina C que aumentam a disposição sendo um revigorante natural.
Ingredientes
- 1 fatia de melão
- 1 laranja
- meio mamão papaia
Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber a seguir. Tomar este suco diariamente e esperar 1 mês para avaliar o resultado. Se o cansaço permanecer, deve ir ao médico para fazer um exame de sangue para avaliar a hemoglobina, ferro e ferritina.
3. Suco de laranja com morango
Esta receita também é rica em ferro e vitamina C, sendo muito útil para combater o cansaço causado pela anemia.
Ingredientes
- 3 laranjas
- 1 copo de morangos
- ½ copo de água (se necessário)
Modo de preparo
Bata no liquidificador os ingredientes e tome a seguir. Este suco deve ser tomado diariamente e libera bioflavanoides, favorecendo também o bem-estar.
O que pode causar cansaço excessivo
O cansaço excessivo pode estar relacionado com várias causas, tanto físicas como psíquicas. Por exemplo, cansaço extremo e dores no corpo podem ser causados pela falta de sono ou problemas do coração, enquanto cansaço excessivo e falta de apetite podem ser provocados por um caso de depressão. Já cansaço extremo e falta de ar são, normalmente, sintomas de infecção respiratória, como uma infecção respiratória.
Assim, o cansaço excessivo pode ser causado por:
- Trabalho físico em excesso;
- Falta de vitaminas;
- Estresse, Depressão, Transtorno de ansiedade;
- Anemia, Insuficiência cardíaca, Infecções;
- Gravidez.
Geralmente, as pessoas sedentárias são as que mais apresentam queixa de cansaço, pois o mais importante é fazer uma alimentação correta e praticar exercício físico regularmente. Se desconfia que o cansaço pode estar relacionado a alguma doença, confira quais doenças podem causar cansaço excessivo.
O cansaço excessivo também é comum na gravidez, principalmente no primeiro trimestre da gestação, pois o corpo nesta fase passa por muitas alterações a nível físico e hormonal, provocando maior gasto de energia e diminuindo os níveis de açúcar. Assim, para evitar o cansaço excessivo, a grávida deve alimentar-se bem, beber bastantes líquidos e descansar durante o dia.