Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos que combatem o cansaço

Alguns alimentos comuns, como a banana, o abacate ou o chá de erva-cidreira tem propriedades que ajudam a combater o cansaço, melhorando a disposição para as tarefas do dia a dia. Eles contribuem para o relaxamento do organismo promovendo uma boa noite de sono, repondo assim as energias para o dia seguinte.

Além disso, fazer uma refeição leve ao jantar com alimentos cozidos, com pouca gordura e sem pimenta ou outros condimentos também contribui para uma noite relaxante, que é essencial para combater o cansaço.

Alimentos que combatem o cansaço mentalAlimentos que combatem o cansaço mental
Alimentos que combatem o cansaço físicoAlimentos que combatem o cansaço físico

Alimentos que combatem o cansaço mental

Os alimentos que combatem o cansaço mental são, principalmente:

  • Maracujá, abacate, banana, cereja
  • Alface
  • Canela
  • Chá de erva-cidreira
  • Mel
  • Amendoim

Esses alimentos devem ser consumidos 2 a 3 vezes por dia, por exemplo, alface na salada do almoço, banana com canela no lanche e suco de cereja antes de ir dormir. Se após uma ou duas semanas a fazer uma alimentação rica nesses alimentos o cansaço não diminuir, é aconselhado consultar um médico para verificar se existe algum problema de saúde.

Outros alimentos, como café, chá verde ou guaraná ajudam a estimular o sistema nervoso central dando mais energia e, por isso, devem ser consumidos antes das 17 h para não causar insônia e prejudicar o descanso durante a noite.

Alimentos que combatem o cansaço físico

Os alimentos que combatem o cansaço físico são, principalmente, alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como levedo de cerveja, fígado, carne e ovo, por exemplo, porque ajudam as células a ter mais energia.

Outros alimentos, como sementes de abóbora, amêndoas, tofu, acelga, espinafre, feijão preto ou aveia, por exemplo, como são ricos em magnésio, facilitam a contração dos músculos e, por isso, também ajudam a diminuir o cansaço físico.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...