7 alimentos que ajudam a controlar a fome

Setembro 2021

Ter fome a toda a hora é um problema relativamente comum e que normalmente não é sinal de um problema de saúde, estando apenas relacionado com maus hábitos alimentares que acabam contribuindo para o aumento do peso.

Por esse motivo, existem alimentos que podem ser usados na dieta para tentar diminuir a sensação de fome e controlar a sensação de ter fome a toda a hora. Esses alimentos são principalmente aqueles ricos em fibras, como o legumes, as frutas ou os cereais integrais, pois quando chegam ao estômago formam uma espécie de gel que atrasa a digestão, fazendo com que a vontade de comer surja mais tarde.

Porém, se mesmo adaptando estas alterações na dieta, a vontade de comer continuar sendo muito recorrente, deve-se consultar um nutricionista ou um clínico geral para identificar se existe algum problema de saúde que esteja causando essa vontade. Veja o que pode ser a fome excessiva e como controlar.

7 alimentos que ajudam a controlar a fome

Alguns bons exemplos de alimentos práticos para quem tem fome toda hora são:

1. Mingau de aveia

O mingau promove a saciedade e pode ser consumido no café da manhã ou nos lanches, podendo também ser acrescido na receita um pouco de canela, que também ajuda a controlar o apetite uma vez que regula os picos de glicemia. Para quem não gosta de mingau, uma excelente opção é adicionar a aveia em outros alimentos, como o iogurte, por exemplo.

2. Pão integral com ovo

O ovo possui proteína, que exige uma digestão mais lenta, e o pão integral tira mais a fome que o pão branco, por ser mais rico em fibras que precisam ser digeridas por mais tempo.

Esta é uma ótima opção para ser consumido no café da manhã ou no lanche da tarde.

3. Arroz integral com peito de peru

O arroz integral com peito de peru é uma boa opção de jantar ou almoço que ajuda a promover a sensação de saciedade mais rápida. O arroz integral contém mais fibras que o arroz branco e o peito de peru é muito rico em proteínas que demoram mais tempo para digerir.

A esta receita pode ainda ser adicionado um pedaço de queijo branco, como o queijo minas, que além de delicioso contém pouca gordura e uma boa quantidade de proteína.

4. Abóbora cozida

A abóbora é um alimento muito saboroso e que contém poucas calorias, além de ser muito rica em fibras. Por esses motivos é uma ótima opção para ser adicionada em pratos quentes ou frios, assada ou cozida, em qualquer refeição.

5. Banana

Rica em pectina, a banana é uma fria que forra o estômago e promove a sensação de bem-estar. Por ser pequena e fácil de transportar, é ideal para lanches, mas não se pode exagerar pois, em média, cada uma possui 90 calorias.

Saiba mais sobre as quantidades de calorias de diferentes frutas.

6. Pêra

A pêra é uma fruta rica em água e com muita fibra, além de não ser capaz de provocar pico de glicemia, ou seja, leva o açúcar para o sangue de forma gradual, o que ajuda a promover a sensação de saciedade e a diminuir o apetite. Assim, é recomendado comer 1 pêra 20 minutos antes do almoço ou do jantar.

7. Limonada

Embora seja uma opção menos convencional para diminuir a fome, a limonada tira a vontade comer doces e engana a fome. Mas para isso, não deve ser adoçada com açúcar, sendo que o stevia é uma melhor solução.

Veja no vídeo a seguir outros alimentos que ajudam a aumentar a saciedade e diminuir a fome:

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: